Gateway de pagamentos

Gateway de pagamentos

2080
0
Formas de pagamento existentes
Formas de pagamento existentes

LEIA NESSE ARTIGO E ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA O GATEWAY DE PAGAMENTO

Você já ouviu falar de gateway de pagamento? Bom, quem tem uma loja virtual estruturada sabe muito bem o que é e qual sua importância nos negócios de hoje em dia. Quem deseja utilizar ferramentas que facilitam os pagamentos e tornam o processo de compra mais seguro, precisa investir neste tipo de aplicativo.

 

Entendendo a ferramenta de gateway de pagamento

Existem várias ferramentas no mundo virtual que proporcionam ao empreendedor digital conforto e tornam suas lojas mais atrativas para a compra. Por exemplo, você já desistiu de alguma compra feita na internet porque o pagamento deveria ser feito por depósito ou mesmo transferência? Além do trabalho em si de fazer qualquer uma dessas operações, o consumidor não se sente seguro para comprar. Isso quase sempre é ruim!

 

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

O QUE É GATEWAY DE PAGAMENTO?

O gateway de pagamento é uma espécie de aplicativo que pode ser instalado em plataformas de e-commerce. Esse aplicativo é feito a partir de um servidor remoto e é todo protegido e estruturado pelas operadoras financeiras. São elas que autorizam as transações que centenas de pessoas fazem diariamente utilizando a rede mundial de computadores.

O gateway de pagamento existe já na forma física. Sabe quando vamos em uma loja e tiramos o cartão para pagar as contas? O gateway equivale aquela máquina que todo mundo conhece bem.

QUAL A FUNÇÃO DO GATEWAY DE PAGAMENTO?

Depois de responder o que é gateway de pagamento, você precisa entender qual o principal objetivo desta ferramenta. O gateway de pagamento tem como função proteger as informações que são utilizadas por meio dos cartões. A proteção considera ainda o sigilo de dados criptografados que transitam quando ocorre uma compra.

Entendendo o que é o gateway de pagamento e qual seu objetivo, precisamos agora conhecer como se dá todo o processo que libera ou não a compra. Tudo isso ocorre em questão de segundos.

O QUE FAZ O GATEWAY DE PAGAMENTO?

O gateway de pagamento realiza a troca de informações entre a loja virtual com instituições bancárias, sendo ela o banco ou mesmo algumas operadora de cartão de crédito. Só para você ter uma ideia do avanço da tecnologia, essa troca de dados ocorre normalmente em questão de 2 a 3 segundos, liberando o pagamento ou negando.

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Quem trabalhar com gateway de pagamento online se torna bem mais atrativo pelo seu processo de pagamento e também pela confiabilidade que o consumidor dá ao site que disponibiliza esse recurso após fazer a compra.

O GATEWAY DE PAGAMENTO PARA O VENDEDOR

Muita gente nem imagina, mas o aplicativo de gateway também busca informações sobre o vendedor. No momento em que você opta por comprar, mesmo que o vendedor tenha lá seu sistema em perfeita ordem, o gateway de pagamento online busca dados sobre quem está ofertando determinado produto ou serviço, isso bem antes de aprovar a compra. Essa busca é feita por medidas de segurança, tudo para que o usuário também não sofra nenhum dano.

COMO ESCOLHER O GATEWAY DE PAGAMENTO

Quem montou ou está montando um site para vender e pretende utilizar o gateway de pagamento online precisa ficar atento ao escolher esse prestador de serviço, isso porque, além do próprio serviço de transição de informações, alguns oferecem recursos diferentes.

COMO ENTÃO ESCOLHER O GATEWAY DE PAGAMENTO?

O ponto primordial é saber se o serviço que você escolheu está compatível com o seu software de e-commerce. Claro, esse detalhe você precisa saber antes de fechar a comprar, observando também que como ficaria o sistema para quem está comprando.

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Ao escolher a empresa de gateway de pagamento é preciso notar se ela segue as normas da CI (PCI-DSS) ou se usa uma boa fonte confiável para atender aos padrões de segurança. Além disso, é preciso também analisar quais os cartões de créditos que o aplicativo vai conseguir processar.

Lembre-se que quanto maior for o suporte dado pelo gateway de pagamento, mais isso vai facilitar suas vendas. Lembre-se também, em alguns casos específicos, de oferecer pagamentos em outras moedas.

A faturação é outro ponto importante. Em alguns casos de empresas, é comum que o cliente faça os pedidos e haja uma pré-faturação e o serviço de gateway de pagamento precisa oferecer isso a você, bem como suporte para revisão e até balanço da conta da loja com a empresa que realiza a transferência de informações de pagamentos.

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado
>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Segurança máxima é fundamental para o seu negócio. Um bom gateway de pagamento precisa ter algumas ferramentas de detecção de fraudes e até de serviços de prevenção. Essas ferramentas ajudam e muito a evitar fraudes de muitos tipos, como é o caso do Sistema de Verificação de Endereço, um recurso que busca saber em segundos o endereço da fatura do cartão de crédito, se ela está de acordo com as informações que o cliente passou para a emissão do cartão de crédito.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Além desta ferramenta, existem algumas buscas específicas que o sistema de gateway de pagamento online realiza. Tudo isso é para que a transferência de informações e dinheiro ocorra de maneira completamente segura, sem fraudes ou golpes.

 

 

AS VANTAGENS DO GATEWAY DE PAGAMENTO

Além de facilitar a comunicação na compra, a contratação de um gateway de pagamento facilita em outros tipos de processos internos e externos em relação a sua loja virtual:

1) Organização e administração

Todo o processo de venda se torna automaticamente mais organizado, com relatórios e apontamentos. Isso facilita e muito a vida de quem administra as contas da loja e precisa fazer os relatórios do mês.

2) Atendimento profissional

O consumidor que encontra um sistema de pagamento confiável acaba sendo atraído para finalizar a compra e isso faz uma diferença importante na conta final. A empresa que se acabou de se adaptar ao processo e instalar um gateway de pagamento pode e deve promover isso,informando aos seus clientes que está investindo numa relação mais confiável e segura.

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Artigo anteriorDicas de empreendedores de sucesso. Como ser um dos grandes?
Próximo artigoComo vender pelo mercado pago
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA