É fato que muitas empresas estão investindo nas vendas online, sendo e-commerce e marketplace, a fim de alavancar os resultados da organização.
Contudo, para o setor industrial o e-commerce se torna uma estratégia mais difícil para realizar as vendas. Logo, a opção para vender um gerador de energia, por exemplo, é no marketplace para a indústria.
Assim sendo, com os avanços da tecnologia, o setor industrial obtém processos produtivos otimizados, além da opção de vender na internet e conquistar mais clientes.
Logo, para não se preocupar em criar uma loja virtual com domínio próprio, o marketplace proporciona vantagens para as indústrias.
Embora haja concorrência nesse modelo, as organizações obtêm maior alcance de vendas e alavancar os resultados. Além do mais, não é necessário realizar pagamentos e manutenção do site para divulgar os produtos para as vendas online.
Quer saber mais sobre o que é marketplace para indústria e como ele funciona? Se ficou interessado, continue lendo este post e confira! Vamos lá?
O marketplace é uma plataforma de vendas na internet, que funciona para disponibilizar os produtos para o cliente. Uma empresa que procura por serviços de outra organização, como etiquetas personalizadas, é possível encontrar através do marketplace.
Basicamente, permite o encontro entre o vendedor e o consumidor, de modo que proporcionam divulgações por outras marcas na plataforma, inclusive, do mesmo produto.
Mas, isso não significa que a marca perde a oportunidade de vender. Muito pelo contrário!
O marketplace para indústria é uma excelente vantagem para vender online, haja vista que promove as vendas sem interferir na atual rede de distribuição.
Para isso, é importante ter um diferencial para captar clientes, além de escolher uma plataforma da loja virtual de acordo com as políticas de pagamento, anúncios, entre outros.
É comum que haja dúvidas sobre como funciona o marketplace para a indústria. Afinal, trata-se de produtos como desengraxante biodegradável, equipamentos, entre diversos outros que podem ser vendidos na plataforma.
Mas, as vendas funcionam no marketplace como se fosse um shopping virtual. É o local onde os produtos são disponibilizados por diferentes empresas, podendo divulgar os mesmos produtos em uma única plataforma.
A indústria que obtém interesse de alavancar as vendas, pode optar pela escolha de uma plataforma de marketplace para atrair mais clientes. Neste contexto, quando a distribuição é realizada por esse meio, a organização pode pagar apenas os valores de comissão a cada venda concluída.
Com essa plataforma, ocorre a intermediação e tem a capacidade de aproximar marca e cliente tanto para o mercado B2B (Business to business) de empresa para empresa, quanto o B2C (Business to consumer) negócio para cliente.
No marketplace, a competição das organizações que divulgam na plataforma depende dos parâmetros definidos. Ou seja, pode ser pela avaliação dos usuários sobre os equipamentos de determinada indústria, preços e afins. Confira as vantagens desse modelo de negócio logo abaixo.
Se você tem uma empresa no ramo industrial, então sabe que vender e alcançar novos clientes pode ser ainda mais complexo.
Afinal, em setor com a concorrência acirrada, ou até mesmo em um nicho, os clientes são altamente disputados.
Como resultado, se a indústria não estabelecer estratégias de vendas e criar campanhas adequadas, ela pode perder vantagens competitivas para a concorrência e ainda não conseguir se desenvolver no mercado.
Especialmente para as lojas físicas, onde também é preciso “ser visto”, para que os clientes comprem seus produtos, realizar estratégias se torna ainda mais complicado.
O marketplace é uma plataforma que oferece muitas vantagens para o setor de indústrias. Abaixo separamos algumas, confira!
Uma das vantagens dessa opção de loja virtual, é possibilidade da indústria disponibilizar produtos variados.
Com ele, os produtos e serviços são disponibilizados em um único lugar, permitindo que o cliente interessado tenha facilidade no ato da compra, aumentando a probabilidade de fidelização.
Assim sendo, é possível atrair os diferentes públicos na plataforma e potencializar os resultados nas vendas.
Outra vantagem do marketplace é a eficiência de expandir o alcance de vendas. Como já mencionado anteriormente neste post, é possível disponibilizar diversos produtos na plataforma, logo, a capacidade de atrair diferentes tipos de público é caracterizada pelo alcance que o marketplace proporciona.
Isso porque existe a integração e a diversidade de produtos, além da competição de concorrentes na plataforma. Além disso, fornece produtos para outras regiões.
Vale ressaltar que cada marketplaces tem um tipo de perfil em relação aos segmentos, logo, é imprescindível analisar o comportamento do consumidor de modo que facilite a escolha das plataformas do marketplace para o setor industrial.
Por fim, a manutenção do site é indispensável para manter o alcance do público na plataforma. Contudo, a indústria que opta por disponibilizar seus produtos no marketplace, não precisa se preocupar com a manutenção de sites para vender na internet.
Afinal, o site precisa de uma hospedagem, conteúdos, domínio e afins. Diferente do e-commerce, o marketplace para indústria possibilita mais tranquilidade em relação aos gastos para manter o site atualizado.
Portanto, o marketing para o segmento industrial é proporcionar praticidade tanto para os vendedores, quanto para o consumidor, pois é possível encontrar e divulgar produtos diversos em uma única plataforma.
É importante ressaltar que é preciso realizar uma boa escolha do marketplace para indústria, haja vista que pode determinar o sucesso nas vendas online. Até porque, uma loja virtual que é encontrada nos primeiros resultados de pesquisa, têm maior possibilidade de ser vista pelo público alvo para realizar a compra dos produtos desejados.
Agora que você já conhece o que é, como funciona, e quais são as vantagens do marketplace para indústria, que tal investir nesse modelo de negócio e alavancar os seus resultados nas vendas? Gostou do nosso post? Compartilhe com os seus colegas!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Deixe um comentário