(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como montar uma distribuidora de bebidas on-line​?

Por Marcio Eugênio | 24/07/2018
11288
|
0
Como montar uma distribuidora de bebidas on-line​?

O setor de bebidas é um dos mais lucrativos do país, movimentando bilhões por ano apenas com a venda de cervejas. Então, não é por acaso que é uma aposta muito interessante investir nesse mercado. No entanto, é preciso saber como montar uma distribuidora de bebidas, uma vez que esse tipo de empresa tem algumas peculiaridades.

Para driblar a concorrência e atuar em uma área maior, uma boa saída é montar o negócio on-line, com os pedidos feitos por um site. De fato, as pessoas estão, cada vez mais, comprando todo tipo de produto na Internet e não seria diferente quando falamos em bebidas.

Neste post, vamos mostrar tudo o que é preciso para montar uma distribuidora de bebidas on-line. Continue a leitura e saiba mais!

Estude o mercado e a concorrência

A venda de bebidas, principalmente as alcoólicas, é bastante espalhada por todo o Brasil. Porém, cada região tem as suas preferências de consumo, tendências e uma maior ou menor concorrência.

Assim, a primeira coisa a se fazer é estudar bastante sobre o mercado e seus competidores. É possível aprender muito com as experiências dos outros, inclusive com o que não deu certo.

Prepare uma boa infraestrutura

Em seguida, é hora de se preocupar com a montagem do negócio em si. Para montar uma distribuidora de bebidas, é necessário investir em um bom depósito e manter uma boa relação com os fornecedores.

No entanto, mais do que isso, para um negócio on-line, também é preciso se ocupar da estrutura da loja virtual. Dessa forma, deve-se escolher uma plataforma, um layout para o site, formas de pagamento, sistemas de entrega, entre outros detalhes.

Escolha um nicho de mercado

Em uma loja física, é fácil entender que a sua localização e o público próximo vão determinar o funcionamento da distribuidora de bebidas. A escolha por um nicho de mercado nesse setor será determinada pela proximidade, uma vez que as pessoas não estão muito dispostas a comprar esse tipo de produto em locais distantes.

Porém, isso é muito diferente para um negócio on-line. A distância deixa de ser uma barreira, dando lugar a outros fatores. Portanto, é fundamental escolher um nicho de mercado, que será determinante para a sua logística, estratégia de vendas e de marketing.

Adote uma estratégia de vendas

A partir da escolha de um nicho de mercado e do estudo da concorrência, dá para começar a traçar a estratégia de vendas. Assim, é preciso planejar quais serão as ações de vendas, bem como estabelecer metas e objetivos.

Muitos negócios on-line fecham por não serem muito bem planejados. E isso se torna ainda mais importante se analisarmos o negócio de bebidas, uma vez que qualquer detalhe, como um atraso na entrega, pode comprometer a imagem da empresa.

Monte uma logística adequada

Além disso, é bom destacar a importância de uma logística bem-feita. Isso porque, se as pessoas compram bebidas em lojas físicas pela proximidade e rapidez na entrega, em uma loja virtual, não é tão diferente assim.

Isso significa que os consumidores vão exigir a mesma rapidez e eficiência, com o diferencial da comodidade de poderem comprar sem sair de casa. Ou seja, é preciso ter um negócio ainda mais estruturado no e-commerce.

Por fim, é importante mencionar que será necessária uma autorização especial para montar uma distribuidora de bebidas on-line. Esse tipo de negócio segue regulamentos específicos, além da documentação comumente exigida para a formalização de qualquer empresa.

Gostou de saber como montar uma distribuidora de bebidas? O que você acha que não deve faltar nesse tipo de negócio? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados