O que é Marketing

O que é Marketing

1387
0
O que é Marketing ?
O que é Marketing e como utilizar em sua loja virtual

Leia nesse artigo e tire as suas dúvidas sobre o que é marketing, como colocá-lo em prática e quais são as suas vantagens

Provavelmente você já sabe o que é marketing, afinal, quem não sabe? Mas o conceito que você tem a respeito do tema engloba todos os seus aspectos? Erroneamente, muitas pessoas e até mesmo empresários enxergam o marketing apenas como os anúncios que a empresa faz em jornais, rádio, TV ou na internet.

Ok, não está errado, a publicidade faz parte desse processo, mas é apenas uma parte. O marketing engloba todas as ações realizadas e que estejam associadas ao seu público alvo.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

O que é marketing afinal? Entenda um pouco sobre o composto ou mix

Para entender melhor tudo o que pode ser considerado uma ação de marketing vale falar a respeito do marketing mix, também chamado de composto de marketing.

Esse termo se refere às variáveis que influenciam o sucesso do marketing dentro de uma empresa. São tidas como estratégias, uma vez que as açõe são basicamente estratégias definidas para atingir os objetivos traçados. Essas variáveis são chamadas de quatro P’s do marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Dessa forma, a escolha do preço mais competitivo, da praça (ou local) para vender o seu produto, do produto em si (ou serviço) que deve ter um diferencial e ser útil e da promoção (divulgação e publicidade) mais adequada e eficiente também fazem parte do marketing.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Quando o empreendedor define o preço que o seu produto deve ter, por exemplo, é uma ação de marketing também.

Entenda quais os tipos de Marketing

Agora que você sabe que o marketing não se trata apenas a publicidade, mas sim dos lugares que são mais próprios para a venda de uma mercadoria e da preocupação em ter um produto com nicho de mercado, entre outros aspectos, chega a hora de entender quais são os tipos que você pode implementar em sua loja virtual.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Como fazer marketing

Existem diferentes tipos, sendo que cada um conta com estratégias diferenciadas para atingir um determinado público alvo. Você como empreender pode valer-se de mais de um tipo de marketing, embora alguns deles sejam direcionados mais algumas áreas do que para outras.

O marketing direto é o mais tradicional e engloba as ações que são feitas diretamente para o seu público alvo. Entram nessa categoria os e-mails, mensagens por celular, mala direta e ligações, através dos quais é escrito ou falado um conteúdo padrão que tem por objetivo mostrar o quão o produto é importante.

Esse tipo de marketing, por ser o mais usado, também sofreu mudanças ao longo dos anos, assim, pode ser dividido em outbound marketing e inbound marketing.

Outbund

O primeiro consiste em técnicas amplamente difundidas, mas que, ao longo dos anos, tem perdido a sua participação, pois se tornou defasada por ser vista como cansativa. Ainda é muito usada, mas nem sempre oferece os resultados de outrora. Aqui, entra o telemarketing, spam por e-mails, anúncios nos veículos de comunicação, mala direta, pop-ups em sites e outdoors, entre outros.

Inbound marketing

Já o inbound marketing surgiu com o mesmo intuito, mas possui uma abordagem diferenciada.Esse tipo procura conquistar o público-alvo, mostrando preocupação com ele e não apenas o seu objetivo de vender. Assim, o marketing é personalizado, evoca emoções, realiza ações de fidelização e procura acompanhar o consumidor até mesmo depois do pós-venda. Esse tipo de ação também cria situações para que o cliente busque a marca.

Outros tipos de marketing para sua loja virtual

O marketing indireto é outro tipo muito usado e geralmente recebe o nome de merchandising.

É quando o produto aparece em filmes, novelas e jogos. O marketing social acontece quando o empreendedor patrocina eventos direcionados para a comunidade, como shows, apresentações culturais, exibição de filmes e outros.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Endomarketing

Já o endomarketing é o marketing interno institucional, ou seja, não é direcionado ao consumidor, mas sim, aos colaboradores de uma empresa. Há também o marketing viral, feito em geral nas redes sociais e por meio de vídeos, que buscam em músicas que grudam, personagens engraçados e mesmo assuntos controversos uma forma de ganharem repercussão.

Marketing Digital

Enquanto isso, o marketing digital é aquele feito pela internet, é bastante amplo e, muitas vezes, direto. O marketing de conteúdo se diferencia por mostrar mais informação do que imagens. O marketing pessoal está associado a uma pessoa, podendo ser o empresário que deseja agregar valor ao seu negócio por meio da sua imagem.

Marketing de Realcionamento

O marketing de relacionamento também está associado a outros tipos, podendo ser ações para aproximar a marca das pessoas, como entregas de brindes promotores da marca. Já quando mais de uma ação dentro de uma estratégia é defina para ser usada por uma empresa, tem-se o que se chama de plano de marketing. Ele engloba em um determinado espaço de tempo todas as medidas que serão realizadas para promover uma marca.

Marketing para loja virtual

Quem possui um e-commerce encontra nessa ação a mesma importância que empresários de negócios físicos, com a diferença que algumas ações tornam-se mais fáceis de serem executadas. Ao já ter uma plataforma para a sua loja virtual é mais prático e mesmo econômico desenvolver estratégias, inclusive, de marketing digital.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Na prática, uma dica é ter em sua loja virtual um espaço onde os internautas interessados em receber um newsletter podem adicionar o seu e-mail, assim, é possível enviar malas diretas periódicas com as promoções dos seus produtos. Ao já estar na internet a sua inserção nas redes sociais também é facilitada, as quais são grandes aliadas das vendas online.

O empreendedor virtual pode ainda anunciar em sites que tenham o mesmo público alvo do seu e-commerce, sendo que é possível valer-se de uma série de outras ações que não precisam de investimento financeiro ou exigem um baixo custo. Esses são apenas alguns exemplos de ações de marketing eficientes para o seu negócio eletrônico.

Artigo anteriorProspecção de clientes para sua loja virtual
Próximo artigoComo fazer marketing no Facebook
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA