Como funciona mala direta? Conheça as vantagens e veja como investir

Como funciona mala direta? Conheça as vantagens e veja como investir

5146
0
Mala Direta como funciona
Mala Direta como funciona

Se você trabalha com comércio eletrônico, já deve ter ouvido falar sobre mala direta, não é mesmo? Essa é uma estratégia de comunicação que mantém os consumidores próximos das marcas das quais costumam consumir. Para que você entenda sobre a prática e saiba como aplicá-la em seu negócio, vamos explicar como funciona mala direta:

O QUE É MALA DIRETA?

A mala direta é uma forma encontrada pelas marcas de estarem mais próximas dos seus clientes. Para isso, as marcas enviam mensagens publicitárias aos consumidores divulgando promoções ou falando sobre o lançamento de algum produto ou serviço. 

Esse contato pode ser feito de forma mais abrangente e enviado para todos os clientes da marca, ou de forma diversificada, alcançando apenas um perfil dentro de todos os consumidores que a marca abrange. 

COMO FUNCIONA MALA DIRETA?

No universo digital, a mala direta funciona através do e-mail. Ou seja, a marca cria e dispara uma mensagem aos seus consumidores, que a recebem e leem nas suas caixas de e-mail. No entanto, vale saber que a mala direta tem origem no mundo físico, com o envio de correspondências para a caixa de correio dos destinatários. 

Essa técnica continua sendo utilizada por muitas marcas. Para que a mala direta seja eficiente e traga resultados, é importante que a marca defina os objetivos que têm ao entrar em contato com os clientes. Uma boa prática é enviar uma mensagem aos consumidores na época de promoção ou no momento em que chegam novidades na loja.

MALA DIRETA: COMO FUNCIONA OS SERVIÇOS ADICIONAIS?

A mala direta física conta com alguns serviços adicionais, que podem garantir, por exemplo, se a mensagem foi entregue aos clientes de forma eficiente. Isso ajuda a mensurar os resultados da ação e a saber se atingiu o público esperado. A mala direta oferece serviços adicionais como:

  • Registro – permite acompanhar a distribuição da mala direta pelo Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO);
  • Aviso de Recebimento (AR) – encaminha para seu endereço o documento com a confirmação do recebedor do objeto;
  • Mão Própria (MP) – garante a entrega nas mãos do próprio destinatário;
  • Valor Declarado (VD) – oferece seguro da mala direta;
  • Devolução Física – assegura a restituição de objetos postados cuja entrega ao destinatário não tenha sido possível.

TRABALHAR COM MALA DIRETA É SEGURO?

Sim, trabalhar com mala direta é seguro e pode ser uma ótima estratégia de marketing para o seu negócio. No entanto, tenha cuidado com empresas de mala direta que prometem resultados mirabolantes.

Infelizmente, existem algumas empresas no mercado que trabalham com mala direta de forma indiscriminada, abordando os consumidores sem critérios. Nesse caso, a ação de marketing pode ser mais negativa do que positiva.

Por isso, se você quer trabalhar com mala direta no seu negócio e pretende contratar uma empresa para auxiliá-lo, confira se o serviço prestado vai de encontro com os seus objetivos e se, de fato, poderá trazer os resultados esperados. 

COMO UMA EMPRESA UTILIZA O SERVIÇO DE MALA DIRETA?

Uma empresa utiliza o serviço de mala direta de diferentes formas. Isso porque a estratégia de mala direta depende dos objetivos da empresa com a ação e, inclusive, pode variar conforme o âmbito do negócio. Confira algumas maneiras de trabalhar com mala direta básica, com entrega domiciliar:

  • Peças promocionais e folders
  • Jornais, revistas e bíblias
  • Guias, fascículos e lista de preços
  • Mapas e cartas geográficas.
  • Papel de música, impresso e manuscrito.
  • Apostilas e publicações didáticas
  • Alternativos culturais
  • Obra ou recorte de obra
  • Prospecto de propaganda
  • Propaganda política ou partidária
  • Peças promocionais
  • Divulgação de eventos
  • Chaveiros, bonés e camisetas
  • Amostra de produtos

Cada vez mais, o envio de mala direta através de e-mail tem crescido e apresentado bons resultados para as marcas. Confira aqui algumas ideias para comércios eletrônicos usarem mala direta online:

  • Divulgar promoção
  • Anunciar nova coleção
  • Oferecer desconto ou frete grátis para aniversariantes do mês
  • Oferecer alguma vantagem para clientes fiéis
  • Divulgar promoção conforme segmentação dos clientes

POR QUE USAR O SERVIÇO DE MALA DIRETA?

Seja em meio físico ou digital, o serviço de mala direta pode ser muito vantajoso para os empreendedores. No entanto, para que ação tenha êxito, é importante que os objetivos da mala direta sejam bem definidos e que ela não se torne mais uma correspondência ou e-mail na caixa de entrada dos seus clientes. 

Veja aqui alguns motivos para usar o serviço de mala direta:

  • Tem custo baixo e grande possibilidade de retorno sobre o investimento;
  • Permite fazer um marketing mais pessoal;
  • Pode ser integrado com um plano de ação digital.

MALA DIRETA PARA MARKETING DIRETO

Você sabe a diferença entre mala direta e marketing direto? Enquanto a mala direta é o envio de mensagens para os consumidores, o marketing direto é toda e qualquer estratégia pensada para aproximar o relacionamento das empresas com os seus clientes. 

A mala direta pode ser um grande aliado das ações de marketing direto, já que impacta justamente aquele público que as marcas querem alcançar. Veja aqui como funciona mala direta para contemplar os objetivos do marketing direto:

  • Atrair novos clientes;
  • Recuperar antigos clientes;
  • Fidelizar o contato com o cliente;
  • Aumentar vendas;
  • Expandir o negócio;
  • Lançar um produto;
  • Testar um produto ou serviço;
  • Construir uma marca;
  • Promover um evento cultural ou  esportivo.

BENEFÍCIOS DA MALA DIRETA

A mala direta tem muitos benefícios, já que se relaciona com o seu público-alvo através de recursos como localização geográfica e mensagem personalizada. A mala direta também permite estreitar os laços com apenas um grupo de clientes através de um contato mais segmentado. A estratégia de mala direta também dispõe de outros recursos como:

  • Flexibilidade – utilização de vários formatos como cartas, blocos, folhetos e peças.
  • Interação – o cliente tem algo de concreto nas mãos, seja em forma de cupons, canetas ou chaveiros.
  • Testes – é possível avaliar os resultados e compreender os pontos altos e baixos da estratégia de mala direta. 

MALA DIRETA APROXIMA VOCÊ DE SEU CLIENTE

Ao usar a mala direta como estratégia de marketing, você tem a opção alcançar os seus principais clientes e, com isso, aproximá-los da sua empresa. Esta estratégia pode ser boa para convidar os seus clientes fiéis para eventos ou para anunciar promoções exclusivas a este público. Reconhecer a importância dos seus consumidores é sempre positivo.

MALA DIRETA GERENCIA SEUS CLIENTES

Com a mala direta, você tem a possibilidade de impactar um maior número de pessoas, recuperando clientes inativos ou até mesmo abrindo a possibilidade de fazer vendas à distância. 

O envio de brindes ou de descontos é uma forma de mostrar que estes clientes são importantes para você e que existe um interesse do seu negócio em fortalecer os laços. Para isso, dedique-se a pesquisar as necessidades e gostos do seu público.

DOAÇÕES E FUNDOS

Outra maneira de destacar a sua empresa é realizar eventos para arrecadar doações para comunidades que necessitam de ajuda. Infelizmente, existem muitos casos de pessoas que precisam ser auxiliadas e com a mala direta você utiliza uma maneira mais sutil de dialogar com seu público sobre a causa. 

MALA DIRETA PARA VÁRIAS PESSOAS

Assim como o newsletter, que é enviado por e-mail, a tradicional mala direta de papel também pode ser enviada para várias pessoas. No entanto, ao invés de usar os softwares para envio de e-mail marketing, a empresa pode fazer uso da mala direta postal básica, que consiste em uma parceria com os Correios.

Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas podem realizar o envio de mala direta nos Correios. Porém, existem algumas orientações em relação às dimensões e às quantidades que podem ser remetidas. Embora seja importante conhecer os detalhes sobre o serviço de mala direta, trata-se de uma alternativa muito eficiente.

QUANDO E POR QUE USAR MALA DIRETA

É importante destacar que a mala direta tradicional não substitui o newsletter, uma vez que o seu objetivo é atingir um público diferente, como aquelas pessoas que não acessam a internet com frequência.

Quem se conecta com frequência pensa que a totalidade das pessoas acessa a web. No entanto, os consumidores que se mantêm conectados por longas horas durante o dia são, em geral, jovens. 

Assim, conforme a idade do seu público alvo, pode ser eficiente usar os meios de comunicação tradicionais, como a mala direta. Outra razão é que o número de e-mails que muitas pessoas recebem por dia é imenso e, por isso, existe o risco de elas excluírem o seu e-mail antes de lerem.

Além disso, se você não tiver os cuidados necessários na hora de enviar o e-mail marketing da sua empresa, ele poderá ser considerado pelo próprio servidor de e-mails como um SPAM, fazendo com que o destinatário nem receba a sua mala direta.

ALTERNATIVAS PARA ENVIO DA MALA DIRETA

A mala direta pode ser uma boa estratégia para enviar um cupom de desconto para o seu consumidor. Para usufruir do benefício, ele deverá recortar o código oferecido. Além disso, a mala direta funciona bem nos casos em que a empresa queira entregar um brinde para os seus clientes.

Ou seja, conforme o tipo de campanha publicitária que você estiver promovendo, poderá ser melhor um ou outro modelo de mala direta. Cada caso deve ser avaliado e pensado sobre quais as formas mais eficientes de se comunicar com o seu público-alvo.

Vale lembrar que, da mesma forma como a mala direta física conta com os gastos dos Correios, a mala direta virtual também envolve custos, como a contratação de um designer para montar o layout do newsletter, além do software para envio de mala direta. 

O QUE MAIS SABER SOBRE COMO FUNCIONA MALA DIRETA

A montagem do layout da mala direta exige muita atenção, tanto nos casos em que é entregue pelos Correios quanto nos casos em que é enviada por e-mail. A mala direta deve ter a mesma identidade visual da empresa. 

Sabe aquele logotipo usado por uma empresa e que você nem precisa ler o seu nome para identificar que a está vendo em algum lugar? É isso que você deve querer para a sua empresa. Isso se consegue ao fazer materiais publicitários, embalagens, sites e outros conteúdos sempre de forma idêntica.

É claro que, conforme a mídia, será necessário fazer adaptações, mas a essência deve ser a mesma. Além disso, as imagens presentes no material devem ser de alta qualidade, bem como a impressão de forma geral, no caso da mala direta de papel. Lembre-se ainda que o mais adequado é que a folha tenha um formato de correspondência.

Esses itens facilitam a entrega pelos Correios e, por isso, ao fazer o seu layout não se esqueça de que a folha vai ser dobrada. Também é preciso ter o espaço no local adequado para ser aplicada a etiqueta com os dados de cada destinatário. Em geral, isso é feito a partir de um banco de dados que é alimentado com os endereços atualizados de clientes e demais consumidores.

Gostou do nosso material? Você já sabia que, mesmo empreendendo na internet, é possível fazer uso das ferramentas mais tradicionais de comunicação para interagir com o seu público-alvo? Então não deixe de considerá-las na hora de definir o seu plano de marketing. 

Elas podem ser úteis em momentos bem específicos do seu negócio. Avalie quais caminhos podem ser mais eficientes dentro do seu segmento para que a sua empresa conquiste mais e mais clientes.

Artigo anteriorCronograma de marketing: como montar? [GUIA COMPLETO]
Próximo artigoComo vender pela internet: Guia prático e definitivo para vender mais!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA