(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Marketing viral: o que é e como fazer? [GUIA COMPLETO]

Por Marcio Eugênio | 14/03/2020
3147
|
0
Marketing viral: o que é e como fazer? [GUIA COMPLETO]

Você já ouviu falar em marketing viral? Embora seja difícil de imaginar, essa modalidade de marketing nasceu antes das redes sociais. Esse termo começou a ser usado quando a internet se popularizou, proporcionando a troca de mensagens eletrônicas entre usuários. Junto com o conteúdo dos e-mails, os serviços começaram a enviar publicidade. 

Funcionava assim: quem enviava um e-mail também acabava enviando a publicidade. Da mesma forma, quem recebia esse e-mail e enviava para outras pessoas, repassava essa publicidade involuntariamente. Já que o comportamento desse tipo de divulgação se parecia com a propagação de um vírus, adotou-se o nome de marketing viral. 

Mas o tempo passou e a aplicação do marketing viral sofreu adaptação. Afinal, o que está em alta agora já não a troca de mensagens eletrônicas, mas a interação a partir das redes sociais. Sabendo disso, a publicidade usa esse tipo de canal para fortalecer sua comunicação. A seguir falaremos mais sobre o tema, acompanhe! 

O QUE É O MARKETING VIRAL?

Mas, afinal, o que é marketing viral? O marketing viral nada mais é do que uma campanha criada com o objetivo de ser compartilhada por um grande número de pessoas. A ideia é criar conteúdo para que o público se identifique a ponto de compartilhar de forma espontânea em suas redes sociais, alcançando grandes proporções. 

Na maior parte das vezes, o marketing viral é uma campanha pegajosa, com músicas que ficam o dia inteiro na cabeça, a exemplo de os “pôneis malditos”. Essa modalidade de divulgação também pode ser uma frase que você adota para o dia a dia, como a famosa “sabe de nada inocente”.

PARA QUE SERVE O MARKETING VIRAL?

Em primeiro lugar, o marketing viral serve para aumentar o alcance de uma marca sem que seja necessário investir uma grande quantidade de dinheiro. Afinal, ao se identificar com o teor da propaganda, o público assume o papel de compartilhar o conteúdo, sem que a empresa tenha que arcar com o custo de anúncios. 

Além disso, ao criar uma propaganda inteligente e que seja lembrada pelos consumidores, a marca cria um vínculo com seus clientes, o que representa um ganho a médio prazo. Esse grupo terá mais familiaridade e simpatia pela empresa e, numa futura compra, poderá escolher um item desta marca. 

POR QUE INVESTIR EM MARKETING VIRAL?

A escolha por criar uma divulgação com marketing viral depende das necessidades da marca. Recomenda-se investir nessa estratégia quando a empresa está buscando por visibilidade sem que tenha um orçamento para alcançar este objetivo a partir dos tradicionais anúncios pagos. 

No entanto, a busca pelo marketing viral deve ser acompanhada de um cuidado para não tocar em assuntos polêmicos, que poderão gerar um resultado negativo à campanha. Por essa razão, embora o marketing viral seja muito benéfico para as empresas, poucas conseguem fazer ações realmente assertivas. 

A seguir, veja as principais vantagens e desvantagens desta modalidade de divulgação:

VANTAGENS DO MARKETING VIRAL

Uma boa campanha de marketing viral apresenta muitas vantagens para a empresa, uma vez que aumenta sua visibilidade de forma espontânea, isso é, sem custos direcionados para anúncios e outras mídias pagas. Além disso, existem outros pontos positivos que devem ser lembrados: 

AUMENTO DA POPULARIDADE

Quando uma propaganda viraliza, a marca ganha muito em popularidade, já que desperta a simpatia e a identificação dos consumidores com o seu propósito. Desta forma, a empresa passa a ser lembrada com simpatia por esse grupo de pessoas. 

AUMENTO DO ENGAJAMENTO

Com o marketing viral, as pessoas impactadas compartilham o conteúdo com o seu círculo social, colaborando ainda mais para o amplo alcance. Além disso, os usuários que se identificaram com o conteúdo, acabam se envolvendo com outros canais da empresa, aumentando o engajamento desta.  

AUMENTO DAS VENDAS

Quem não é visto não é lembrado. Seguindo essa lógica, a marca que viraliza é vista e lembrada pelos consumidores na hora de irem atrás do produto que precisam. Ao despertar a simpatia desse grupo, as chances de venda aumentam exponencialmente. 

DIFERENCIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA

O marketing viral é muito interessante para aqueles segmentos com competição acirrada, nos quais é difícil se destacar diante de todas as marcas competidoras. A viralização é uma boa maneira de chamar a atenção dos consumidores, deixando para trás os concorrentes. 

DESVANTAGENS DO MARKETING VIRAL

Sem dúvidas, o marketing viral apresenta muito mais vantagens do que desvantagens. No entanto, para que esse tipo de campanha tenha sucesso, deve ser estruturada a partir de muito estudo de mercado. Além disso, a aplicação de uma estratégia adequada fará toda a diferença no resultado. Confira as desvantagens do marketing viral:

ÚNICA FORMA DE COMUNICAÇÃO

O marketing viral é excelente para aumentar o alcance das marcas, mas não deve ser a única forma de comunicação de uma empresa. Ele serve como complemento e, se for repetido com frequência como se fosse uma simples fórmula, perderá o poder de impacto sobre os consumidores.

