Como escrever bem conteúdos de marketing

Como escrever bem conteúdos de marketing

1848
0
Conteúdo de Marketing
Conteúdo de Marketing

Confira as dicas de como escrever bem e saiba a importância do texto para as ações de marketing

Engana-se quem pensa que saber como escrever bem é importante apenas para jornalistas, escritores e professores. Em marketing, redigir textos de qualidade é essencial para que as suas ações alcancem os objetivos desejados. Quando o conteúdo de uma publicidade exige a forma escrita para se comunicar todos os elementos de um bom texto devem estar presentes.

Isso significa que o conteúdo deve ser coeso, objetivo, atrativo e, claro, gramaticalmente correto. No entanto, isso é apenas o básico, ou seja, o mínimo que o seu texto deve ter. Para chamar a atenção do leitor ele deve contar com uma linguagem informal que consiga se aproximar do seu público alvo.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Para tanto, claro, é preciso conhecer o seu público alvo, no entanto, é bem provável que você já saiba como ele é, que idade tem, qual o seu gênero, estilo de vida, do que gosta, etc. Agora, está na hora de saber como interagir por meio das palavras escritas com as pessoas que você já sabe que são as mais propensas a adquirir o seu produto.

Pense sempre que está falando com seu público

Uma dica, portanto, na hora de escrever um texto publicitário para uma ação de marketing é pensar que você está falando diretamente com o seu público alvo. Para facilitar a sua escrita, é possível criar um personagem, com as características mais marcantes do seu público alvo. Ao ter essa imagem na cabeça fica mais claro a você que palavras usar para passar a mensagem perfeita a ele.

Dicas de como escrever bem textos de qualidade

Você já deve ter ouvido isso antes e é a pura verdade, quer aprender a escrever bem? Leia muito. Ao ter o hábito da leitura é possível escrever de forma correta, coesa, articulando bem as ideias e com um rico vocabulário. Mesmo que o seu público alvo seja o jovem, por exemplo, é preciso escrever um texto corretamente.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Você até pode usar gírias, mas não desqualificar o seu texto, até porque o seu negócio tem que criar uma marca de credibilidade, não apenas ao público alvo, mas aos pais deles, por exemplo, ainda mais se os seus clientes são jovens que vivem com eles e os quais ainda o sustentam. De qualquer forma, é possível fazer um conteúdo ao mesmo tempo de qualidade, descolado e criativo.

Voltando à importância de ler, isso não significa que você deve ler livros, embora sejam ótimas leituras que deveriam fazer parte do cotidiano de todo mundo, nem sempre se tem tempo para eles. Por isso, ao falar em ler, servem todos os tipos de leituras, como jornais, revistas e, inclusive, material que também seja destinado ao seu público alvo, uma forma eficiente de aproximar a sua comunicação, ao saber como é o seu jeito de se expressar.

Além de textos publicitários, existem muitas outras ações de marketing em que artigos de qualidade são fundamentais, é o caso de quem possui lojas virtuais com textos que falam sobre o produto (não apenas uma descrição) e blogs. Os blogs de sites e lojas virtuais, inclusive, são ações de marketing de conteúdo em alta.

Como escrever bem artigos para blogs

Lojas virtuais que comercializam um produto podem criar blogs com artigos sobre assuntos relacionados às mercadorias que vendem. Essa é uma ação de marketing que tem se mostrado cada vez mais promissora, pois agrega valor à marca, ao oferecer um conteúdo de qualidade, que indiretamente está vendendo algo.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Se você possui um e-commerce que comercializa roupas, por exemplo, pode ter na sua plataforma um link para um blog com artigos sobre moda, com dicas sobre o que e como usar determinadas peças e com informações sobre as tendências da moda. Nessa hora, além de escrever bem é possível usar alguns truques de SEO, otimização de conteúdo, para ajudar o seu site a se posicionar melhor nos resultados de busca dos internautas.

Uma das maneiras mais eficientes da sua loja virtual ser melhor ranqueada é usando palavras chaves. Elas devem estar associadas ao seu negócio, mas também serem palavras que os internautas buscam ao fazer pesquisas. Assim, quem tem um e-commerce de roupas pode ter em seu blog artigos com as palavras chaves: como usar saia, dicas para combinar cores, como usar sapato vermelho, etc.

Outras dicas para escrever bem artigos é redigir de maneira envolvente, como se fosse realmente uma conversa. Por isso, mesmo com qualidade o texto deve ter linguagem coloquial, de fácil entendimento e que seja prazeroso, sendo até mesmo sentimental quando necessário.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Além disso, o conteúdo do texto deve ser informativo e quando você não domina o tema abordado é necessário pesquisar bastante ou contratar pessoas que executem esse serviço.

Quanto aos erros de português, não existe espaço a eles, já que qualquer palavra escrita errada pode fazer com que o clima de envolvimento do artigo seja todo perdido. Para evitar que isso ocorra nunca se esqueça de revisar com cuidado todo o texto ao final, sendo importante até mesmo passar pelos olhos de mais de uma pessoa, para garantir o seu alto padrão.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

 

Artigo anteriorComo o Marketing Pessoal pode impulsionar seu negócio
Próximo artigoComo ser um bom vendedor online
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA