Como montar uma loja virtual de fantasia

Como montar uma loja virtual de fantasia

2419
0
Como montar uma loja virtual de fantasia
Como montar uma loja virtual de fantasia

Leia nesse artigo dicas e informações importantes de Como montar uma loja virtual de fantasia

O mercado de fantasias é um segmento que oferece uma série de vantagens para quem deseja abrir o seu próprio negócio. Se você quer obter as principais informações a respeito desse nicho de mercado, confira as informações a seguir.

Porque esse mercado de fantasias é relevante?

O mercado de fantasias pode gerar bastante lucro aos seus empreendedores, ainda mais ao apostar em uma loja virtual e, assim, oferecer as suas mercadorias a todos os estados brasileiros. Há quem pense que esse é um nicho que prospera apenas nas épocas do ano em que são realizadas determinadas festas, como o Carnaval e o Dia das Bruxas.

No entanto, em muitas cidades brasileiras é bastante comum que as festas à fantasia, temáticas ou não, acontecem com alguma frequência. Isso já é uma tradição em muitas localidades. Além disso, é cada vez maior o número de grupos que se reúnem vestidos de super-heróis ou de cosplay, isto é, fantasias de desenho japonês.

Por conta disso, a demanda pelas mais diversas fantasias é uma constante durante todo o ano, sem contar que, se a empresa abranger o público infantil, então, com certeza a procura será ainda mais frequente. Porém, alguns cuidados são essenciais, inclusive, quando a ideia é apostar no comércio eletrônico.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Assim como as lojas virtuais do segmento de roupas e calçados, é fundamental que o seu negócio tenha uma política de trocas que beneficie tanto os seus clientes quanto assegure boas vendas para a sua empresa. Isso é uma exigência quando se trata de vender roupas, já que o consumidor não pode experimentá-las antes de adquiri-las.

Dessa forma, ao contar com regras bastante claras sobre como as trocas podem ser feitas se a fantasia não servir no cliente, ele se torna mais propenso a adquirir o produto, pois não tem receio de colocar dinheiro fora se o traje não servir. Além disso, é importante saber quais são todos os trâmites legais necessários para ter um e-commerce.

O mesmo acontece com a escolha da plataforma para a sua loja virtual, do domínio, de como encontrar fornecedores e como divulgar o seu empreendimento. Mesmo que o comércio eletrônico possua vantagens em relação às lojas físicas, como o fato de não ser necessário alugar uma sala comercial, engana-se quem pensa que abrir um negócio virtual não exige um trabalho tão árduo quanto ao de ter uma empresa tradicional.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Vou precisar de CNPJ para montar minha loja virtual de fantasias?

Essa costuma ser uma das principais dúvidas de quem deseja abrir o seu próprio negócio na internet e, em relação à loja virtual de fantasias, não é diferente. A resposta é sim, você vai precisar de um CNPJ, porque isso permite que a sua empresa atue como tal, possa comprar de fornecedores, além de oferecer maior credibilidade aos seus consumidores.

Quem está abrindo a sua loja online de fantasias e vai trabalhar sozinho ou mesmo pretenda contratar um único funcionário pode optar pelo MEI – Microempreendedor Virtual. Nessa categoria, o empresário pode ter um faturamento anual de até 60 mil. Por mais que a sua ideia seja a de faturar altos valores por mês, é preciso saber que isso não acontece do dia para a noite.

Já que as fantasias costumam ter preços relativamente baixos, é possível que em um primeiro momento você não fature mais do que 5 mil por mês. Nesse caso, pode ser tornar um MEI. Se nos próximos meses o seu faturamento crescer, basta mudar de modalidade. A vantagem dessa categoria é que você vai pagar um valor reduzido de impostos.

Hoje em dia, a contribuição não ultrapassa os R$ 60,00 mensais, sendo que o valor exato depende da categoria que você se inserir. No caso do ramo da comercialização de fantasias, é a de vendas/comércio.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Além disso, quando o microempreendedor individual não vende os seus produtos para pessoas jurídicas ou órgãos públicos, ele não precisa emitir nota, um gasto a menos para o seu negócio, a não ser que a nota seja uma exigência do cliente.

Para ter o seu CNPJ como MEI, basta entrar no site do www.portaldoempreendedor.gov.br, conferir se você se encaixa na categoria e formalizar-se. Quem não optar pelo MEI deve agir como qualquer outra empresa, sendo que o primeiro passo é solicitar o CNPJ no site da Receita Federal. Já que nesse caso os trâmites são mais complexos, você pode contratar um contador.

Como escolher o domínio para loja virtual de fantasias?

Depois de se formalizar, seja como MEI ou como outra categoria de empresário, é possível dar o próximo passo. Ele consiste em escolher um domínio e uma plataforma da internet para hospedar a sua loja virtual. Conforme a plataforma que você escolher, a empresa pode incluir o serviço de registrar domínio.

Mas você pode fazer isso por conta própria. Para tanto, basta entrar no site registro.br/domínio, verificar se o nome que pretende dar a sua loja virtual ainda não existe e, se o nome estiver liberado, basta registrá-lo. Nessa hora, é preciso escolher o que colocar após o nome eleito.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtua

Ou seja, se o seu negócio se chamar “fantasiaslegais”, por exemplo, é preciso que depois dessas palavras se opte pelo “.com.br”, mais tradicional para o comércio eletrônico, ou pelo “net.br”. A partir disso, é necessário se cadastrar no site e realizar o registro propriamente dito, fazendo o pagamento pelo serviço, que é anual e possui valores acessíveis.

Qual tipo de plataforma escolher?

Ao mesmo tempo em que você estiver fazendo o procedimento de registrar domínio já é importante que tenha engatilhado qual a plataforma escolhida para a sua loja virtual.

Conforme o serviço contratado, a própria empresa pode registrar o seu domínio, sendo que hoje em dia existem inúmeras opções.

Basicamente, quanto mais personalizado você quiser o seu e-commerce, mais cara será a mensalidade, sendo que é possível escolher uma empresa que ofereça modelos padronizados de e-commerce com preços mais em conta para um primeiro momento. Isso deve ser decidido conforme o seu capital inicial.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Uma dica é optar por uma empresa que ofereça um plano mais barato para hospedar o seu negócio e planos com opções avançadas. Assim, quando o seu lucro for satisfatório pode investir em uma loja virtual com mais recursos sem que tenha que migrar de empresa, o que pode causar dor de cabeça.

Quais os melhores fornecedores para loja virtual de fantasias?

Os melhores fornecedores para a sua loja de fantasias são os confiáveis, ainda mais se você for fazer compras pela internet. Atualmente, já é possível encontrar lojas online de fantasias que vendem por atacado. Mas nada impede que você faça as suas compras em fornecedores de lojas físicas.

Para encontrar os melhores e mais confiáveis fornecedores é importante fazer muita pesquisa, conversar com outras pessoas do ramo, avaliar a qualidade do material, os preços, a variedade que oferecem, etc. Mas antes de sair comprando todas as fantasias que você encontrar é importante definir quem é o seu público alvo, o que ele quer comprar e do que mais gosta.

Se você abrir a sua loja meses antes do Carnaval, por exemplo, pode dar prioridade às fantasias mais usadas nessa festa e, assim, criar planos estratégicos para ter disponíveis em seu e-commerce sempre as fantasias mais procuradas naquele momento do ano. Ou seja, planejamento é fundamental.

Vou precisar investir em publicidade?

Quando se tem um negócio, seja online ou físico, a publicidade é fundamental, até porque, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Porém, o investimento não necessariamente deve ser financeiro, já que existem muitos canais na internet gratuitos para quem deseja divulgar os seus produtos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Ainda mais no início da sua atividade é preciso se valer das redes sociais, que são grandes aliadas dos empresários da internet, permitindo uma comunicação direta com o seu público alvo de maneira gratuita. Mesmo assim, é importante avaliar outras formas de marketing que exigem investimento financeiro.

Eu já tenho loja física posso ter a virtual junto?

As lojas virtuais não servem apenas para quem deseja abrir o seu negócio do zero, mas também para quem já possui uma loja física de fantasias e deseja ampliar as suas vendas e dar mais visibilidade a sua marca.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceDesse modo, é preciso registrar domínio e escolher plataforma, da mesma forma que um empreendedor que está iniciando no segmento. A vantagem é que você já possui a expertise no mercado das fantasias, bastando apenas aprender a fazer bons negócios pela internet também.

Artigo anteriorComo escolher Programa para criar logotipo para sua loja virtual
Próximo artigoComo criar planilhas de orçamento em sua loja virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA