(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Estratégias de marketing: como desenvolver? 5 dicas infalíveis

Por Marcio Eugênio | 10/03/2020
3225
|
0
Estratégias de marketing: como desenvolver? 5 dicas infalíveis

O marketing é um excelente aliado de quem trabalha com comércio. Se, no mundo das lojas físicas, sua aplicação já é crucial, no mundo das lojas virtuais se torna ainda mais importante, já que colabora diretamente para a atração e para a retenção dos clientes no comércio eletrônico. Ou seja: tem o poder de transformar visitas em vendas. 

Por essa razão, recomenda-se que todo gestor de loja virtual se dedique a entender os principais conceitos de marketing, de modo que possa aplicá-los de acordo com as características particulares do seu segmento e produto. A seguir, falaremos sobre estratégias de marketing para e-commerce. Fique atento! 

O QUE SIGNIFICA TER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Se você trabalha com vendas, já deve saber que um produto de qualidade não é o suficiente para crescer e se consolidar no mercado, não é mesmo? Para vender bem, é fundamental conhecer o mercado, ter entendimento sobre o público-alvo, saber em que canais deve investir e de que forma os produtos devem ser oferecidos.

Isso quer dizer que é preciso definir um plano. Afinal, não adianta entrar em contato com fornecedores, criar um comércio eletrônico e investir em publicidade se você não sabe exatamente quem quer atrair para a sua loja. A estratégia de marketing serve exatamente para guiar o gestor dentro de um mercado competitivo, aumentando as chances de acerto. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Mas, afinal, qual é a importância da estratégia de marketing para um negócio? Pois bem, o plano de marketing otimiza os recursos da empresa, reduzindo o investimento necessário para divulgação e aumentando as possibilidades de sucesso. Por esse motivo, toda a empresa que quer crescer de forma segura deve contar com esse recurso.

O plano de marketing aplica conceitos baseado em evidências percebidas a partir de um estudo. Desta forma, consegue tomar as melhores decisões dentro de diferentes cenários, criando um canal de comunicação sólido e coerente com as necessidades do público-alvo. O resultado? Uma marca forte e com alto potencial de crescimento. 

COMO FUNCIONA O MARKETING DE UMA EMPRESA?

O marketing de uma empresa varia conforme o tamanho do negócio. As grandes marcas contam com um setor inteiro dedicado ao marketing e à comunicação e, ainda, trabalham em conjunto com agências de publicidade. No entanto, empresas menores não dispõe de tantos recursos. 

Se você é um pequeno empreendedor e não tem dinheiro para contar com uma agência, poderá construir sua estratégia sozinho. É possível fazê-la rapidamente, gastando pouco e tendo um retorno satisfatório, com atração de novos clientes e aumento das vendas. Primeiro, pense nos objetivos do marketing, ou seja: que resultados quer obter. 

Depois, avalie o que será necessário para atingir esse objetivo, no público-alvo e nas ferramentas, que, uma vez estabelecidas, ajudarão a perceber o posicionamento e a identidade de seu negócio. Uma boa forma de atrair os consumidores é a partir da presença online, que é a grande onda do momento.

O custo inicial de um site ou de um sistema de e-mail marketing que irão solidificar a presença online pode ser mais alto do que o de ferramentas populares, como panfletos e cartões de visita. No entanto, esse investimento vale a pena, já que o potencial para atrair novos clientes é maior.

TIPOS DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Deu para ver que a aplicação do marketing pode trazer benefícios para o seu negócio, né? Vale saber que existem diferentes tipos de estratégias de marketing, que devem ser escolhidas conforme a necessidade da sua empresa e do público que você atende. A seguir, apresentaremos as principais: 

Marketing Inbound

Essa é uma das estratégias mais usadas e é possível que você já tenha estado diante dela muitas vezes. O marketing inbound se refere à captação de leads qualificados a partir de conteúdos pacíficos que buscam aproximar o público-alvo da essência da marca. 

Marketing Outbound

Esse tipo de estratégia, por sua vez, era aplicada com mais veemência antes do marketing digital. Ela faz uso de uma abordagem mais agressiva aos possíveis clientes, sem investir na criação de um relacionamento sólido com o público. 

Marketing Direto

Essa estratégia investe no contato direto com o público-alvo com a intenção de vender mais e, ao mesmo tempo, de gerar fidelização dos consumidores. Muitas empresas pequenas usam essa estratégia para complementar suas vendas. 

Marketing Mobile

Esse tipo de marketing é cada vez mais necessário, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais conectados. Em resumo, suas ações usam a tecnologia digital para impulsionar o elo entre as marcas e os clientes.

Marketing Promocional

Esse é outro tipo de marketing muito usado na internet, embora sua origem seja bastante antiga. Em resumo, o marketing promocional promove determinado produto ou serviço 

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia é cada vez mais adotada por marcas que queiram criar vínculos sólidos com seus consumidores. O marketing de conteúdo oferece à marca uma posição de autoridade e a permite compartilhar informações relevantes sobre o segmento em que atua. 

COMO ATRAIR CLIENTES COM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Agora que você já sabe sobre a importância das estratégias de marketing para o crescimento da empresa, vamos falar sobre a atração de clientes a partir dessas ações. Afinal, esse é o objetivo das marcas, não é? É claro que a implementação de marketing numa empresa é importante, mas a manutenção desse setor também deve ser pensada. 

Por isso, é fundamental criar uma estratégia que possa ser mantida ao longo do tempo, mesmo que, para isso, seja necessário adequá-la conforme as mudanças do mercado. A seguir, apresentaremos algumas dicas para atrair clientes a partir de uma estratégia de marketing consolidada: 

1. CRIAR UM BLOG

O blog é um ótimo canal para fortalecer a posição da marca como autoridade no segmento em que atua. Nas publicações, a empresa pode gerar conteúdo relacionado com o setor, sem tentar vender a todo instante. Tenha em mente que para ter melhores resultados, o blog deve colocar em prática as técnicas de SEO. 

2. PUBLICAR CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS

Assim como o blog, as redes sociais também são canais interessantes, já que é lá que as pessoas ficam em seu tempo livre. Redes como Facebook e Instagram são excelentes para compartilhar conteúdo de qualidade, que agregue valor à sua marca e atraia não somente seus clientes, mas também pessoas que se interessam pelo setor.

3. RECOMPENSAR OS BONS CLIENTES

Os clientes fiéis gostam de ser valorizados. Por essa razão, campanhas de fidelidade e de incentivo podem ser boas maneiras de dar uma bonificação para aquele público que compra com frequência em seu e-commerce. Além disso, esse grupo merece ser avisado antes sobre os pré-lançamentos. 

4. INVESTIR EM ANÚNCIOS

Os anúncios são responsáveis por levar clientes qualificados para a sua loja virtual. Sabendo disso, não há dúvidas que sua marca precisa investir nesse tipo de divulgação. Para aproveitar todo o potencial desta estratégia, certifique-se de criar comunicações para o seu público-alvo. 

5. CRIAR PROMOÇÕES VANTAJOSAS

As promoções são uma excelente maneira de incentivar a primeira compra daquelas pessoas que conhecem a sua marca, mas ainda não compraram dela. Assim, poderão ter contato com o produto e se certificar sobre a qualidade dos itens e do atendimento prestado, vindo a fazer novas compras no futuro.

COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

As estratégias de marketing  que apresentamos acima são apenas alguns exemplos do que uma marca pode fazer para atrair cada vez mais clientes. No entanto, cada marca necessita de ações específicas, que devem ser direcionadas de forma específica ao seu segmento e público-alvo. Por esse motivo é que é tão importante conhecer o mercado onde você atua.

Desta maneira, poderá criar uma ação que vá de encontro com as necessidades do seu negócio e, assim, colher bons frutos. A seguir, apresentaremos um passo a passo bem completo explicando como fazer uma estratégia de marketing para sua empresa. Confira: 

1. PESQUISE O SEU MERCADO

Antes de criar suas estratégias de marketing, você deve conhecer profundamente o mercado em que atua. Para isso, precisa saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos, bem como entender que tipo de necessidade eles ainda não atendem. Quanto mais aprofundada for essa fase de pesquisas, mais forte poderá ser sua atuação. 

2. SAIBA O QUE SEU PÚBLICO QUER

Entender as necessidades e desejos do público que você vai atender é muito importante para estruturar a estratégia de marketing da sua empresa. Afinal, a linguagem que você adotará para a comunicação deve ir de encontro com as expectativas desse grupo. Dialogue com essas pessoas e certifique-se de que você está indo na direção certa. 

3. PENSE NAS ESTRATÉGIAS

Cada objetivo requer uma estratégia de marketing diferente e cada estratégia de marketing requer um planejamento específico. Essa é a hora avaliar onde a marca quer chegar e traçar estratégias para isso. Não é preciso escolher só um tipo de marketing. Você pode combinar o marketing de conteúdo, por exemplo, com marketing promocional. 

4. APOSTE EM VÁRIOS CANAIS

Cada vez mais, é preciso estar presente para ser lembrado. Isso quer dizer que a marca deve estar em todos os canais de comunicação possíveis, desde que estejam alinhados com o público-alvo. Invista em um bom comércio eletrônico, crie um blog e tenha uma presença ativa nas principais redes sociais.

5. CRIE UM PLANO DE AÇÃO

Depois que conhecer o mercado, os concorrentes e o público, e determinar os canais onde marcará presença, será hora de colocar o plano em prática. Nesse ponto, é fundamental alinhar as ações entre toda a equipe e acompanhar as métricas durante a execução. Muitas vezes, é possível ajustar a rota antes do fim da campanha, revertendo os resultados.

Lembre-se que a abordagem das ações de marketing depende muito do seu posicionamento no mercado. Por isso, mesmo que você busque alguns exemplos de estratégias de marketing para se inspirar, deve saber que cada marca precisa criar as suas ações, que serão as responsáveis por conduzir a empresa na direção desejada. 

Pronto! Agora você já sabe exatamente o que deve fazer para criar uma estratégia de marketing para a sua empresa. Se você tem vontade de se aprofundar mais nesse tema, saiba que existe uma série de curso de marketing digital para lojas virtuais. Para conhecer mais, clique aqui.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados