E-business: seu negócio na internet e totalmente online

E-business: seu negócio na internet e totalmente online

628
0
E-business: seu negócio na internet e totalmente online
E-business: seu negócio na internet e totalmente online

Além de se comunicar com os consumidores, empresas já usam a rede mundial de computadores com colaboradores e fornecedores

O mundo dos negócios está ficando cada vez mais virtual e o seu negócio na internet pode ir além de uma simples relação online com o consumidor, passando agora incluir também outros processos importantes por meio da rede mundial de computadores, como sua relação com colaboradores e fornecedores. O que muitas empresas já fazem!

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Quando pensamos em e-business, pensamos apenas na presença de uma marca ou empresa na internet a na comunicação online que ela tem com o cliente, mas a verdade é que a definição desta palavra está muito além e a tecnologia pode provar isso. Você pode perceber como é fácil ganhar dinheiro na internet, ainda que não necessariamente coloque a mão no dinheiro, mas perceba o quanto pode economizar por meio deste negócio online.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

A definição de ‘Electronic Business’

O e-business significa qualquer negócio feito por meio eletrônico, tendo como o maior exemplo a internet. Hoje, toda marca e empresa precisa estar online para fechar novos negócios e prosperar. Só que está relação online já está acontecendo em outros setores de uma empresa e não só na parte de vendas e comunicação com o consumidor.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Já que a realidade está cada vez mais virtual, algumas relações quebram barreiras e avançam fronteiras. Quer um exemplo? Você pensou em montar negócio na internet? Se sim, a primeira coisa que fez foi buscar um fornecedor ou colaborador no principal buscador do mundo.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Certamente você não saiu ligando, buscando por orçamentos ou algo assim, também pudera já que até esses levantamentos podem ser feitos em poucos cliques, sem qualquer telefonema.

As 3 principais vantagens do E-business

Os benefícios de quem faz todo o processo de comunicação da sua empresa online são muitos e para facilitar listamos aqui algumas vantagens que empreendedores podem perceber na prática, no cotidiano do seu negócio.

➜ Lista vip

1) Comunicação mais rápida

A internet facilitou a comunicação e o mundo dos negócios é a maior prova disso. Barreiras foram rompidas e hoje empresas do mundo inteiro conversam, buscam alternativas para seus diferentes processos internos, desde logística até revenda de produtos ou serviços. É o que chamamos de globalização da economia.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

2) Custo mais baixo

Em tempos de turbulência econômica e política, o jeito é evitar gastos excessivos e focar no que a empresa realmente precisa. Ligar ou mesmo viajar pode ser extremamente importante em algumas situações, mas em outras a internet pode facilitar e muito. Na prática, a conversa com fornecedor, por exemplo, pode ser totalmente feita pela rede e para isso muitas áreas já estão preparadas e isso facilita para quem quer montar negócio na internet.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

3) Diferentes fornecedores e preços

Quem vai montar negócio na internet ou já tem sabe bem das vantagens do e-business. Uma das principais é poder encontrar diversos fornecedores e negociar bem os valores que estão sendo propostos. A concorrência permite um jogo de cintura maior na hora de fechar qualquer venda ou compra. Para quem busca junto com os fornecedores, a economia pode ser grande e proporcional as possibilidades, permitindo um negócio online de sucesso.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Só pensando nesses benefícios, já é possível visualizar como é fácil e vantajoso colocar um negócio online na prática.

Sistemas profissionalizados de E-business

Buscando ter um negócio online de sucesso, muitas empresas buscaram a sistematizar e profissionalizar seus sistemas internos de comunicação, agilizando assim todo o processo de compra e venda de materiais ou serviços.

➜ Como montar e-commerce

Com sistemas mais rápidos, até a produção de algumas empresas são mais personalizadas e focadas de acordo com sua demanda, evitando assim acúmulo de produtos ou até uma linha de itens fabricados excessivamente. Alguns pedidos são feitos até de forma automática de um lugar para o outro, sem muita burocracia.

Apesar deste exemplo intensamente industrializado, é possível colocar na prática do pequeno e médio empreendedor uma rotina mais sistematizada e online, que também vai facilitar muito para o empresário e também para o seu bolso. O negócio online de sucesso tem como uma das principais ferramentas à conversação online, usando não só instrumentos próprios, sendo possível hoje usar diversas plataformas de terceiros, como as redes sociais ou mesmo programas como Skype.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Como estruturar minha empresa no E-business

Para estruturar sua empresa e tornar ela um bom negócio online na prática, você precisa listar os departamentos que nela estão envolvidos e verificar o que cada um necessita para uma interação online. Por exemplo, quem tem uma loja virtual precisa vender pela internet. E seus produtos, é possível comprar pela internet também, considerando que o deslocamento, por exemplo, gera custo?

➜ Veja se seu site esta otimizado

Para facilitar, organize uma lista sobre essas áreas e pense sempre de forma digital. Prepare para sua empresa:

Uma apresentação digital (Comercial)
Tenha um site (Institucional/Comercial)
Utilize as redes sociais (Vendas/Comunidade)
Esteja online por meio de chats ou plataformas específicas (Institucional/Interno)
Tenha seu revendedores ou colaboradores online (Comercial/Vendas)

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

E tantos outros itens que podem entrar nesta lista e que vão permitir você gastar menos, investir o necessário e colocar o seu negócio online na prática.