Como utilizar o marketing estratégico em sua loja virtual

Como utilizar o marketing estratégico em sua loja virtual

1607
0
Como utilizar o marketing estratégico em sua loja virtual
Como utilizar o marketing estratégico em sua loja virtual

Leia nesse artigo como utilizar o marketing estratégico em sua loja virtual? E descubra a importância de ter ações bem definidas

Embora a maioria dos empreendedores imaginem, antes de começar o seu negócio, que desenvolver seja a parte mais difícil do negócio, logo eles irão saber como planejar costuma ser o mais desafio para aqueles que desejam iniciar um comércio eletrônico.

Simplo 7- Plataforma de e-commercePara conseguir se sair bem nessa etapa, somente com uma excelente estratégia de marketing. Atualmente, é encontrada muita informação na internet que o auxilia do melhor modo de conseguir promover o seu e-commerce.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

É possível encontrar ensinamentos para recursos como AdWords, You Tube, Inbound Marketing, SEO, além de tantos outros. Mas nada disso faz diferença se você não possuir o canal adequado para conseguir divulgar os seus produtos. E isso só é possível com um bom marketing estratégico.

Conseguir montar uma estratégia sólida de marketing é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. E aí, o maior desafio é encontrar o equilíbrio entre o marketing operacional e o estratégico. Aqui nesse texto, daremos ênfase no marketing estratégico e em como ele pode ser fundamental para a sua loja.

Saiba o que é marketing estratégico?

Empresas usam o marketing estratégico atualmente para conseguir criar bons planos que visem satisfazer e conquistar clientes ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade e a rentabilidade. Desse modo, o marketing estratégico costuma ser usado para identificar, principalmente, as necessidades dos clientes, orientando todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Logo, o marketing estratégico acaba determinando quais serão os recursos e as ações que precisarão ser tomadas em um certo período de tempo. Ele, por fim, irá ajudar uma empresa a se tornar mais inovadora e, com isso, ter maior inserção no mercado em que atua.

Como se pode ver, é no marketing estratégico que passam a ser definidas quais tipos de canais que a sua empresa irá usar para as promoções e quais serão os prazos e as metas para conseguir se alcançar os objetivos que foram estabelecidos. Entre os elementos essenciais que precisam estar nesse planejamento, estão:

– Defina objetivos realistas;
– Analise quais são as falhas do seu plano de marketing feito anteriormente;
– Crie táticas que possam tornar seu negócio mais eficaz;
– Não se furte de propor ações que ajudem na melhora do desempenho das ações já estabelecidas;

Você sabe as diferenças entre o marketing operacional e o marketing estratégico?

A diferença existente entre esses dois tipos de marketing costuma não estar clara para a maioria dos donos de lojas virtuais e para os empreendedores, de uma forma geral. É comum que muitos gestores acabem pulando essa parte do planejamento e assim passem direto para a parte da ação, o que logicamente, acaba trazendo prejuízos a longo prazo. O marketing do seu empreendimento precisa ter uma estratégia completa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Ele precisa começar no planejamento, ter uma execução e uma análise de dados dos resultados obtidos. Nessa ordem, o marketing estratégico acaba sendo o primeiro e fundamental passo para as ações de marketing que você irá desenvolver.

Será somente após ter planejado tudo (ações, público alvo, resultados que deseja alcançar e prazos) que irá entrar em cena o marketing operacional. Assim, podemos dizer que o marketing estratégico irá se ocupar de entender o mercado e como o público recebe seus produtos, enquanto o operacional irá se envolver diretamente com a promoção deste produto.

Qual é a importância do marketing estratégico para o seu comércio eletrônico?

O marketing estratégico costuma ter uma importância fundamental não apenas para o comércio eletrônico, mas para qualquer tipo de negócio. Mas, as lojas virtuais, principalmente aquelas que lidam com marketing online, acabam necessitando ainda mais desse serviço, já que será por essas mídias que eles irão promover os seus negócios por diferentes canais.

Logo, isso acabará se constituindo como um terço do esforço total do marketing. Uma estratégia eficiente de marketing para lojas virtuais irá começar pela análise da compreensão de como o seu negócio funciona de fato. Isso acaba incluindo até mesmo a compreensão de toda a concorrência e também da sua cadeia de produção.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Após isso, o seu plano de marketing também irá precisar ter uma total familiarização de qual é o seu negócio e o produto que é oferecido para ele. Com isso, é necessário identificar os pontos fracos e fortes. Isso dará um panorama claro do que você pode ofertar aos seus clientes.

Novos produtos versus produtos existentes

É necessário saber que existem estratégias de marketing digital especializadas diferentes para produtos já existentes e para produtos novos. É por isso que se faz importante a realização de uma correta pesquisa que saiba identificar o seu público alvo e de como será a recepção deste ao seu novo produto.

Quais os pilares do marketing estratégico para e-commerces?

Se você ainda possui dificuldade para compreender, veja abaixo quais são os pilares do marketing estratégico voltado exclusivamente para o comércio eletrônico.

Confira:

– Determine qual é a sua capacidade de negócio e se o seu posicionamento está realmente em sincronia com os objetivos de marketing;

– Saiba conquistar e sensibilizar uma boa presença digital para os seus produtos, para sua marca e para seus serviços;

– Saiba compreender o que de fato é o seu negócio e o que faz dele o único no seu mercado;

– Saiba como direcionar o tráfego para o seu site através de publicidade online, por meio de SEO, de referências feitas em blogs, redes sociais e por sites frequentados pelo público em geral;

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

– Analise os resultados e busque continuamente a procura de formas para conseguir melhorar o desempenho das suas ações de marketing;

– Saiba converter os visitantes do seu site em clientes pagantes sabendo como identificar corretamente qual é o seu público alvo e no que ele está interessado em receber de você. Com essa identificação, saiba como otimizar a experiência online para eles.

Como é possível ver, não há segredo no modo de como fazer marketing estratégico para o comércio digital, mas para tanto é necessário de esforço. Assim, caso seja feito de uma forma correta, ele acabará trazendo um ótimo retorno para a sua empresa tanto no médio quanto no longo prazo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado
Artigo anteriorDomínio grátis é uma boa ideia para loja virtual?
Próximo artigoO que é migração de loja virtual e como fazer
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA