Como funciona o Paypal

Como funciona o Paypal

407
0

O Paypal é bastante utilizado pelos internautas, sejam brasileiros ou de outras partes do mundo. A empresa já contava com mais 250 milhões de usuários ativos em setembro de 2018, mostrando sua força e segurança em seus quase 20 anos de história. Essa credibilidade é um dos motivos para conhecer e saber como funciona o Paypal.

Por meio desse banco virtual é possível fazer uma ampla variedade de transações financeiras com muita segurança e agilidade. No post de hoje vamos elucidar alguns pontos, apresentar o funcionamento e as vantagens de contar com o Paypal. Acompanhe!

O que é o Paypal?

É um intermediador de pagamentos desenvolvido nos Estados Unidos e que se tornou uma das principais instituições financeiras que atua na web. Foi o pioneiro em seu segmento com uma proposta de tornar as compras online mais seguras tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Em linhas gerais ele oferece:

  • ambiente seguro para cadastro de cartão de crédito, débito e demais formas de pagamento;
  • possibilidade de pagar contas e comprar produtos sem ter que fornecer os dados bancários e pessoais para o vendedor;
  • acesso seguro a sua conta Paypal;
  • possibilidade de converter Real para outras moedas para pagamentos ou receber em outras moedas e converter para Real com uma taxa muito amigável, geralmente menor que muitos bancos;
  • parcelamento de compras feitas com cartão de crédito;
  • milhares de lojas e marketplaces aceitam o Paypal;
  • cobertura de proteção a compras.

Como funciona?

O cadastro é simples, mas deve ser feito somente neste site. Nele o usuário fornece suas informações de cartão de crédito e outros dados bancários, os quais ficam seguros na plataforma, não sendo compartilhados para terceiros.

Quando for necessário fazer algum pagamento (ou receber), o usuário não precisa apresentar o número de seus cartões, códigos de token ou informar senha. Basta informar o e-mail associado à conta e finalizar a compra com poucos cliques.

Quais são os meios de pagamento oferecidos pelo PayPal?

Além das principais bandeiras de cartão de crédito, os brasileiros também podem cadastrar contas bancárias de instituições como Itaú, HSBC, CItibank, Santander e outras. Contudo, serve apenas para compras realizadas em sites brasileiros.

Quais as taxas cobradas?

Todos os recursos de pagamento que existem para lojas virtuais que permitem uma maior conversão de vendas cobram taxas, mas é preciso estar atento e saber quais são elas. Veja quais são:

  • compras feitas em lojas virtuais brasileiras não são taxadas;
  • saques para conta corrente também não são taxados;
  • para vendas nacionais cujo valor é repassado em 24 horas, é cobrado do lojista 4,79% + R$ 0,60 fixo por cada transação. Há uma tarifa adicional de 1,92% acrescentada a cada parcela se a compra for feita a prazo;
  • se o vendedor optar por pagamento dentro de 30 dias, a taxa é de 3,60% + R$ 0,60 fixo por cada transação, mais a tarifa adicional de 1,92% para compras a prazo (cada parcela);
  • para vendas internacionais, a taxa é de 6,4% do valor da transação.

Algumas taxas desse banco virtual podem ser mais altas do que em comparação a outros serviços. No entanto, como possuem os seus diferenciais vale a pena colocar os prós e contras sobre a balança.

Como receber os valores do PayPal?

Após finalizada a venda, na página inicial do Paypal, no canto direito superior, o usuário pode acompanhar o saldo. Há um ícone chamado “Solicitar Pagamentos”. Basta cadastrar a conta, que em até três dias o dinheiro estará disponível.

O que é proteção ao vendedor?

A proteção ao vendedor é um serviço disponibilizado para todas as transações qualificadas em qualquer estabelecimento em que o PayPal é aceito.

Na aba “Detalhes da transação”, o lojista pode acompanhar o andamento de uma compra e se ela é ou não elegível pela política de proteção ao vendedor. Essa proteção cobre pagamento não autorizado ou item não recebido.

Por que utilizar o Paypal?

Vamos a algumas vantagens de adotar o banco virtual.

É mais seguro

Para evitar compras não solicitadas ou autorizadas, o banco virtual monitora todos os pedidos de compras, apresenta uma resposta rápida que gira em torno dos cinco segundos. Trata-se de um serviço gratuito que avalia o risco para os compradores online.

É prático

A praticidade também é grande, uma vez que para realizar as mais diversas transações é preciso somente alguns cliques. Tudo isso pode estar disponível ao usuário a partir do momento que ele cria uma conta Paypal. 

Além disso, quem recebe dinheiro por meio do Paypal, seja em decorrência de vendas, pagamento por serviços, entre outras razões, pode deixá-lo em sua conta e, assim, pagar por meio do débito as aquisições que fizer daquele momento em diante.

É amplamente aceito

Só no Brasil são mais de 55 mil lojas virtuais que aceitam o sistema de pagamento proposto pelo Paypal. São negócios de diversas categorias, como beleza e saúde, moda, artigos esportivos, compras coletivas, casa e decoração, educação, conteúdo digital, turismo e muitas outras. Neste endereço é possível conhecer todas as lojas que adotaram o sistema.

Oferece mais oportunidades de vendas 

Já que o Paypal é um banco virtual que conta com uma boa aceitação dos consumidores virtuais, para muitos empreendedores online também se trata de um bom negócio. Embora existam outros meios de pagamento eficientes, em geral as plataformas de lojas virtuais aceitam que o empresário ofereça mais de um tipo de pagamento.

Desse modo, é possível integrar o Paypal no seu e-commerce e oferecê-lo em conjunto com os demais ou dispor somente dele, se for o suficiente para o seu negócio. Para tanto, cada empreendedor deve avaliar quais as vantagens que o serviço possui para o seu e-commerce.

O banco virtual pode ser agregado a lojas virtuais que já existem, a quem deseja uma solução simples ao adicionar somente o botão do Paypal na sua plataforma ou até mesmo a quem está começando do zero. Nesse terceiro caso, é possível optar por alguma das plataformas para o seu e-commerce que já estão integradas à marca.

É fácil de utilizar

Independentemente do que você escolher, a vantagem é que o Paypal explica de forma simples o passo a passo para oferecer essa forma de pagamento na sua loja virtual, sem a necessidade de contratar terceiros para fazer o serviço.

Além disso, a marca ensina aos seus clientes a maneira exata de configurar a conta do PayPal, bem como criar e enviar faturas personalizadas e solicitar pagamentos por e-mail.

Possui aparelho mobile

Além de já ter parcerias com muitas lojas virtuais, o Paypal mais recentemente está ampliando os seus serviços e os oferecendo até mesmo a empreendimentos físicos. Dessa forma, mesmo quem for a restaurantes, bares e outros estabelecimentos tradicionais pode pagar a sua conta por meio do seu smartphone ou tablet usando o Paypal.

Mais uma vantagem para consumidores e vendedores. Além disso, como cresce a cada dia o número de internautas que realizam compras pelos seus dispositivos móveis, para alguns nichos de mercado é de extrema relevância contar com uma versão da sua loja virtual para smartphones e tablets, como um e-commerce mobile ou um site responsivo.

Dispõe de aplicações específicas

Outra facilidade para clientes e lojistas é o aplicativo da marca para Android e iOS, o qual permite aos consumidores buscarem estabelecimentos próximos que aceitem pagamento pelo Paypal.

Com isso, os lojistas parceiros do serviço são divulgados e os consumidores contam com a vantagem de poderem cadastrar no banco virtual seus cartões de crédito e contas bancárias para realizar pagamentos de maneira simples e rápida.

É completo

Da mesma forma como acontece com o funcionamento do Paypal para e-commerces tradicionais, onde o seu uso é facilitado, ocorre na hora de fazer uso do serviço nos dispositivos móveis, tanto para clientes como para empresários. Tudo começa com a criação de uma conta no serviço e, a partir daí, basta seguir as orientações do site.

Em tempos de inovação tecnológica, quem deseja aumentar a conversão de vendas do negócio, seja ele físico ou virtual, deve estar por dentro das tendências e sempre avaliar quando elas vão ao encontro das suas necessidades.

Agora que você já sabe como funciona o Paypal é hora de utilizá-lo em sua estratégia, oferecendo descontos ou brindes para os clientes que optarem por ele. O negócio só tende a crescer e se valorizar com a ferramenta.

Gostou do que leu? Aproveite e comente o que achou! Dessa forma, podemos criar mais conteúdos interessantes para você.