Como usar conteúdo a favor de seu negócio

Como usar conteúdo a favor de seu negócio

582
0

Atualmente, na Internet, uma das maneiras mais seguras de conseguir notoriedade e se tornar alguém de destaque em sua área é produzindo conteúdo de qualidade. Mas o que é conteúdo de qualidade e como ele pode ser usado em favor de seu negócio?

Criar marketing de conteúdo é uma maneira de engajar o público e fazer sua rede de clientes crescer. Para isso é preciso criar conteúdo relevante, atrair e envolver os usuários para criar uma percepção positiva de sua marca.

O marketing de conteúdo vai permitir que você crie conteúdo de qualidade, aumente seu alcance e seu tráfego e consiga mais vendas para seu negócio. Mas primeiro você precisa de um entendimento maior sobre o que é o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve produção de conteúdo – sejam posts, vídeos, texto, imagens, infográfico, podcasts ou outros – que sejam de interesse do público-alvo de sua empresa. Seu objetivo é atrair clientes de maneira espontânea.

Ele é usado como uma maneira de engajar esse público-alvo e crescer sua rede de potenciais clientes por meio dessa criação de conteúdo. Com isso você atrai clientes e também gera uma percepção positiva ao redor da marca de seu negócio, porque consumir conteúdo de qualidade torna o cliente mais satisfeito.

Como criar conteúdo de qualidade para seu negócio

Agora que você sabe o que a estratégia de marketing de conteúdo, como você pode usá-la em seu negócio?

Em primeiro lugar você precisa criar conteúdo que seja relevante para seu público. Diferente de muitos profissionais, que só se interessam em falar sobre seus produtos e os benefícios deles, bem como sobre o trabalho de sua empresa. Isso não é bom conteúdo. O bom conteúdo agrega conhecimento para quem o consome. Ele responde dúvidas, ensina algo para que lê (ou ouve, ou assiste).

Quando seu conteúdo é útil, você ajuda seu público e torna eles futuros clientes. É possível até que eles compartilhem em suas redes ou falem para amigos. Você terá promoção sem gastar por isso.

Bom conteúdo responde dúvidas

O bom conteúdo é aquele que realmente ajuda aos outros. Ele é do interesse de quem lê, tanto que é possível que os leitores compartilhem seu conhecimento com os outros. Mas esse tipo de conteúdo não é fácil de se fazer, é preciso trabalho duro.

Para isso é importante que seu conteúdo não seja superficial, que ele seja profundo e detalhado. É preciso pesquisar bastante sobre os temas que você vai tratar, responder as dúvidas e esmiuçar o que vai falar.

Pense como seu cliente pensa, converse com ele. Muitas pautas vão surgir quando você estiver respondendo a dúvidas, ou lendo sugestões nos comentários. Eles são uma fonte inesgotável de opções, ouça-os sempre.

Outro cuidado que sempre é necessário é checar os dados apresentados e disponibilizá-los em seu texto. Pode parecer bobagem, mas é a sua credibilidade em jogo, então é bom sempre checar duas vezes números antes de postar, e deixar a fonte a mostra.

Sua cara em seu conteúdo

Quando se trabalha com conteúdo, é importante saber que ele também é parte da imagem que sua empresa passa para o mundo. A maneira de falar, a escolha das palavras, todos esses aspectos precisam coincidir com a identidade de sua empresa.

Por isso é preciso ser cuidadoso com o que você fala ou posta. E também faz-se necessário saber o que pensa seu público-alvo, para conseguir impactá-los melhor.

Com o tempo os usuários vão começar a conhecer melhor sua maneira de escrever, o visual de seu site, sua maneira de falar. Você vai ter uma cara conhecida, que será associada diretamente a sua empresa. Por isso é importante ser extra-cuidadoso. Seus eventuais erros vão refletir na empresa.

O conteúdo no marketing de atração

O conteúdo pode ser útil para seu negócio se combinado com uma estratégia de marketing de atração (inbound marketing), ou seja, uma estratégia que busque captar clientes sem usar de maneiras invasivas.

No marketing de atração, você usa conteúdo para atrair a atenção do cliente, fazer com que ele conheça seu trabalho. Com o tempo, ele passa a confiar mais em você, e realizar a venda se torna cada vez mais fácil, especialmente se você fizer um bom trabalho de relacionamento com seus clientes.

É fundamental ser uma autoridade em seu campo, para o marketing de atração funcionar. Você precisa ser reconhecido e comprovar seu conhecimento para que os clientes confiem em você. E a maneira mais segura de fazer isso é criando conteúdo de qualidade. Postagens de blog, livros, e-books, um canal de vídeo. Tudo é útil para provar que você realmente entende sobre o que está falando.

O marketing de atração tem quatro etapas de venda: atrair, converter, vender e encantar. O conteúdo é usado em todas, mas é fundamental no primeiro passo.

Durante a fase de “atrair”, a maneira mais comum de atrair a clientes é através de seu conteúdo. Seja ele postagem de blog, vídeos, podcast, ou outros, ele é a isca que o cliente vai morder para conhecer você.

Depois, na fase de “converter”, é pela qualidade de seu conteúdo que o cliente vai ficar e seguir interagindo, talvez assinando sua newsletter ou e-mail marketing, curtindo sua página ou canal, depende da maneira que você usa para se comunicar. Seu objetivo aqui é conseguir o contato dele.

O conteúdo não é tão importante na etapa da “venda”, porque aí o que importa é sua capacidade de vender, mas foi fundamental para trazer seu cliente até aqui.

E na última etapa, que é encantar, talvez seja a parte em que seu conteúdo seja mais importante. Depois que você realizou a venda, é importante seguir apresentando um bom trabalho para seu cliente. Oferecer conteúdo exclusivo para ele é uma opção.

Usar estratégias do marketing de atração é uma excelente opção para seu negócio, principalmente se você confia no conteúdo que oferece.

Aqui você encontrou dicas e motivos para apostar em estratégias de conteúdo para melhorar seu negócio. Com um conteúdo de qualidade, vai perceber que seu negócio vai ser mais respeitado e conseguirá mais leads. Boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA