Estratégias para vender mais através do marketing

Estratégias para vender mais através do marketing

621
0

Se você está lendo este artigo tenho certeza de que duas coisas podem estar acontecendo, seu empreendimento está com problemas em vendas ou você trabalha ou quer trabalhar com marketing. Então vamos lá.

O que é Marketing?

É a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

O que o Marketing faz?

O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente.

Podemos observar que o marketing através de ferramentas especificas faz com que o empreendedor, aumente suas vendas com suas técnicas, eles fazem um estudo de mercado sobre o produto ou serviço a ser prestado, dessa forma eles fazem propagandas ligadas diretamente ao chamado público-alvo, que são as pessoas ligadas diretamente aquele tipo de produto ou serviço.

Veja alguns benefícios do Marketing:

Utilização do Marketing como diferencial competitivo;
Adoção de ferramentas e conceitos modernos de Marketing;
Adoção do conceito de marketing integrado;

Atendimento a necessidades específicas de cada cliente;
Capacitação para aplicar as estratégias de Marketing na prática;
Utilização de métricas e controles que possibilitem analisar resultados;
Definição das estratégias de Marketing Mix mais adequadas a cada empresa e mercado.

Produtos e Serviços:

Produtos e serviços são definidos como “qualquer coisa que possa ser fornecida a alguém para satisfazer uma necessidade ou desejo”.

Decisões sobre o Composto de Produtos (determinar as linhas de produtos e os itens dentro de cada linha), sobre a gestão dos produtos (levando em consideração seu ciclo de vida) e sobre o desenvolvimento de novos produtos são essências para a estratégia de marketing de qualquer empresa.

Quais são as ferramentas do Marketing para vendas?

Vamos colocar algumas das ferramentas e técnicas usadas pelo Marketing no empreendedorismo do e-commerce, vamos conhecê-las.

Benchmarking:

É o método sistemático de procura por melhores processos, ideias inovadoras e procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. Importante lembrar que o verdadeiro benchmarking tem como princípio a inovação e não a cópia de ações desenvolvidas pela concorrência. Por isso, sua prática não se deve restringir apenas ao setor de atuação da empresa.

Servqual:

É uma escala concisa de múltiplos itens, com boa confiabilidade que as organizações que atuam com serviços podem usar para compreender melhor as expectativas e percepções dos seus consumidores. Ele fornece um esqueleto básico através das suas declarações de expectativas/percepções para cada uma das cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, suscetibilidade, garantia e empatia.

 

CRM (Customer Relationship Management):

É uma integração de processos de produção, distribuição, vendas e marketing, de forma orientada ao cliente. Com isso busca-se conquistá-los, aumentar a satisfação dos atuais e estimular neles a fidelidade visando maior lucratividade para a empresa. Mais do que uma ferramenta, o CRM é uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento.

 

SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças):

Sistema de análise de ambiente que, por sua facilidade de compreensão e uso, é utilizada em diversos negócios. Objetiva entender o cenário momentâneo e identifica o posicionamento das marcas ou produtos que fazem parte da análise.

Segmentação de mercado:

Processo de identificação, dentro de um mercado, de um subgrupo de clientes cujas necessidades, desejos e/ou recursos são diferentes de tal modo que os faz responder de forma diferenciada a determinados estímulos de marketing.

Sistema de informações de marketing (S.I.M.):

Pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam decisões de marketing.

Pesquisas de marketing:

Fazem parte de um S.I.M. É a concepção, coleta, análise e comunicação em bases sistemáticas de dados, das descobertas relevantes de marketing para uma empresa. Tem grande valia no processo de tomada de decisões.

Plano de marketing:

Documento formal que resume o entendimento sobre o mercado com suas tendências e peculiaridades. Aponta a forma como a empresa almeja atingir seus objetivos de marketing dadas as limitações de recursos da empresa. Geralmente, é apresentado em três etapas: planejamento, implementação, avaliação e controle.

A abordagem do marketing

O marketing faz o rastreamento dos consumidores, então eles vão até os consumidores e os atrai para aquilo que eles compram, cada consumidor tem sua característica especifica, para encontra-los o marketing vai onde o maior número de pessoas se encontra por exemplo:

Redes sociais:

Marketing em redes sociais é a um canal onde se pode chegar a um grande número de pessoas ao mesmo tempo usando a mesma técnica, a cada pessoa que se acerta outras tantas viram com elas, amigos compartilhando, curtindo, postando, comentando dentre outros.

Sites e Blogs:

Sites e Blogs dos mais variados temas, onde se localiza os chamados público-alvo ou clientes-chave para poder fazer seu marketing seja com banners, propagandas, links direcionados as lojas, dentre outros.

Outros tipos de contatos:

Além do que já vimos, podemos encontrar outros tipos de abordagens de marketing como por exemplo:

E-mail:

Enviando e-mails para os clientes cadastrados, com descontos, promoções exclusivas e muito mais.

Telefone:

A boa e velha venda por telefone, sendo bem-feita e de uma maneira direta é possível você fazer o marketing de seus produtos ou serviços.

 

Marketing e o aumento de vendas

A dinâmica do marketing para aumentar as vendas de qualquer empreendimento seja ele e-commerce, seja ele físico nada mais é que fazer com que o consumidor tenha o desejo, de comprar aquilo que ele mostra em evidencia para as pessoas que já são pré-dispostas a comprar aquele produto ou prestação de serviço.

Ele destaca para o consumidor o seu produto já consumido por diversos ângulos diferentes que possam levar o consumidor a comprar novamente.

Vamos a um exemplo simples para que você amigo leitor possa entender

O marketing faz uma campanha para destacar a venda de um novo celular. Então essa campanha para atrair o novo cliente que já tem um celular mostra as possíveis falhas do celular que a pessoa já tem, por exemplo é muito comum alguns celulares travarem por excesso de aplicativos ao invés de oferecer dicas de como salvar os aplicativos no cartão de memória o marketing enfatiza que o novo celular possui um processador melhor do que aquele e dessa forma o número de aplicativos pode crescer dentro do celular. Como quase tudo é na base do aplicativo então o cliente se sente necessitado do novo celular.

O trabalho do marketing é entregar ao cliente aquilo que ele deseja e precisa e para que o empreendedor não perca tempo com clientes que não compram ele vai direto naquele que ele sabe que vai comprar. A cada cadastro e compra online no e-commerce seus dados e características são registrados selecionado cada pessoa e ligando ela a cada produto, resultando em mais uma compra.