(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Tipos de marketing para loja virtual: 11 formas de aumentar as vendas

Por Marcio Eugênio | 23/09/2019
3156
|
0
Tipos de marketing para loja virtual: 11 formas de aumentar as vendas

Cada vez mais, os consumidores têm procurado por produtos e por serviços que possam ser comprados ou contratados pela internet. A conveniência e a facilidade são dois fatores que contam muito nessa escolha. No entanto, para que o seu e-commerce possa ser encontrado por esses consumidores, é necessário adotar estratégias de divulgação.

Investir em marketing digital é uma excelente forma de se aproximar do seu público-alvo. Ao contrário das lojas de rua, as lojas virtuais precisam utilizar esse tipo de técnica para impactarem seus consumidores. Para ajudá-lo na divulgação do seu e-commerce, preparamos esse material com os tipos de marketing para loja virtual. Boa leitura!

MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE

Você sabe o que é marketing digital? Esse tipo de estratégia de divulgação está cada vez mais em alta e costuma oferecer excelentes resultados para quem quer aumentar as possibilidades de venda online. O marketing digital abrange todas as formas que você tem para se comunicar com o seu público-alvo através da internet. 

As redes sociais são as primeiras a serem lembradas na hora de anunciar, não apenas porque elas são acessadas por milhares de pessoas, mas também porque nelas o marketing pode ser gratuito. No entanto, antes de priorizar o uso das redes sociais para promover o seu e-commerce, você deve saber se o seu público usa essas mídias. 

PESQUISAS NA INTERNET

Existem pesquisas disponíveis na internet que traçam o perfil dos usuários de cada rede social. Você pode conhecer essas pesquisas para saber melhor em quais sites está mais concentrado o seu público-alvo e, assim, definir a sua estratégia de divulgação entre os diversos tipos de marketing para loja virtual. 

Vale lembrar que existem muitas redes sociais e que você não precisa estar presente em todas elas. Aliás, se você não vai conseguir manter a sua página atualizada com conteúdos relevantes, é melhor nem participar. Dedique-se a marcar presença só naquelas redes sociais que podem trazer resultados para seu negócio.

MARKETING DE CONTEÚDO PARA LOJA VIRTUAL

O marketing digital abraça uma grande variedade de canais de comunicação da internet por onde você pode chegar até os seus consumidores em potencial, sendo que ele se divide em diferentes tipos. O marketing de conteúdo é uma das modalidades mais efetivas para ganhar o reconhecimento do seu público-alvo.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado nas redes sociais e em sites e blogs. Ele funciona como um marketing indireto, porque não consiste em anunciar um produto ou marca, mas em criar conteúdos que sejam interessantes para seu público-alvo. Um bom exemplo são os blogs de loja virtuais e as suas fanpages.

É bem provável que você já tenha percebido que nessas mídias é bem comum que as empresas postem artigos com dicas relacionadas ao seu produto. Um e-commerce que vende roupas femininas, por exemplo, pode publicar um texto com dicas sobre looks para as diferentes estações do ano ou sobre as tendências da moda, sem citar o seu produto.

CRIANDO RELAÇÃO COM OS INTERNAUTAS

Dessa forma, os internautas leem esse conteúdo e criam uma relação com a marca, mesmo que nunca tenham comprado nenhum produto dela. Se o conteúdo interessar, é bem provável que um consumidor queira ler mais postagens da marca e assim ir conhecendo um pouco mais sobre aquela empresa que despertou seu interesse.

Esse é o objetivo do marketing de conteúdo: tornar uma empresa interessante não apenas pelo seu produto, mas pelo conteúdo de qualidade que possui na web. É claro que o desejo final é vender. O marketing de conteúdo é a ferramenta adotada pela marca para despertar a atenção do seu público e de potencializar as chances de venda.

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA LOJA VIRTUAL

O marketing de relacionamento é outro tipo de comunicação muito eficiente para o seu e-commerce. Ele pode ser usado junto com os demais tipos de marketing – essa combinação é a chamada estratégia de marketing. Para colocar em prática essa ação, você deve avaliar quais são os melhores canais de comunicação para a sua marca. 

Além disso, também é recomendado criar uma rotina que sistematize o uso dos diferentes canais, para que neles haja postagens com alguma frequência e de maneira equilibrada. Vale lembrar que o marketing de relacionamento estabelece uma comunicação tanto com os consumidores que já são os seus clientes quanto com os consumidores em potencial.

FORMAS DE FIDELIZAÇÃO

O marketing digital também pode ser utilizado para fidelizar os seus clientes, ou seja, para fazer com que eles lembrem com frequência da sua marca. Isso pode ser realizado com ações de reconhecimento, como enviando e-mails em datas comemorativas, oferecendo descontos ou brindes e apostando em programas de fidelidade.

Nesses exemplos, o e-mail e a newsletter são ferramentas bem importantes. Para ambos existem programas disponíveis e gratuitos na internet que auxiliam tanto na produção quanto no envio. O e-mail marketing funciona como uma mala direta virtual e pode ser enviado para divulgar promoções e novidades.

NEWSLETTER COM PERIODICIDADE

A newsletter pode ser enviada para os clientes com alguma periodicidade. O modelo de comunicação se assemelha a um informativo, onde é possível falar sobre lançamentos e promoções, e também incluir conteúdos contando sobre eventos que sua marca participou e até mesmo alguma iniciativa que a sua loja patrocina. Isso serve para fortalecer a marca.

Desta forma, a newsletter contempla conteúdos interessantes tanto para seus clientes quanto para pessoas que ainda não compraram de você. No entanto, também existe a alternativa de segmentar o público e de enviar e-mails diferentes para cada grupo. Isso funciona principalmente se você tem objetivos distintos na comunicação.

TIPOS DE MARKETING PARA LOJA VIRTUAL

Já falamos um pouquinho sobre os tipos de marketing para loja virtual, mas agora vamos aprofundar mais o assunto. Conhecer as diferentes formas de marketing e saber aplicá-las de maneira correta é muito importante para que você possa alcançar os objetivos da sua marca. Vamos lá! 

MARKETING DIRETO E O INDIRETO

O marketing direto é uma das formas mais convencionais para divulgar um produto ou serviço. Ele utiliza veículos de comunicação tradicionais como televisão, rádio, jornal e revistas para fazer anúncios sobre a empresa. Em tempos que a conexão está em alta, é necessário avaliar bastante os objetivos da sua marca com marketing direto. 

Se ele não se justificar, é possível apostar no marketing direto, que se refere a todo tipo de exposição da marca fora de um contexto publicitário. Os exemplos são inúmeros, como quando o produto aparece em uma novela, quando um atleta veste uma camiseta de determinada marca, etc. Essa é uma forma de sensibilizar o público sem um apelo direto.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

Esse é um dos tipos de marketing para loja virtual mais importantes, uma vez que tem como objetivo a fidelização dos clientes que compram da sua marca. Trabalhar com marketing de relacionamento significa criar ações efetivas para manter os consumidores interessados em comprar da sua marca. 

Você sabe que atrair novos consumidores para seu negócio custa mais caro que manter aqueles que você já conquistou, né? Então por que não pensar em formas de mantê-los satisfeitos e ativos? Isso pode ser feito através de ações que valorizem o grupo de clientes que é fiel à sua marca.

MARKETING DE EXCLUSIVIDADE

O marketing de exclusividade ocorre quando são feitas campanhas exclusivas para o público-alvo da marca. Um exemplo é uma coleção de produtos com edição limitada. O objetivo é fornecer um produto único e exclusivo para poucos.

Justamente por isso, o marketing de exclusividade é voltado para alguns tipos de loja específicos, principalmente do mercado de luxo. A ação é efetiva para joalherias, relojoarias e lojas que trabalham com grifes.

MARKETING DE NICHO

O marketing de nicho busca uma subcategoria dentro do público-alvo. Ou seja, se comunica com um grupo mais reduzido de consumidores, para o qual é oferecido um produto que segue uma determinada tendência. Essa é uma forma de seguir a moda e conquistar mais clientes.

Esse tipo de marketing é especialmente interessante para as lojas online, uma vez que o espaço digital oferece um alcance grande a diferentes públicos e regiões geográficas. Trabalhar com nichos possibilita uma comunicação mais assertiva e diminui a concorrência. 

MARKETING SAZONAL

O marketing sazonal consiste em ações que combinam somente com algumas épocas do ano. Ele não se refere apenas às estações, como Verão ou Inverno, mas também engloba as datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal.

Em geral, essas datas demandam uma campanha específica para abordar os consumidores com linguagem adequada e impulsionar as vendas. As técnicas adotadas nessas situações se referem ao marketing sazonal. 

MARKETING PROMOCIONAL

O marketing promocional vai muito além de oferecer descontos em produtos da sua loja virtual. Ele se refere à criação de campanhas maiores cujo objetivo é aumentar o número de consumidores que conhecem uma marca. 

Alguns exemplos disso são os concursos culturais, os cupons de desconto, as amostras grátis, os brindes e os sorteios. Desta forma, você tem a oportunidade de apresentar o seu produto a pessoas que ainda não consomem de você.

MARKETING DE GUERRILHA

O marketing de guerrilha é uma das tendências mais atuais e consiste em fazer ações que interajam com o público. Seu objetivo é criar impacto, o que pode ser feito com humor e com criatividade. O apelo visual é o principal elemento desse tipo de marketing.

Para fazer ações efetivas com o marketing de guerrilha é fundamental conhecer o público-alvo da sua marca e utilizar uma linguagem com o qual ele se identifica. Afinal, a ideia deste tipo de marketing é justamente atrair o olhar dos consumidores. 

MARKETING VIRAL

O marketing viral é uma tendência que surgiu nos últimos anos e que se fortalece com as redes sociais. Ele utiliza o recurso de compartilhamento para fazer com que uma mensagem se distribua de forma orgânica entre os usuários.

A viralização de vídeos nas redes sociais ocorre de maneira espontânea e nem sempre tem uma marca por trás. O que o marketing viral faz é aproveitar este movimento virtual em benefício de uma marca ou ideia. 

Agora você leu tudo, já deve saber quais são os tipos de marketing que têm mais sintonia com o seu negócio, né? Aproveitamos que você se interessa pelo tema para sugerir a leitura dessas 5 dicas de marketing que você não pode ignorar!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados