Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

2250
0

Se você tem uma loja virtual certamente alguma vez já se perguntou será que eu estou fazendo a coisa certa? Ou então, teve vontade de saber qual era o melhor caminho para seguir e queria alguém que pudesse te guiar. Se você ainda não tem uma loja virtual, um dos fatores que te impede de tirar a ideia do papel são essas dúvidas. Como ganhar dinheiro? Onde anunciar? O que vender? Tentando responder todas essas dúvidas os lojistas buscam por consultoria de marketing.

Uma boa consultoria pode resolver todos os problemas de uma loja virtual, mas não é uma coisa milagrosa como a maioria das pessoas costuma acreditar. Quando você contrata um consultor ele vai avaliar como são feitas as ações de marketing na sua empresa. Primeiro o consultor apenas observa como a sua empresa trabalha o marketing, quais são os resultados esperados e os resultados alcançados. O consultor de marketing vai estudar o seu mercado, não importa se antes ou depois de fazer essa análise da sua empresa.

consultoria de marketing
O consultor tem uma visão mais técnica e fria, pois não está todos os dias na empresa

Se você não sabe quais são os resultados esperados das suas ações de marketing, muito menos quais são os resultados alcançados com ações, ou ainda se você não faz ações de marketing. Você realmente precisa de uma consultoria o mais rápido possível.

A próxima etapa para o consultor é apresentar as ações que podem trazer os resultados que a loja virtual precisa. E é nessa hora que o lojista precisa tomar mais cuidado, pois muitos consultores não são tão especialistas quanto dizem ser e propõe ações genéricas que funcionam para a maioria das pessoas, mas que para o seu negócio especificamente tem grandes chances de não funcionar.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de tênis esportivos, podemos dizer que você é um concorrente da Netshoes, pois todos os modelos que você tem, eles tem também. Porém na sua loja virtual não tem desconto de 57%, as compras no seu site não geram pontos no Multiplus, não tem a opção dividir o pagamento em 2 cartões. Na sua loja virtual o cliente não consegue pagar em 11 vezes sem juros. E muito menos ganha frete grátis.

consultoria de marketing
Dar desconto, não é colocar um preço absurdo e vender pelo preço normal

Ou seja, você pode fazer o melhor anúncio, ser o primeiro em todas as buscas, ter banners em todos os sites, e anunciar no Facebook e Instagram mas os clientes ainda vão continuar comprando da Netshoes. Porque cliente não gosta de anúncio, cliente gosta de oferta. Se você não pode oferecer condições melhores não use os seus esforços concorrendo, pois você vai perder essa batalha. Ache pontos onde a sua loja seja melhor, não só que as grandes, mas que qualquer concorrente.

consuloria-de-marketing
Olha só quanta vantagem pro cliente

Consultoria e-commerce

A sua loja virtual precisa de uma consultoria de marketing quando a única coisa que falta são bons anúncios, quando só ta faltando atrair mais clientes para as vendas acontecerem. Enquanto a loja virtual possuir qualquer outro tipo de dificuldade, nem sempre um consultor de marketing vai conseguir te ajudar. Existem lojistas que não fazem anúncios e ainda tem coragem de sair por aí reclamando. Se você não atrair visitantes para a loja virtual, como vai ter vendas? Como você acha que as pessoas chegam até sua loja virtual? Sim, são os lojistas que fazem os clientes irem até a loja virtual e não os ets, nem as forças de outro mundo.

Se você não faz anúncios na loja virtual, você está errado, muito errado! Só pra deixar isso bem claro. Com os conhecimentos que possui você pode criar anúncios, mensurar se os resultados estão agradáveis ou não, e depois contratar uma consultoria de marketing para te ajudar onde você errou, ou melhorar o que deu certo.

consultoria de marketing
é preciso medir e avaliar o resultado de cada ação de marketing

A outra opção é contratar a consultoria de marketing antes de iniciar os anúncios. Muitos lojistas não sabem como anunciar, não sabem onde anunciar, tudo isso porque não fazem a menor ideia de onde está o seu público. Não, pagar o valor mais caro do adwords não adianta nada se você não souber o que está fazendo, tem gente que consegue resultados ótimos investindo R$10 por dia e gente que não faz vendas investindo R$100 por dia.

➜ Os 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

A consultoria de marketing é uma ótima opção para direcionar o lojista para o lugar certo, para onde os clientes realmente estão. Outro fator importante é o lojista aprender junto com o consultor, e não simplesmente precisar de consultoria toda vez que quiser anunciar. As lojas virtuais que realmente vendem fazem anúncios todos os dias.

Consultor digital

A sua loja não precisa de consultoria de marketing quando passa por problemas técnicos, sim problemas técnicos, eles existem e assombram uma grande parte das lojas virtuais. E pior, os lojistas não sabem que os problemas existem, o que torna um simples detalhe um problemão. Como você já sabe, nós temos um canal no youtube onde postamos vídeos uma vez por dia de segunda a sexta, e são tantos vídeos que criamos alguns quadros e um deles se chama, Desmontando a Sua Loja Virtual. Um dos quadros mais aguardados pelos nossos seguidores.

Nesse quadro, visitamos as lojas virtuais e apontamos pequenos detalhes que podem estar prejudicando as vendas e em todos o vídeos realizamos uma compra na loja virtual, porém na maioria das vezes na hora de finalizar a compra acontece algum erro. São erros que impedem a compra, a loja virtual não faz login, não aceita pagamento, entre outras coisas.

➜ Curso E-commerce D Elite

Ou seja, os clientes que tentaram comprar tiveram a mesma dificuldade, foram embora sem comprar e o lojista não se deu conta de que algo estava errado, por isso tanta gente foi embora sem comprar. Não adianta fazer anúncios e ações de marketing para sua loja virtual se quando o cliente chegar lá ele não vai conseguir comprar.

Antes de contratar qualquer tipo de consultoria, verifique se a sua loja virtual não tem nenhum problema técnico. Consultoria de marketing não costuma ser um serviço barato, imagine investir para descobrir que a sua loja não está vendendo por problemas técnicos? Você mesmo poderia ter feito essa descoberta sem pagar nada.