Marketing de Conteúdo: como ele pode impulsionar meu negócio online?

Marketing de Conteúdo: como ele pode impulsionar meu negócio online?

314
0

O meio digital oferece inúmeras maneiras para você divulgar a sua loja virtual. Uma das mais eficientes na atualidade é o marketing de conteúdo, que requer um investimento financeiro bem menor em relação a outras formas de marketing.

No entanto, apesar de ter um custo relativamente mais baixo, é preciso conhecer bastante todos os conceitos e saber criar uma estratégia adequada. Neste post, explicaremos um pouco mais e apontaremos quais as vantagens dele para o e-commerce. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

Certamente, você já se deparou com uma infinidade de blogs, de diferentes marcas, ao fazer uma busca na web, não é mesmo? De fato, trata-se de uma das ferramentas mais usadas por empresas online e offline.

O marketing de conteúdo consiste numa estratégia de produção de conteúdo (posts, infográficos, vídeos, e-books etc.) de interesse do público-alvo da empresa. O objetivo é atrair possíveis clientes de maneira natural e espontânea.

Isso é feito a partir do direcionamento do conteúdo para sites de busca, como o Google, por meio de técnicas, como as de Search Engine Optimization (SEO). Além disso, a estratégia também considera o público atual, mantendo o interesse dele pelo assunto do blog.

Como ele pode ajudar a alavancar sua loja virtual?

Por que criar conteúdo se você já faz anúncios para atrair os clientes? O ideal é atuar em diferentes frentes do marketing digital, inclusive com links patrocinados, displays e outros.

No entanto, o marketing de conteúdo tem a vantagem de oferecer temáticas relevantes para o público, uma vez que resulta das próprias buscas feitas pelos possíveis clientes, ou seja, quando uma pessoa procura, por exemplo, “como fazer leite vegano”, pode encontrar o post do seu blog vinculado a sua loja de produtos naturais. Entendeu?

A verdade é que os algoritmos dos buscadores evoluíram bastante. Atualmente, quando alguém faz uma pesquisa, eles privilegiam aqueles conteúdos que são mais próximos do que foi procurado e, portanto, que é mais relevante para a pessoa.

Quais as vantagens de se adotar essa estratégia?

Primeiramente, trata-se de alcançar clientes em potencial de maneira orgânica. A partir daí, o trabalho é o de convencer o consumidor a adquirir os seus produtos, uma vez que ele já tomou conhecimento da sua loja. Veja as principais vantagens dessa estratégia.

Aumenta o alcance da sua marca na internet

Quando você produz conteúdo, pessoas de todos os lugares podem encontrar o seu blog, independentemente se sua estratégia de links patrocinados seja mais local. Desta forma, é uma boa maneira de ampliar mercados e conquistar novos clientes.

Contribui para a interação com sua marca

Se a sua loja ainda não é muito conhecida, o marketing de conteúdo pode ajudar a reforçar a sua marca. Pense, se a cada vez que o usuário fizer uma busca sobre um mesmo assunto ele encontrar o seu blog, acabará tendo a sua marca como referência naquele tema.

Nutre sua base de leads

Talvez você já tenha uma boa base de leads (clientes em potencial) e não sabe o que fazer para converter em vendas. Essa é a hora de começar a enviar conteúdo relevante a eles, para reforçar sua marca e aumentar a interação com ela.

Reduz o custo de aquisição de clientes

A essa altura você já deve saber que é mais caro adquirir um cliente novo que manter um atual. O marketing de conteúdo pode ser uma boa alternativa para deixar a aquisição ainda mais em conta.

Ajuda a dar confiabilidade a sua loja

Ao produzir conteúdo de interesse do público, sua loja acaba se tornando referência no assunto, aumentando a confiança que seus possíveis clientes podem ter em adquirir um produto.

Outra vantagem é que o marketing de conteúdo atua em todas as etapas, inclusive no pós-venda. O mais importante é que ele ajuda sua loja a manter a reputação, a partir de uma boa experiência dos clientes.

Gostou do post? Quer conhecer outros impactos da tecnologia na sua loja virtual? Então, leia também sobre o que é a transformação digital e como ela afeta seu negócio!