TOCAR EM PONTOS SENSÍVEIS

Quando uma empresa faz marketing viral, deve cuidar para não tocar em pontos polêmicos, que num primeiro momento possam aumentar os compartilhamentos da campanha, embora depois causem repulsa sobre o conteúdo apresentado. Sem dúvidas, esse tipo de ação prejudica muito mais do que agrega.

COMO FAZER MARKETING VIRAL?

Agora que você já sabe o que é marketing viral, vamos explicar como é possível colocar essa técnica em prática. Tenha em mente que na maior parte das vezes, o marketing viral é conduzido por publicitários, que têm entendimento completo sobre a técnica e sobre o comportamento do consumidor que será impactado.

No entanto, marcas pequenas também podem fazer uso desta técnica por conta própria, desde que tenham conhecimento sobre o tema. Não existe uma receita pronta que indique como é possível viralizar uma campanha, mas algumas dicas podem ajudá-lo nesta ação. Confira:

CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Antes de criar uma campanha de marketing viral, é fundamental conhecer o perfil do seu público-alvo, sabendo por qual tipo de conteúdo essas pessoas se mobilizam. Desta forma, você conseguirá abordar temas que despertem a identificação de seus consumidores, aumentando as possibilidades de compartilhamento.

USE AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS

O marketing viral começou com o envio de e-mails, mas hoje está baseado nas redes sociais. Para aproveitar todo o potencial que a modalidade de divulgação oferece, recomenda-se conhecer todos os recursos e perfis de comportamentos nas redes onde a ação será executada.

SURPREENDA OS USUÁRIOS

O marketing viral precisa surpreender os usuários alcançados pela ação. Ou seja, deve causar uma impressão de “como não pensei nisso antes?”. O conteúdo apresentado precisa ser de fácil compreensão e deve tocar em pontos que os consumidores valorizem tanto que se sintam convidados a compartilhar a peça.

PREPARE-SE PARA O IMPACTO DA CAMPANHA

Se o seu marketing viral der certo, seus canais de comunicação serão impactados por interações de usuários de alto valor. E é claro que você deve estar preparado para lidar com todo esse fluxo de mensagens e de compartilhamento. Somente assim poderá colher os frutos de ter uma ação viralizada. 

O QUE É UM POST VIRAL?

Já explicamos o que é marketing viral, mas ainda não falamos sobre um post viral. Pois bem, esse termo se refere a publicações feitas principalmente no Facebook e no Instagram e que alcançam um grande número de compartilhamentos espontâneos nas redes sociais. Esse tipo de conteúdo pode ser de uma pessoa comum ou de uma marca.

Muitas empresas apostam em posts virais para aumentar o número de seguidores e de engajamento nesses canais de comunicação. Para isso, criam publicações com frases que gerem a identificação dos consumidores. Além disso, também usam memes que remetem a situações que estão em alta na internet. 

EXEMPLOS DE MARKETING VIRAL

Depois de explicarmos tudo sobre essa técnica de divulgação, nada melhor do que apresentar exemplos de marketing viral, não é mesmo? Com isso, você conseguirá entender o potencial desse tipo de divulgação. Vale lembrar que olhar ações que fizeram sucesso online serve como inspiração, mas nunca como ideia para imitar, ok?

Quanto mais inovadora for uma campanha, maiores serão as chances de os usuários se motivarem a compartilhar em suas redes sociais. Existem muitas empresas que tentam criar publicações virais baseadas em campanhas que já foram feitas. 

Porém, desta maneira será bastante difícil de alcançarem os resultados almejados. A seguir, confira dois exemplos de ações virais que viraram referência no mundo da propaganda:

ITAÚ – BEBÊ SEM PAPEL

O Itaú criou uma campanha simples e barata, mas que alcançou um grande número de compartilhamentos justamente por despertar a simpatia dos usuários com a cena retratada. Na propaganda, o banco usa um bebê risonho para anunciar o fim do envio das faturas impressas. Veja aqui: 

DOVE – REAL BEAUTY SKETCHES

A Dove é muito conhecida por fazer comerciais que despertem sentimentos de sororidade entre as mulheres. Uma de suas campanhas mais famosas foi a Real Beauty Sketches, no qual um retratista desenhou mulheres sem vê-las, baseado apenas na descrição que elas próprias faziam de si. Sem dúvidas, o resultado é comovente. Veja só:

É claro que esses exemplos foram executados por grandes marcas, que contam com um grande número de profissionais especializados em comunicação. No entanto, conforme o Itaú demonstra em seu marketing viral, é possível criar ações com recursos financeiros baixos, usando apenas uma câmera comum. 

Além disso, pequenas empresas também podem se beneficiar de fotografias ou de composições de imagens, usando as redes sociais como meio para divulgação deste tipo de conteúdo. Por isso, se você tem uma empresa e acha que poderia se beneficiar do marketing viral, siga adiante! 

Agora que você já sabe para que serve o marketing viral, que tal conhecer outras aplicações do marketing no mundo das vendas online? Sem dúvidas, sua empresa também pode se beneficiar de outras modalidades de divulgação, como marketing de relacionamento e marketing de conteúdo. Para ler sobre isso, clique aqui.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados