6 melhores práticas de gestão financeira no seu e-commerce

6 melhores práticas de gestão financeira no seu e-commerce

1459
0

Ainda que você conheça o seu mercado e saiba tomar boas decisões, isso não é suficiente para manter a sua loja virtual. De fato, é a gestão financeira inadequada que provoca a queda de muitos negócios online.

Principalmente para quem está começando, qualquer deslize no controle das finanças pode ser fatal. Mas algumas medidas simples podem evitar que o seu e-commerce fique no vermelho. Continue a leitura e veja 6 dicas essenciais para fazer uma boa gestão financeira para a sua loja. Acompanhe!

1. Planeje constantemente

O planejamento financeiro é uma das primeiras etapas da implantação de qualquer negócio. Afinal, você precisa saber quando deve investir. No entanto, ele não é definitivo. Precisa ser revisto de acordo com as mudanças que ocorrem ao longo do caminho e ser adaptado a novos cenários.

Rever o planejamento é importante, também, para conseguir se antevir a problemas, sobretudo de ordem financeira. É bom lembrar que as mudanças no mundo virtual ocorrem muito mais rapidamente.

2. Controle os custos

Mesmo com o planejamento, é possível que alguns gastos ultrapassem o esperado. Por isso, é fundamental saber controlá-los de perto e tentar reduzi-los ao máximo. Isso porque as sobras em um mês podem servir para cobrir custos maiores no mês seguinte.

3. Monitore o estoque

Um bom controle de estoque é muito importante para a gestão financeira, pois é a partir dele que se pode fazer uma previsão de vendas e de receitas.

O monitoramento das mercadorias não só é importante para suprir a demanda, como também, para ajudar no controle das despesas com armazenamento, logística, mão de obra, entre outros, que podem pesar no orçamento, principalmente quando há imprevistos.

4. Separe as contas pessoais

Um erro comum de quem abre uma loja virtual é misturar as contas pessoais e as da empresa, ainda mais quando se é o responsável por pagar todas elas. O pensamento é simples: se a receita é a mesma, por que não pagar tudo junto?

Mas isso pode ser fatal para a saúde financeira da empresa. Assim, é necessário controlar as retiradas dos sócios, de preferência, com um pró-labore e, com esse valor, pagar as contas de cada um.

5. Mantenha as contas em dia

Outro fator que pode ser determinante para o sucesso do seu e-commerce é a inadimplência. As contas precisam ser pagas em dia, mesmo que não sobre nada no fim do mês. Até despesas pequenas devem respeitar os prazos, pois, além dos juros e das multas, fica bem mais difícil quitá-las quando começam a acumular.

6. Tenha um fundo de reserva

Você pode pensar: mas se eu não estou conseguindo nem pagar as contas, como é que vou fazer uma reserva? Ora, o dinheiro guardado é importante exatamente para suprir esse tipo de necessidade.

Assim, se não der para pagar as contas em um mês ou para não atrasar o pagamento dos colaboradores, ele é muito bem-vindo. No entanto, a reserva precisa ser reposta e seu uso deve ser uma exceção, não uma regra.

Outros fatores que podem ajudar na gestão financeira é o uso de ferramentas e de uma boa plataforma de e-commerce. A tecnologia pode ser uma aliada na hora de controlar as suas finanças.

Lembre-se sempre de que a forma como você lida com o dinheiro pode ser determinante para a sobrevivência e o sucesso do seu e-commerce.

Gostou do post? Quer saber mais sobre gestão financeira e outros temas relacionados à sua loja virtual? Então, assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações.

DEIXE UMA RESPOSTA