Atendimento ao cliente: o ponto forte da empresa

Atendimento ao cliente: o ponto forte da empresa

2745
0
Atendimento ao cliente o ponto forte da empresa
Atendimento ao cliente o ponto forte da empresa

Atendimento ao cliente: o ponto forte da empresa. Leia nesse artigo dicas e informações sobre como trabalhar o atendimento em seu negócio

Vivemos atualmente um cenário em que, cada vez mais, as empresas procuram a preferência dos clientes, buscando o melhor para fazer um atendimento ao cliente dentro daquilo que se estabeleceu como paradigma para isso.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

A qualidade no atendimento mostra-se essencial para a sobrevivência das empresas. Isso acontece também porque os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos, além do fato de que também já sabem que a empresa precisa mais deles do que eles dessas empresas, em razão da acirrada concorrência enfrentada no mercado.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Assim, os clientes apresentam algumas expectativas que são normais em qualquer segmento, em qualquer atividade comercial, que podem ser observadas através de alguns pontos básicos:

 O cliente sempre espera que os profissionais atendentes tenham o compromisso de ajudá-los naquilo que precisam;
 O cliente espera que o atendente ofereça sugestões de propostas e melhorias;
 O cliente sempre vai esperar que o atendente não coloque os próprios interesses sobre os seus;
 O cliente, finalmente, quer ter garantida de acesso às empresas e de atendimento sempre que precisar.

Isso tudo pode parecer simples à primeira vista, mas as pesquisas mostram que a maior parte das empresas não consegue a satisfação de pelo menos 60% de seus clientes.

Um dos principais motivos para isso é que as pessoas responsáveis pelo atendimento não possuem as competências exigidas para desempenhar suas funções. Assim, para as empresas, é essencial que tenham profissionais bem treinados, que conheçam as necessidades dos clientes e, principalmente, que conheçam seus próprios produtos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Como melhorar o atendimento ao cliente

Quando uma empresa se dedica a treinar seus empregados para melhorar o atendimento ao cliente, está mostrando que possui a preocupação em manter um relacionamento duradouro com ele, tendo a consciência de que o cliente está procurando a empresa para encontrar uma solução para qualquer problema que tenha.

Este é o primeiro ponto que deve ser observado para estabelecer um bom relacionamento: quando o cliente procura sua empresa, é um indicativo de que ele deposita confiança em seus produtos ou serviços para atender suas necessidades.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O empresário deve ficar preocupado principalmente quando um cliente deixa de ligar para sua empresa, mesmo que seja para reclamar de algo. Esse é o pior indicativo: mostra que o cliente perdeu a confiança em sua capacidade de prestar um bom atendimento.

Para que isso não ocorra, é preciso estar sempre atento ao atendimento, revendo sempre os processos e mantendo os funcionários dentro do melhor clima organizacional possível para que todos os clientes saiam satisfeitos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

É preciso analisar o atendimento ao cliente como uma oportunidade de estar próximo a ele, de manter contato direto, de mostrar sua excelência em qualidade e sua preocupação com ele.

Acompanhe conosco algumas formas de prestar o melhor atendimento ao seu cliente:

 Entendendo seu cliente

Para atender bem é preciso saber o que o cliente está procurando. Assim, é importante que os responsáveis pelo atendimento estejam conscientes dos motivos que levaram o cliente a procurar a empresa, colocando-se no lugar dele e ajudando a resolver os problemas com a máxima eficiência e rapidez.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

 Ter prazer em servir o cliente

Quando falamos em atender, estamos falando em servir. A empresa precisa de pessoas que sintam prazer em servir, que tenham motivação pelo constante desafio de solucionar problemas para os clientes. As dúvidas e problemas apresentados devem ser transformados em soluções.

Para o cliente não há nada mais decepcionante do que comprar um produto que apresenta problemas e não soluções e ele não está disposto a investir seu dinheiro para ter problemas a resolver.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

 Atendimento e simpatia devem andar juntos

Um bom atendimento ao cliente deve ser marcado por duas palavrinhas: simpatia e empatia. Essas palavras são ligadas diretamente aos conceitos de envolvimento entre pessoas e é essencial para o atendimento perfeito.

Enquanto a simpatia é sentir-se afetado pelo que o cliente está sentindo, a empatia faz com que o atendente se coloque no lugar do cliente, procurando conhecê-lo melhor e servi-lo de acordo com o que precisa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

 Mantenha transparência com o cliente

O profissional que atende um cliente deve expressar-se com segurança, deve ser claro naquilo que transmite, ter objetividade e, principalmente, transparência.

As informações devem ser passadas de forma correta, procurando atender o cliente no que ele procura e precisa, se a empresa quer fidelizá-lo. Nenhum cliente está procurando problemas quando procura um estabelecimento, e sim uma solução. Portanto, inventar soluções não irá satisfazer o cliente: irá enganá-lo e ele nunca mais vai retornar ao seu estabelecimento. Se não houver segurança e confiança no produto e no atendente, você terá mais um problema nas mãos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

 Nunca abandone seu cliente

O cliente é a alma do seu negócio, é o que faz sua empresa sobreviver. Assim, ele deve ser acompanhado até que tenha tudo solucionado. A empresa precisa proteger o cliente para que tenha uma solução. Muitas empresas perdem clientes simplesmente porque os vendedores não prestam um bom atendimento, não se importam com o cliente a partir do momento em que eles fazem o pagamento.

Conclusão

Veja que o bom atendimento ao cliente deve ser baseado no tratamento profissional prestado a ele. No entanto, precisamos estabelecer que um bom relacionamento é feito através de emoções que vivenciamos no nosso dia a dia.

Não podemos simplesmente agir como atendentes de telemarketing – uma situação muito comum nos dias de hoje – que apenas trazem respostas padrão ao nosso questionamento, limitando-se a se transformar em máquinas, escudadas que estão pelo telefone.

O cliente é uma pessoa, um ser humano, e como tal deve ser atendido e respeitado. É preciso entendê-lo e falar sua linguagem, ser claro e objetivo, evitando toda e qualquer palavra que o possa deixar em dúvida.

O bom atendimento ao cliente pode trazer resultados em curto prazo e impactar de forma positiva os resultados de sua empresa. E, pode ter certeza, um cliente bem atendido sempre vai retornar ao seu estabelecimento. Manter clientes satisfeitos pode ser a melhor estratégia de marketing, mesmo em nossos tempos.

Artigo anteriorTipos de estoque para uma loja virtual
Próximo artigoVitrine esse assunto não mencionado no e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA