Como fazer e-mail marketing: passo a passo prático e simples

Como fazer e-mail marketing: passo a passo prático e simples

2358
0
Como gerar lista de E-mail para sua loja virtual
Como gerar lista de E-mail para sua loja virtual

Os e-mails ainda são o maior divulgador de marketing, superando as mídias sociais e podendo trazer para você um grande número de clientes

A opção por uma lista de e-mail sempre traz novas oportunidades no e-commerce, essa lista deve estar sempre em construção pois a era digital está em acelerado e constante crescimento.

Quer saber como fazer e-mail marketing, e não sabe por onde começar? Veja o passo a passo prático e simples + dicas de e-mails marketing para loja virtual!

Qual é a função do E-mail marketing?

Os e-mails marketing são uma forma muito mais rápida e eficiente de atrair clientes e mostrar seu produto. As redes sociais possuem um certo nível de atenção, mas quando se analisa o resultado efetivo o marketing passa na frente, as redes sociais mudam no decorrer dos anos.

O início tem um alto tráfego mas depois a queda de interesse pela rede social cai, outras formas de se comunicar e se manter informado surgem, redes sociais não são fontes seguras de notícias, entretenimento elas estão sendo deixadas de lado, agora os e-mails sempre são usados, todos os dias cada pessoa checa seu e- mail umas 4 vezes ou mais por dia, o e-mail é mais pessoal, é mais direto e o resultado é maior.

Como criar uma lista de e-mails?

Você pode ter tantas horas em um dia quanto Beyoncé, mas criar uma lista de e-mails a partir do zero é um trabalho árduo, especialmente quando você já está ocupado construindo seu e-commerce, criando conteúdo e fornecendo suporte ao cliente.

Com tudo o mais que você tem, você pode ficar tentado a comprar uma lista de e-mail para começar, mas, por favor, não.

Construir sua própria lista é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu negócio. Quando você cria sua própria lista, você vai acabar com uma de maior qualidade.  Além disso, há tanta coisa que você pode fazer para criar uma lista de e-mails gratuitamente, por que você se incomodaria em comprar uma?

A mídia social é uma excelente maneira de se manter envolvido com seus clientes e gerar novos leads. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar as redes de mídia social para criar sua lista de e-mails sem abrir sua carteira.

1. Adicione um CTA à sua Bio

Em vez de usar sua biografia para falar sobre o quanto você ama a praia, por que não usá-la para um call to action que vai criar sua lista de e-mail?

Você pode fazer isso com qualquer plataforma de mídia social. Facebook e instagram têm uma pitada divertida de emojis que estão quebrando suas palavras-chave. Além disso, observe que ambos usam a palavra “livre” em sua chamada à ação.

2. Afixe um Tweet com um CTA

O Twitter permite que os usuários fixem um tweet importante no topo de seu feed, o que representa uma excelente oportunidade para um call to action. Os tweets fixados são os primeiros que aparecem sempre que alguém acessa sua página de perfil, portanto, certifique-se de usar o espaço a seu favor para criar sua lista de e-mail.

3. Crie um post de CTA no Instagram

Sim, você pode rodar anúncios no Instagram da mesma forma que pode fazer anúncios no Facebook, mas estamos falando de “grátis” aqui, pessoal. Até agora, a melhor maneira de criar um post de ação para o Instagram é criar uma bela imagem com um texto indicando “Link in bio” ou algo parecido.

Essa é uma ótima opção se você criar muitos ímãs de lead ou atualizações de conteúdo. 

4. Definir um CTA na sua página do Facebook

Você pode incluir um apelo à ação na sua página do Facebook para incentivar os visitantes a se inscreverem na sua lista de discussão.

5. Criar um grupo do Facebook somente para assinantes

A exclusividade é uma ótima maneira de aumentar sua lista. Ao iniciar um grupo no Facebook apenas para assinantes confirmados, você não apenas incentiva as inscrições, mas também incentiva inscrições de pessoas genuinamente interessadas no que você oferece.

6. Coloque o seu CTA no Pinterest

O Pinterest é um mecanismo de busca visual incrivelmente poderoso, ótimo para o marketing. Você pode usar uma ferramenta gratuita como o Canva para criar imagens bonitas e dignas de pin para acompanhar suas chamadas à ação e destacar.

7. Use histórias do Instagram

Histórias do Instagram são ótimas para engajamento. Se você tiver uma conta comercial com 10.000 ou mais seguidores, poderá incluir links nas histórias que os visitantes podem acessar deslizando na imagem ou no vídeo.

Como criar uma lista de e-mails gratuitamente usando seu site

Você se lembra de quando todos pensavam que os sites estavam desaparecendo? Quando as empresas começaram a fechar seus sites em favor das páginas do Facebook? Você percebe como 11 anos depois os sites ainda estão por aí e ainda são considerados vitais para uma presença online abrangente?

Um site pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento de sua lista de e-mail gratuitamente. Aqui estão algumas maneiras de manter seu site relevante e envolvente.

Crie conteúdo original

Seja qual for a área em que você está, a criação de conteúdo original de qualidade atrai as pessoas interessadas em sua marca. Além disso, o conteúdo do site pode ser otimizado para o mecanismo de pesquisa a fim de garantir que seu site apareça nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Ofereça Upgrades de Conteúdo

As atualizações de conteúdo são muito eficazes para gerar leads, pois oferecem algo de valor em troca de informações de contato. Você não precisa usar pop-ups para fornecer esses ímãs ou atualizações de leads. Você pode incluir um simples link ou gráfico e seu sistema de entrega.

Otimize sua página “sobre nós”

Se um visitante estiver olhando para sua página Sobre nós, é seguro supor que ele está interessado em saber mais sobre sua marca. Basta adicionar uma simples sinopse sobre os benefícios de fazer negócios com você e incluir uma forma optin para gerar novos assinantes.

Lembre-se isso é gratuito. Mas, se você estiver interessado em investir um pouco de dinheiro, vá em frente!

Vamos aprender qual é o objetivo da lista, você pode até contratar um serviço de E-mail marketing, mas para isso precisa ter o objetivo da estratégia que pode ser:

  • Promover produtos
  • Captar e educar leads
  • Gerar autoridade com conteúdo enviado por e-mail
  • Se posicionar como autoridade no assunto
  • Manter a audiência engajada
  • Divulgar os artigos de sua página ou blog
  • Encabeçar um lançamento

>Como atrair cliente com e-mail 

Existem muitos objetivos, basta analisar e saber quais se encaixam com o seu.

O que procurar em uma boa ferramenta de marketing por e-mail?

Um bom serviço de e-mail marketing deve permitir que você crie newsletters de e-mail altamente envolventes com uma interface de usuário fácil (idealmente arrastar e soltar).

Você deve ser capaz de enviar facilmente e-mails em massa que são realmente personalizados e segmentados sem muito trabalho. Isso também é conhecido como automação de marketing.

Além disso, sua forma de como fazer e-mail marketing deve facilitar o gerenciamento de seus contatos, segmentar usuários em grupos e acompanhar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing.

Mais importante, um bom serviço de e-mail marketing garante que seus e-mails não acabem na pasta de spam.

Como fazer e-mail marketing: passo a passo

Criar campanhas de email marketing atraentes requer um equilíbrio de estratégia e execução. Mas atingir esse ponto ideal não é apenas um jogo de adivinhação para colocar seu melhor e-mail adiante.

Nosso e-mail marketing para iniciantes abrange tudo o que você precisa saber para começar a usar o marketing por e-mail, incluindo:

  • Alinhamento com as partes interessadas em metas para suas campanhas de marketing por email;
  • Configurando projetos de email simples e fáceis de editar;
  • Escrever, editar e formatar cópia de e-mail;
  • Garantindo que você tenha configurado grupos de cancelamento de inscrição;
  • Decidindo o tempo de envio ideal para suas campanhas de marketing por email;
  • Medir o envolvimento do destinatário e outras métricas importantes.

Aprender a criar campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas pode parecer dificil, no entanto, quando você se sentir mais à vontade com o processo e o fluxo de trabalho, cada uma das suas próximas campanhas de e-mail será mais natural.

Etapa 1: defina metas mensuráveis

Considere a grande figura do seu programa de e-mail marketing para ser o que você deseja realizar com cada campanha de e-mail específica. Você quer que seus e-mails impulsionem as vendas ou deseja aprimorar seu engajamento por e-mail? Você também pode experimentar enviar e -mails de reengajamento para poder limpar sua lista de marketing por e-mail. 

Uma vez que você tenha pregado o “porquê” por trás de sua campanha de marketing por e-mail, configure (e documente) seus objetivos. Alguns exemplos de objetivos simples e fáceis de medir podem incluir:

  • Aumente sua taxa de abertura em 25% em 6 meses;
  • Expanda sua lista de emails em 15% a cada trimestre;
  • Gere taxas de conversão ao medir quem se inscreve no seu produto ou serviço por meio de sua campanha de e-mail;
  • Implemente um novo teste A/B com cada campanha que incorporou elementos vencedores.

Não importa qual seja seu objetivo, assegure-se de que ele seja claro, simples e mensurável. A documentação dos seus objetivos mantém o seu programa responsável, mas também fornece uma estrutura para você ver como as campanhas estão melhorando ao longo do tempo.

Alinhar com seus stakeholders metas e responsabilidades

Entre em contato com qualquer pessoa que esteja envolvida de forma regular ou tangencial com o processo de campanha de marketing por e-mail. Determinar alguns pontos de propriedade para que não haja surpresas no caminho.

Tente responder às seguintes perguntas antes de criar sua campanha de marketing por e-mail:

  • Quem recolhe o conteúdo?
  • Quem escreve a cópia?
  • Você trabalhará com um designer para imagens personalizadas ou onde obterá materiais artísticos e criativos para seus e-mails?
  • Quem revisa os emails de teste?

Colocar um tempo extra antecipadamente para responder a essas perguntas agora, em vez de mais tarde, economiza muito tempo e potencial recuo adicional no processo de criação de campanhas de e-mail.

Etapa 2: escolha um modelo de email ou crie um do zero

O próximo passo na criação de uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida é decidir se você criará cada campanha a partir do zero ou aproveitará modelos de e-mail pré-fabricados e personalizáveis. 

A última opção fornece uma versão consistente de suas campanhas de email em um curto período de tempo.

A menos que você tenha tempo e recursos para criar uma campanha de e-mail marketing para loja virtual a cada vez, considere o modelo de e-mail como um design de e-mail direcionado. Você pode comprar, acessar os gratuitos aqui ou trabalhar com um designer de e-mail e desenvolvedor. 

O que você escolher, ter acesso a um modelo tornará sua vida como um profissional de marketing por e-mail muito mais fácil!

E não se estresse – seus modelos de e-mail não precisam ser extravagantes ou complicados. 

Quanto mais complicado você fizer os projetos, mais arrisca confundir seus destinatários e não permite que as partes importantes do seu e-mail tenham seu próprio espaço.

Alguns elementos de design a serem considerados são o cabeçalho/rodapé e o uso de espaço em branco em todo o modelo de e-mail.

Cabeçalho e rodapé do e-mail

O cabeçalho e o rodapé são locais para reforçar sua marca e fornecer uma experiência consistente para seu destinatário. O cabeçalho pode ser algo tão simples quanto o seu logotipo. E o rodapé deve incluir os links para seus canais sociais, seu link de cancelamento de assinatura e seu endereço físico da empresa.

Espaços em branco

É sempre melhor se apoiar em muito espaço em branco, pois os designs de e-mail podem se tornar confusos com muitos elementos.

Os modelos modulares permitem que qualquer pessoa arraste e solte peças de conteúdo, além de movê-las com base nas necessidades do e-mail específico.

Etapa 3: Escreva uma cópia de e-mail atraente

Considere lidar com cada componente de cópia de e-mail individualmente para fazer com que toda a tarefa pareça menos complicada. As seguintes partes do conteúdo aparecem antes de um destinatário abrir seu email:

De nome, linha de assunto, texto de pré-visualização

Convencer um destinatário a abrir seu e-mail exige envolver linhas de assunto, visualizar textos e nomes. Aqui estão alguns indicadores para cada componente para ajudar você a otimizar cada um deles e aumentar as chances de um lançamento:

Do nome – Pare de usar um não-resposta em seus e-mails! Isso cria uma experiência genérica e hostil e provavelmente desestimulará a abertura dos destinatários. Tente usar o nome da sua marca para que não haja dúvidas sobre quem são seus e-mails 

Espaço de assunto – O primeiro ponto de contato que você pode fazer com seu destinatário é o assunto, então vale a pena dar atenção especial a ele !

Descreva o que está no seu email, mas você não tem (nem tem espaço) para cobrir tudo. Escolha uma coisa para destacar. 

Visualizar texto – Se você não conseguiu ajustar tudo o que queria dizer em sua linha de assunto, o texto de visualização é uma ótima oportunidade para expandir os pensamentos que você ainda deseja transmitir antes da abertura real. 

Headlines, corpo de texto e CTAs

Quando o destinatário decide que seu e-mail é digno de abrir, os próximos itens de conteúdo que eles veem são as manchetes, a cópia do corpo do trabalho e a call-to-action (CTA).

Tente escrever primeiro a sua cópia do corpo, seguida do título e, depois, do CTA. Com exceção dos guias de gramática e estilo, não existem regras rígidas e rápidas para copywriting, já que é a parte mais artística do processo de campanha de email marketing. Mas cada cópia bem-sucedida compartilha alguns temas:

  • É conversacional, não genérico. Esta arte, sem dúvida, leva prática consistente para dominar. Quanto mais você escreve, mais confortável você ficará com este passo.
  • É escrito com uma compreensão profunda do público/leitor, a fim de construir as conexões emocionais certas.
  • Com foco no benefício para o leitor -o que está nele para eles e por isso é que vale o seu tempo?

Imagens

As imagens em uma campanha de marketing por e-mail fornecem uma experiência visual aprimorada. As imagens são muitas vezes uma reflexão tardia ou não são usadas de todo. Mas ter uma estratégia por trás da seleção das imagens para suas campanhas de e-mail (ou qualquer recurso de conteúdo) melhora a experiência que seu destinatário tem com seu e-mail.

Ao escolher imagens para suas campanhas de marketing por e-mail, considere aquelas que representam conceitos ou interpretações dos tópicos incluídos em sua campanha de marketing por e-mail. Procure por imagens simples, mas ousadas, que atraiam a atenção, mas não distraiam muito o destinatário. Pode demorar um pouco mais do que o esperado, mas gastar tempo extra na seleção de imagens ajuda sua campanha por e-mail a aparecer!

Etapa 4: Cumpra as regulamentações de e-mail para ficar de fora da pasta de spam

Mesmo que você esteja criando campanhas de e-mail bonitas e envolventes, alguns destinatários ainda podem querer cancelar a inscrição – a caixa de entrada é um local barulhento! Embora a configuração de um grupo ou opção de cancelamento de inscrição possa ser considerada uma etapa secundária, a falta de uma maneira de cancelar a inscrição de suas campanhas de e-mail marketing pode causar consequências desastrosas para a capacidade de entrega e a reputação do remetente se você ignorá-las.

Remova os inscritos não-inscritos da sua lista de e-mail

Simplesmente ter uma grande lista de e-mail marketing não garante o seu sucesso e, se a sua lista estiver cheia de destinatários descomprometidos, pode estar fazendo mais mal do que bem! 

Etapa 5: Analise, teste e envie sua campanha de marketing por e-mail

Compilar e usar uma lista de verificação de pré-envio por e-mail minimiza sua chance de campanhas com erros. Verificar ortografia/cópia, links e variações do navegador são itens importantes para revisar antes de enviar uma campanha de e-mail marketing.

No mínimo, certifique-se de enviar um e-mail de teste para pelo menos uma outra pessoa para que ele possa revisar e editar a cópia, verificar links e revisar a formatação geral da sua campanha de marketing por e-mail.

Depois que seu e-mail for totalmente revisado, é hora de enviar ou agendar suas campanhas. Você deve enviar agora ou agendar pra depois? Essa decisão dependerá muito de onde a maioria dos seus destinatários reside e se você vê um engajamento maior em determinados dias ou em determinados horários do dia.

O teste A / B é uma ótima maneira de descobrir isso!

Evite enviar e-mails no topo da hora. O envio em horários “off time” como 8 ou 22 minutos após a hora reduz a possibilidade de seus e-mails se atrasarem se os ISPs, como o Gmail ou o Yahoo, precisarem processar uma sobrecarga de e-mails.

Etapa 6: Avalie seus resultados

Depois de agendar ou enviar sua campanha de marketing por e-mail, é provável que você sinta uma onda de alívio. E muito do seu trabalho acabou (pelo menos até o próximo envio!). Mas não se esqueça de que você deve gastar tanto tempo medindo suas campanhas de e-mail quanto construindo-as.

Felizmente, as campanhas de e-mail marketing produzem muitos dados que indicam a saúde do seu programa de e-mail. Algumas métricas importantes a serem observadas incluem:

  • Abertura única
  • Taxas de cliques
  • Taxas de cancelamento de inscrição
  • Reclamações de spam

Você não precisa medir todas as últimas métricas disponíveis para você, mas certifique-se de monitorar continuamente as mesmas 5 ou 6 métricas para cada campanha, de modo a obter uma visão completa do desempenho de suas campanhas de marketing por e-mail.

Os e-mails ainda são o maior divulgador de marketing, superando as mídias sociais e podendo trazer para você um grande número de clientes, a opção de ter uma lista de e-mail sempre traz novas oportunidades no e-commerce, essa lista deve estar sempre em construção pois a era digital está em constante crescimento.

COMO USAR E-MAIL MARKETING NA SUA LOJA VIRTUAL

E-MAIL DE MARKETING O BUSCADOR DE CLIENTES

Ao se fazer uma lista de E-mails, você pode:

  • Promover sua página, produto, serviço.
  • Interagir com os leitores, clientes e seguidores
  • Consegue mais tráfego para seu site
  • Suas conversões são consideráveis
  • Obter mais lucro com os que se vende e afiliados

Os e-mails de marketing são uma forma muito mais rápida e eficiente de atrair clientes e mostrar seu produto, as redes sociais possuem um certo nível de atenção, mas quando se analisa o resultado efetivo o marketing passa na frente, as redes sociais mudam no decorrer dos anos.

O início tem um alto tráfego mas depois a queda de interesse pela rede social cai, outras formas de se comunicar e se manter informado surgem, redes sociais não são fontes seguras de notícias, entretenimento elas estão sendo deixadas de lado, agora os e-mails sempre são usados, todos os dias cada pessoa checa seu e- mail umas 4 vezes ou mais por dia, o e-mail é mais pessoal, é mais direto e o resultado é maior.

COMO COMEÇAR A LISTA DE E-MAILS

Vamos aprender, qual é o objetivo da lista, você pode até contratar um serviço de E-mail marketing, mas para isso precisa ter o objetivo da estratégia que podem ser:

  • Promover produtos
  • Captar e educar leads
  • Gerar autoridade com conteúdo enviado por e-mail
  • Se posicionar como autoridade no assunto
  • Manter a audiência engajada
  • Divulgar os artigos de sua página ou blog
  • Encabeçar um lançamento

UTILIZE UM SOFTWARE DE E-MAIL MARKETING

Software de e-mail é uma ferramenta que permite o envio de mensagens em massa para os assinantes da sua lista, quando o software é integrado em seu blog, ou na landing page, os contatos dos assinantes vão para o sistema.

Depois dos dados armazenados é preciso programar os e- mails que serão enviados para eles, esse procedimento garante o contato pós cadastro, você pode pesquisar tipos de softwares para poder realizar essa tarefa para sua página ou blog.

FAÇA OFERTA DE CONTEÚDO

Agora você vai transformar seu visitante em um lead ao oferecer a ele um produto de conteúdo grátis, exemplo um e-book com um tema que o informe sobre algum assunto de seu interesse, existem outros tipos de que podem usar essa mesma técnica como:

  • Podcast: formato em áudio com conteúdo útil ao usuário
  • Webnários: seminário online
  • Whitepapers: produto semelhante ao e-book, mais completo
  • Infográfico: Formato com texto e imagem

A intenção é produzir um conteúdo completo exclusivo e que sirva de incentivo para seu usuário, é possível contratar serviços de um profissional freelancer ou agência de produção.

ATENÇÃO A LANDING PAGE

A landing Page ou página de captura é ela que atrai o visitante e o transforma em leads, ela precisa ser uma página direta e simples possível, não ter nada que faça o visitante se desligue do assunto chave, nenhum link que o redirecione para outra página ou alguma imagem, a atenção do visitante é somente ao conteúdo criado.

Ao criar o formulário pergunte coisas e assuntos específicos, detalhes, perguntas que a maioria tem dúvida, algo que alguém nunca perguntou, tente ser a mais detalhista possível cidade onde a pessoa mora, sua profissão, seu dia a dia, estudos que pretendem fazer e muito mais.

FAÇA VOCÊ MESMO SEU E- MAIL MARKETING

Não pense em apenas vender: Esse não é o objetivo inicial, enviar propagandas, descontos, mas sim informar oferecer informação, sobre assuntos variados de acordo com o perfil do cadastro que a pessoa realizou.

Como criar assuntos de e-mail marketing chamativos?

Existem diversas palavras que são aconselhadas a serem colocadas em assuntos de e-mail marketing para que se consiga chamar a atenção do cliente. É necessário conhecer as frases de venda que fazem sucesso com o seu público para colocá-las no conteúdo. O título de um e-mail deve ser curto e eficaz, portanto é importante que esses termos sejam os mais ricos possíveis, sem perder o sentido e a ligação com o público.

As palavras que chamam mais atenção são as que expressam a ideia de que se o usuário não abrir aquele e-mail agora, pode acabar perdendo uma ótima chance. Por isso, é interessante usar termos como: últimas horas, só hoje, última chance, oferta relâmpago.

Caso o usuário se interesse pelos seus serviços em geral, a chance de ele abrir o e-mail e clicar para conferir do que se trata é muito maior. Além disso, também há outras palavras que acabam chamando a atenção como: novo, completo, garantido, sensacional, rápido, melhor, segredo e desafio. Essas palavras são extremamente motivadoras e podem atrair mais cliques.

Em contra mão, também existem os termos que devem ser evitados no assunto dos e-mails enviados por sua empresa. Palavras como promoção, dinheiro, ganhar, promoção e coisas do tipo são filtradas por muitas caixas de entrada como spam. Por isso, muitas vezes o destinatário pode nem ficar sabendo que algo foi enviado.

PALAVRAS QUE CHAMAM A ATENÇÃO NO ASSUNTO DE E-MAIL MARKETING

Existem diversas palavras que são aconselhadas a serem colocadas em assuntos de e-mail marketing para que se consiga chamar a atenção do cliente. É necessário conhecer as frases de venda que fazem sucesso com o seu público para colocá-las no conteúdo. O título de um e-mail deve ser curto e eficaz, portanto é importante que esses termos sejam os mais ricos possíveis, sem perder o sentido e a ligação com o público.

As palavras que chamam mais atenção são as que expressam a ideia de que se o usuário não abrir aquele e-mail agora, pode acabar perdendo uma ótima chance. Por isso, é interessante usar termos como: últimas horas, só hoje, última chance, oferta relâmpago.

Caso o usuário se interesse pelos seus serviços em geral, a chance de ele abrir o e-mail e clicar para conferir do que se trata é muito maior. Além disso, também há outras palavras que acabam chamando a atenção como: novo, completo, garantido, sensacional, rápido, melhor, segredo e desafio. Essas palavras são extremamente motivadoras e podem atrair mais cliques.

Em contra mão, também existem os termos que devem ser evitados no assunto ao fazer e-mail para sua empresa. Palavras como promoção, dinheiro, ganhar e coisas do tipo são filtradas por muitas caixas de entrada como spam. Por isso, muitas vezes o destinatário pode nem ficar sabendo que algo foi enviado.

É necessário que essas questões sejam criativas e de interesse do público alvo, para não gerar frustrações ou falta de interesse ainda maior. Compartilhe esse guia de e-mail marketing com sua rede! 

Artigo anteriorComparador de preços loja virtual: como colocar produtos nesses canais
Próximo artigoOmnichannel para e-commerce: guia completo da estratégia
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA