Como tornar o Snapchat útil para o seu negócio

Como tornar o Snapchat útil para o seu negócio

1781
0
Como usar o Snapchat
Como usar o Snapchat

Você já deve ter lido no nosso blog textos sobre como funciona o Snapchat e como ele pode ser uma boa ferramenta para você promover seus serviços e produtos. Mas agora, iremos mais a fundo e lhe daremos algumas dicas e exemplos de como se promover e sair ganhando com essa rede social. É fundamental que você saiba como funciona o Snapchat, quais efeitos usar e aí por diante.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Vamos lá:

Promova o seu perfil

Não basta apenas ter um perfil no Snapchat, é fundamental que os seus clientes saibam da existência desse perfil. Então, não deixe de divulgá-lo: seu nome de usuário e as informações relevantes para o público precisam estar associados a suas outras redes sociais, como o Instagram, Twitter e Facebook.

Aqui vai uma dica de ouro: o Linkedin não costuma ser a melhor rede social para compartilhar as informações do seu Snapchat. Isso porque são duas redes sociais bem distintas, com públicos e estruturas diferentes. Então, evite causar um efeito contrário ao desejado de republicar um conteúdo de uma conta na outra.

Seja relevante

Não adianta apenas ficar postando informações que sejam curiosas ou interativas, é fundamental ver o público desejando o seu conteúdo, buscando sempre um pouco mais sobre o seu negócio. Logo, é fundamental que você venha a produzir conteúdos que tenham grande relevância e apelo para o seu público. Somente assim você irá continuar garantindo o interesse e o engajamento dele com o seu serviço e marca.

Faça promoções rotineiramente

Essa dica vale, principalmente, para as empresas B2C, ou seja, para aquelas empresas que precisam se comunicar de forma direta com os seus consumidores. Assim, um modo de você fazer com que o seu público se interesse mais pela sua marca e passe a interagir mais, tendo mais interesse em segui-lá é promover ações de venda na renda.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Logo, não custa nada fazer postagens dando um tempo máximo para descontos exclusivos para clientes que sigam o snapchat ou para indivíduos que tirarem “print screen” de suas postagens dentro de um determinado tempo e levarem até a loja física. Isso terá o efeito de fazer com que os indivíduos interessados no desconto se mantenham acompanhando as postagens na rede, o que logicamente pode fazer com que o pedido de vendas na loja aumente.

Promova um conteúdo exclusivo

O Snapchat tem como uma das principais vantagens a possibilidade de tornar possível o uso de conteúdos exclusivos. É por meio deles que as marcas podem cobrir eventos, além de mostrar, por exemplo, bastidores do seu serviço, de futuros lançamentos e muitas outras ideias que podem surgir rapidamente no seu ambiente de trabalho.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Exclusividade também deve ser um prêmio daquele indivíduo que resolve seguir o seu perfil. É por isso que saber como funciona o Snapchat é fundamental. Isso fará com que seu público busque acompanhar o seu perfil e queira saber das novidades ligadas a sua marca.

Não esqueça de usar o chat

O Snapchat, além de vídeos e fotos, também permite que os usuários venham a compartilhar mensagens de texto. Isso pode funcionar com a mesma premissa para outros conteúdos, mas com um diferencial pequeno: eles irão ficar disponíveis na tela apenas enquanto a janela de conversa estiver aberta.

Assim que o usuário sair da janela ou do aplicativo, a conversa será apagada. Então, o chat também pode acabar sendo usado para que se façam promoções e concursos exclusivos, fazendo com que o usuário seja estimulado a responder de forma contínua aos snaps.

Mostre, sempre, o seu cotidiano

Muita gente acredita que os bastidores deveriam continuar assim, como bastidores. Mas entendo que essa pode ser uma bo maneira para gerar interação sem, necessariamente, precisar fazer algum tipo de concurso, promoção ou para dar alguma prévia de produtos. Assim, mostrar o cotidiano de uma empresa acaba gerando, também, vínculo com o seu cliente.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS BOLETO

Mostrar o ambiente de trabalho, os funcionários, algum parceiro ou qualquer outro tipo de informação pode se constituir como uma boa forma de manter o relacionamento com o seu público, humanizando a sua empresa e tornando possível desenvolver um tipo de ação de venda diferente.

Veja os exemplos de quem está mandando bem

O Snapchat pode ser uma rede social ainda nova, mas já existe muita empresa que está mandando bem no uso dela como forma de interação com o seu público e para divulgação de produtos. Então, vamos explicar rapidamente a estratégia de algumas dessas empresas para que você se inspire e veja o que pode ser útil para alavancar o seu negócio. Vamos a eles:

CNN: o jornalismo está em crise, mas isso não quer dizer que estão parados. A CNN está aproveitando essa rede social, que tem grande apelo para os jovens, para tentar diminuir a impressão de canal “sissudo e sério”. Para tanto, apostam em um tom mais descontraído e leve.

O canal deles é utilizado para divulgar notícias, mas sempre tentando dar um tom mais jovem focando nesse novo público.

Coca-Cola: essa empresa é uma das pioneiras nas mais diferentes estratégias de marketing. No

Snapchat não é diferente e lá eles continuam trabalhando no principal conceito da empresa: o de promoção da felicidade. Assim, a empresa visa incentivar o seu usuário a se engajar com a marca fazendo um trabalho integrado entre o Snap, com o Instagram e o Facebook.

Amazon: a gigante americana, que também chegou recentemente ao mercado brasileiro, é outra empresa que aposta na diversão, na defesa dos direitos dos animais e até mesmo na melhora do ambiente de trabalho na sua rede social.

Assim, a aposta da Amazon é fazer séries de snaps que visem retratar mais sobre o ambiente de trabalho e sobre a cultura da empresa, adicionando fotos de animais que também vão aos escritórios, por exemplo.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Esse tipo de postagem humaniza rapidamente a imagem da empresa. Assim, de maneira simples, ela consegue fazer com que haja um crescimento rápido do engajamento do seu público e que indivíduos que antes tinham crítica a ela, passem a enxargar com melhores olhos.

Artigo anteriorPayU: o que é e como funciona
Próximo artigoComo importar
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA