Emissão de nota fiscal em sua loja virtual

Emissão de nota fiscal em sua loja virtual

6244
0
Emissão de nota fiscal em sua loja virtual - d Loja Virtual
Emissão de nota fiscal em sua loja virtual

Como fazer a emissão de nota fiscal em sua loja virtual? Leia nessa artigo informações importantes sobre  esse assunto.

Veja como fazer a emissão de nota fiscal em sua loja virtual e como agregar a rotina fiscal de forma eficiente ao seu empreendimento.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceMuitos empreendedores da internet possuem dúvidas sobre como fazer a emissão de nota fiscal em sua loja virtual e mesmo se essa é uma obrigatoriedade para eles, já que por muito tempo as vendas na web possuíram o status de informalidade. Mas hoje em dia o comércio eletrônico cresceu bastante e ainda vem crescendo e, por isso, é preciso sim emitir nota fiscal.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Quem está iniciando nos negócios virtuais tem a opção de se tornar um MEI, ou seja, um microempreendedor individual. Essa categoria de empresário foi criada pelo governo para legalizar a atuação dos empresários que faturam até 60 mil por ano. Segundo o site do Sebrae, o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal quando vende produtos e serviços a pessoas físicas, a não ser que o consumidor peça o documento.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

No entanto, precisa sim emitir a nota fiscal quando vende para pessoas jurídicas, inclusive, para órgãos públicos. Porém, antes de escolher por essa forma simplificada de legalização do seu negócio é preciso avaliar quanto por ano a sua empresa vai faturar. Caso extrapole os 60 mil você pode se cadastrar na Receita Federal como microempresário.

Isso também deve ser feito quando o empresário contratar mais de um funcionário, ganhar um sócio, abrir uma filial ou outra empresa em seu nome, entre outros casos em que pode se desconfigurar como MEI. No entanto, se o seu negócio está começando bem tímido, mas existem chances de crescimento nos próximos anos é possível começar como MEI e depois migrar para a microempresa.

Por que é importante emitir nota fiscal em loja virtual

O mais importante é se manter legalizado perante o governo, já que o faturamento anual das lojas virtuais está crescendo e o governo está estreitando a sua fiscalização. Isso acontece principalmente com as lojas virtuais que possuem um grande fluxo de compras de fornecedores para o seu estoque e de venda para os seus clientes.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Além disso, se você fizer tudo legalizado desde o começo, quando é mais fácil seguir ao pé da letra o que é exigido pelo governo, porque o seu número de transações é reduzido, vai ficar mais simples controlar o seu setor fiscal quando o seu e-commerce crescer.

Mesmo assim, em muitos casos recomenda-se contratar um contador, que vai ajudar você a não cometer nenhum erro burocrático, mesmo que sem intenção.

Já na hora de abrir uma loja virtual como MEI em que existe a possibilidade de não emitir a nota fiscal, entretanto, é preciso ainda fazer mais algumas considerações. Quem entrega os seus produtos aos clientes por meio de transportadoras pode ter que emitir a nota fiscal, pois algumas delas não aceitam transportar mercadorias sem esse documento.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Outra questão é que o consumidor precisa apresentar nota fiscal se caso precisar levar o produto que adquirir pelo seu e-commerce a uma assistência técnica. Por isso, conforme o tipo de artigos que você comercializa pode ser imprescindível emitir o documento para garantir o sucesso das suas vendas e evitar problemas futuros.

Passo a passo para fazer a emissão de nota fiscal em sua loja virtual

Não se pode confundir a nota fiscal com o recebido, que é um documento importante e que deve ser emitido quando o cliente concluir a sua compra na loja virtual. Ele ajuda a controlar as vendas, organizar as suas entrega, mas não tem valor legal e, por isso, não substitui a nota fiscal. O recibo funciona apenas como um comprovante de compra para você e para o seu cliente.

Já o primeiro passo para emitir nota fiscal é se inscrever no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o que deve ser feito no site da Receita Federal. Com o número do CNPJ em mãos é como se você tivesse a certidão de nascimento do seu e-commerce. O passo seguinte consiste em emitir a nota fiscal quando for realizada uma venda em sua loja virtual.

Embora ela possa ser emitida de forma manual, hoje em dia, praticamente todas as empresas podem se beneficiar com a praticidade da nota fiscal eletrônica. Para tanto, é preciso fazer o procedimento pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado. No entanto, antes de emitir a primeira nota fiscal é preciso fazer outro procedimento.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Ele consiste em obter um certificado digital, o qual é conseguido por meio de empresas que o emitem. Desse modo você deve procurar uma autoridade certificadora, que seja credenciada pela ICP-Brasil, ou seja, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Na internet é possível encontrar esses locais, que oferecem preços variados para os certificados.

Esse documento basicamente serve para garantir a segurança da sua loja virtual na hora de emitir a NF-e, isto é, a nota fiscal eletrônica, pois comprova que os dados enviados são do seu e-commerce. Além disso, por meio desse certificado o governo recebe os documentos que você emitir em tempo real.

Após ter o certificado, o próximo passo é se credenciar na Secretária da Fazenda e instalar no computador da sua loja virtual o software para emissão de nota. Além disso, por meio desse sistema é possível imprimir também o documento, o que pode ser uma segurança para você. ter uma cópia impressa, bem como enviá-la para o seu cliente, garantindo um atendimento completo e qualificado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

O serviço de emissão de NF-e do governo é oferecido gratuitamente pelo estado, mas existem outras formas de emitir o documento. Entre elas, programas que são embutidos na plataforma do seu e-commerce. Dessa forma, a emissão é facilitada porque o serviço é automatizado. Mas se você ainda não possui capital para investir nesse serviço, que é pago, pode usar o site da

Secretaria da Fazenda do seu estado

Para tanto, é preciso preencher um formulário com uma série de dados relativos à venda.

Quando o volume de vendas for pequeno na sua loja virtual isso pode ser feito por você, porém, mais adiante pode ter que contratar um funcionário ou mesmo adquirir o programa para integrar a sua plataforma

Essas plataformas têm ainda a vantagem de oferecer mais recursos, como a organização de suas notas fiscais e demais ferramentas para a gestão do setor fiscal do seu negócio virtual. Por isso, no médio prazo ele pode ser essencial para garantir o sucesso das suas transações e da gestão da sua loja virtual.

Artigo anteriorO que é planejamento estratégico para loja virtual
Próximo artigoLoja virtual de vestidos Plus size como abrir
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA