Decoração de casa: aposte em loja virtual desse segmento

Decoração de casa: aposte em loja virtual desse segmento

3265
0
Decoração de casa aposte em loja virtual desse segmento
Decoração de casa aposte em loja virtual desse segmento

Procurando dicas de nichos de mercado mas não sabe qual escolher? Leia nesse artigo sobre um setor basteante promissor:Decoração para casa

Em época de crise e desemprego, uma das soluções encontradas por quem está disponível no mercado é a abertura de seu próprio negócio. Para garantir seu sucesso, é importante que o empreendedor tenha noção de como o mercado lida com o nicho no qual está pretendendo ingressar e quanto de familiaridade ele tem com esse tipo de negócio.

Para quem pretende investir em lojas virtuais de decoração, tudo indica que esse é um bom momento. Segundo uma pesquisa de varejo realizada pelo Sebrae ano passado, esse nicho de mercado está em segundo lugar dentre os segmentos de atuação no Brasil. O lado bom dessa área em que o público-alvo é bastante ampla são as altas possibilidades de venda. Além disso, o setor de decoração de casa é bem lucrativo, chegando a movimentar alguns bilhões por ano no país.

Como iniciar no nicho ‘decoração de casa’

A variedade de produtos é muito grande; depende da escolha do empresário em relação ao tipo de produtos que ele pretende vender. Como existem muitas lojas virtuais nesse mesmo setor, talvez o mais importante seja encontrar o recorte certo para seu segmento de vendas. Não faz sentido ter uma loja mais ampla, que venda todo o tipo de decoração e de móveis para quem está começando nesse empreendimento e tem um orçamento baixo.

 

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

A loja virtual pode ser especializada em móveis para todos os cômodos da casa ou escolher um cômodo específico para ser o foco. Alguns exemplos são: sala, banheiro, quarto, cozinha, varanda, etc. Ao mesmo tempo em que isso limita o consumidor daquela loja, isso também faz com que o empreendimento possa trazer formas mais criativas de decoração. Esse diferencial da loja virtual pode atrair consumidores de gostos mais direcionados e requintados!

Outra ideia também é investir em uma loja online que traga opções mais simples e baratas de decoração. Existem várias formas de se fazer isso. Um exemplo que pode ser muito rentável para empresas de decoração são os móveis feitos a partir de pallets de madeira.

Atualmente, eles estão na moda e fazem muito sucesso com o consumidor mais jovem. Eles são resistentes, recicláveis; quando bem tratados, ficam muito bonitos e, para melhorar, requerem pouquíssimo investimento. Além disso, o estilo de decoração que vem a partir do artesanato pode trazer engajamento diferenciado para seu negócio virtual.

Vintage e geek – opções do momento

Outro segmento da decoração que vem crescendo muito são os de artigos vintage e geek. Os primeiros são aqueles artigos que lembram acessórios de décadas passadas como, por exemplo: um rádio antigo, uma máquina de escrever, disquetes. Resumindo, objetos de outras épocas que são atualizados como sendo de decoração.

O estilo geek inclui artefatos ligados a tudo que tenha relação com a cultura nerd: filmes, séries, livros, HQs, dentre outros. Esse tipo de decoração teve um aumento expressivo nos últimos anos e seria um bom case para quem está em investir em lojas virtuais de decoração. Mesmo para quem ainda não tem capital suficiente para compor um estoque de móveis ou artigos mais caros.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Desafios das lojas virtuais de decoração de casa

Claro que existem alguns empecilhos que dificultam o gerenciamento desse tipo de empreendimento. Em primeiro lugar, mesmo quando você foca em um segmento específico da decoração, é preciso lidar com uma vasta gama de produtos, com diferentes necessidades tanto de armazenamento quanto de transporte, devido a peso, volume e fragilidade.

Além disso, dependendo do tipo de produto, existe a necessidade de uma equipe para montagem e outra para assistência técnica. Esses são alguns dos problemas que os empreendedores precisam driblar para conseguir alcançar o sucesso. Como vencer essas dificuldades antes de abrir sua loja virtual?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Dicas para abrir uma loja virtual de decoração de casa

Como sempre fazemos, queremos tirar algumas dúvidas para quem quer projetar seu negócio virtual. Então, preparamos algumas dicas que podem ser muito úteis para quem está se aventurando nesse ramo. Essas dicas foram criadas por especialistas em comércio online do Sebrae e, por isso, se forem utilizadas de forma correta, o empreendimento tem grandes chances de dar certo:

  1. O cliente tem direito de se arrepender de sua compra e isso também vale para produtos adquiridos virtualmente. O prazo geralmente é de sete dias. Algumas coisas ajudam a baratear essa troca como, por exemplo, trocar só a peça defeituosa e não o móvel inteiro e garantir que não existe nenhum dano ao produto trocado. 
  2. Apesar disso, o melhor é sempre tentar evitar trocas e devoluções de produtos. E como isso pode ser feito? Através de informações claras e que não deixem margem a dúvidas. O produto precisa ter suas características bem descriminadas, uma foto real do objeto em alta definição e deixar claro que é de responsabilidade do cliente a montagem de algum produto. 
  3. Mesmo que a montagem não seja por conta da loja, facilite a vida do cliente. É sempre uma boa ideia mandar um manual de instruções bem detalhado, assim como uma lista detalhada com montadores de cada região. 
  4. É necessário que o armazenamento e a distribuição sejam feitos de forma correta, para garantir condições ideais que evitem danos aos produtos. Se o produto for danificado tanto no armazenamento como na entrega isso vai sair do bolso do dono.

Não se esqueça de disponibilizar um bom serviço de assistência técnica para todos os produtos da loja. Isso costuma ser um grande problema das lojas virtuais. Dê a orientação correta para que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) possa atender o cliente da melhor forma para tirar possíveis dúvidas sobre o assunto.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Essas são dicas simples, mas podem ajudar e muito no crescimento das lojas virtuais. Para quem está começando, basta pensar que o mercado ainda está ‘magro’ de concorrentes. Só de pensar nisso, a motivação será impulsionada às alturas!

No início, é muita pesquisa e investimento para garantir que seu empreendimento tem chances de se tornar um sucesso. Então, prontos para iniciar sua loja virtual de decoração?

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Artigo anteriorGestão de compras em sua loja virtual
Próximo artigoQuero montar uma loja virtual de festa infantil
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA