Como divulgar sites na internet: 8 dicas para aumentar o tráfego

Como divulgar sites na internet: 8 dicas para aumentar o tráfego

3567
0
Como divulgar uma loja virtual
Como divulgar uma loja virtual

Muitos empreendedores sonham em ter um comércio eletrônico para fazer muitas vendas e conquistar aquela renda extra que faz a diferença no fim do mês. No entanto, a criação do site é apenas uma etapa do processo de vendas e, para atrair os consumidores, é fundamental divulgar na internet.

Com o uso de algumas técnicas pagas e gratuitas, é possível fazer com que o comércio eletrônico apareça nos resultados dos buscadores e seja conhecido pelos usuários que navegam na internet. Você trabalha com vendas online, mas ainda não sabe como chamar a atenção dos consumidores? Descubra aqui como divulgar sites na internet!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE DIVULGAR SITES NA INTERNET?

O comércio eletrônico tem uma lógica bem diferente do comércio tradicional, situado em shoppings e galerias. Enquanto as lojas de rua podem abrir as suas portas e esperar que os clientes entrem, uma loja virtual precisa investir em divulgação. Só assim é que os usuários saberão que ela existe e poderão conhecer os produtos oferecidos.

Em uma comparação simples, uma loja virtual que não investe em anúncios trabalha de portas fechadas. Isso porque não existe outra maneira de os clientes chegarem até ela. Sem conhecerem o e-commerce, não têm como digitar o endereço e acessá-la diretamente. Por isso é que é tão importante criar estratégias de divulgação. 

COMO FAZER UM SITE PARA DIVULGAR MEUS PRODUTOS?

Mas como divulgar meu site na internet? Se você quer descobrir como divulgar sites na internet, primeiro deve saber como criar um site para a sua loja virtual. A maneira mais eficiente de fazer isso é usando plataformas para a criação de site. Elas já contam com layouts pré-definidos, facilitando a personalização e a exposição dos produtos.

Na hora de escolher a plataforma, dê preferência a alguma que tenha muitos recursos disponíveis. Em um primeiro momento, você até pode achar que não vai precisar usar algumas ferramentas mas, com o tempo, elas poderão se tornar fundamentais para o desenvolvimento seu negócio. 

Outro ponto importante na escolha da plataforma é verificar se ela conta com o recurso de Search Engine Optimization (SEO). Essa é uma maneira gratuita de otimizar o seu site e de fazer com que apareça de forma orgânica em buscadores como o Google. 

QUAL A MELHOR MANEIRA DE DIVULGAR UMA EMPRESA NA INTERNET?

Existem várias estratégias que podem ser usadas para a divulgação de sites na internet e, assim, atrair o público-alvo para a loja virtual. A estratégia ideal varia conforme o produto, o segmento e posicionamento da empresa. Por este motivo, a escolha deve ser baseada em um estudo aprofundado sobre o propósito e o objetivo do negócio.

Tenha em mente que todas as visitas recebidas por um comércio eletrônico são chamadas de tráfego, que pode ser espontâneo ou pago. Para determinar qual é a melhor maneira de divulgar um site de vendas, é importante conhecer diferentes tipos de tráfego. Confira aqui:  

TRÁFEGO ORGÂNICO

O tráfego orgânico se refere a todas as estratégias de divulgação que não são pagas e que usam as ferramentas disponíveis na internet para potencializar o acesso dos usuários ao site. Na maior parte das vezes, o tráfego orgânico é feito a partir de buscadores, como é o caso do Google. 

TRÁFEGO PAGO

Como o próprio nome diz, o tráfego pago é todo o tipo de divulgação que envolve investimento financeiro para atrair visitantes para o comércio eletrônico. A principal forma de fazer isso é através de anúncios no Google ou de banners em sites que costumam ser acessados pelo seu público-alvo.

EM QUAIS SITES POSSO ANUNCIAR MEUS PRODUTOS?

Sem dúvidas, o Google é o melhor lugar para divulgar site e anunciar produtos. A estrutura da plataforma é muito completa e, a partir de um conhecimento sobre as formas de anúncios, é possível saber qual tipo é o ideal para aproximar o seu comércio eletrônico do seu público-alvo. Conheça aqui algumas formas de divulgação que o Google Ads oferece: 

REDE DE PESQUISA

Coloca o seu comércio eletrônico entre os resultados em destaque na parte superior ou inferior da página de pesquisa. Desta forma, aumenta as possibilidades de os usuários clicarem e navegarem na sua loja. 

REDE DE DISPLAY

Aqui, o anúncio também é apresentado na página de pesquisa, mas assume o formato tradicional de propaganda. A divulgação é segmentada conforme o perfil do público, a localização geográfica e as áreas de interesse.

REMARKETING 

O anúncio é feito conforme as buscas realizadas anteriormente. Desta maneira, divulga alguns tipos de produto que já são de interesse dos usuários, aumentando as chances de concretizar a compra.

GOOGLE SHOPPING

É a plataforma do Google que reúne os produtos de diversas lojas virtuais, possibilitando que os usuários comparem os preços. Para participar, o gestor do e-commerce deve cadastrar a sua loja virtual. 

8 DICAS DE COMO DIVULGAR SITES NA INTERNET

Como você já deve ter percebido, divulgar o seu negócio na internet é muito importante para aumentar as possibilidades da sua loja virtual ser conhecida e, assim, de atrair mais consumidores. No entanto, essa prática exige estudo e estratégia. Conheça algumas dicas práticas para captar visitas ao seu e-commerce:

1- FOCO NA AUDIÊNCIA

Você conhece a sua audiência? Sabe se as pessoas que compram em sua loja virtual são as mesmas que você considera o seu público-alvo? Entender o perfil desses consumidores é fundamental para criar estratégias assertivas e para poder adotar uma linguagem que gere identificação. 

2- REDES SOCIAIS

Ter uma presença ativa nas redes sociais é importante para estreitar os laços com os seus consumidores. O Facebook e o Instagram são bons lugares para apresentar os produtos e para comunicar sobre lançamentos e promoções. Lembre-se de atualizar essas redes com frequência, isso impacta na imagem que os consumidores têm da sua marca.

3- ANÚNCIOS

Investir em anúncios potencializa o alcance do seu comércio eletrônico, tornando possível impactar pessoas que não conheceriam o seu negócio a partir de buscas orgânicas. Como os anúncios são pagos, é necessário pesquisar e entender qual tipo é o mais indicado para os objetivos do seu negócio. 

4- SEO

As técnicas de SEO são um excelente recurso para divulgar o seu comércio eletrônico de forma gratuita. A melhor maneira de fazer isso é escolher uma plataformas para criação de site que já possua essa ferramenta. Com a aplicação de determinadas palavras-chave, o comércio eletrônico aparece entre as primeiras buscas do Google. 

5- CONTEÚDO DE QUALIDADE

Sem dúvidas, ter um conteúdo de qualidade é uma das formas mais eficientes para atrair e para fortalecer a sua imagem diante do seu público-alvo. Uma marca que consegue criar um perfil de autoridade no mercado em que atua tem muitas possibilidades de crescimento. Esse conteúdo pode ser divulgado em redes sociais e em blogs. 

6- E-MAIL MARKETING

Um dos grandes desafios dos gestores de comércio eletrônico é usar o e-mail marketing na medida certa. O recurso é interessante para divulgar lançamentos e promoções, mas, se for usado em excesso, pode afastar mais os consumidores do que atraí-los. No e-mail marketing, é importante usar a mesma linguagem que você já usa em outras redes.

7- TROCA DE LINKS

A troca de links também é uma possibilidade de divulgação. Para isso, procure sites do mesmo segmento do seu e estabeleça um acordo: você publica o link da pessoa em seu e-commerce e a pessoa publica o seu. Mas atenção: isso só vale se o site tiver sintonia com a sua área de atuação.

8- TROCA DE BANNERS

A troca de banners geralmente ocorre a partir de sites específicos, que oferecem o código do banner que você deve adicionar ao seu site. Ao publicar um banner, você tem um banner do seu site publicado. Ou seja, você divulga os outros sites e os outros sites divulgam você.

COMO MONITORAR OS RESULTADOS DA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO?

Afinal, como divulgar um site de vendas e monitorar os números alcançados? O Google Analytics é a melhor forma de mensurar os resultados das estratégias de divulgação. Seu painel apresenta dados bem aprofundados e que possibilitam uma visão sobre o panorama do e-commerce. 

A partir desta análise, é possível pensar em insights para as ações futuras, entendendo o que é necessário manter e o que é preciso alterar na divulgação. Uma das informações mais valiosas que o Google Analytics oferece é justamente sobre a origem dos usuários. Assim, é possível entender qual foi o ponto de partida das pessoas que acessaram o seu e-commerce e, desta forma, compreender qual tipo de divulgação é mais eficiente.

Além disso, o recurso também mostra outros dados referentes aos visitantes, como o tempo de navegação desses usuários e o percurso que fazem na plataforma do e-commerce. Vale lembrar que todas as informações geradas pelo Google Analytics são gratuitas e o acesso pode ser ativado a partir de uma conta Google.  

COMO DIVULGAR SITES FORA DA INTERNET?

Com o amplo acesso das pessoas às tecnologias digitais, cada vez mais os empreendedores divulgam os seus negócios na internet, deixando as mídias tradicionais de lado. Os anúncios online costumam ser mais baratos do que as propagandas em jornais e na televisão, e não necessariamente impactam menos pessoas.

Mas, se você quer saber como divulgar um site for da internet, saiba que isso é possível. Para anunciar em veículos tradicionais, dedique-se a pesquisar sobre ROI, ou retorno sobre o investimento. Assim, você verá a possibilidade de retorno sobre o dinheiro que pretende colocar nesse tipo de anúncio e saberá se vale a pena colocar a ideia em prática.

Além disso, você tem a possibilidade de investir em alguns brindes, que podem tornar a sua empresa mais palpável no mundo offline. Algumas alternativas são a criação e a distribuição de canetas, blocos e bonés com o logotipo, o nome e o contato da sua marca. 

VOCÊ PODE OPTAR POR CONTRATAR UM ASSESSOR DE IMPRENSA

Contratar um assessor de imprensa é uma alternativa para ampliar a divulgação do seu negócio. A vantagem de contar com assessor é, principalmente, a de economizar tempo e recursos, já que este profissional já sabe tem o conhecimento necessário para recorrer às melhores estratégias para a sua empresa.

Além disso, ao ter um profissional responsável por cuidar da imagem da sua empresa, você passa a contar com um olhar especializado, que pode contribuir com ideias que você não teria sozinho. 

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe tudo sobre como divulgar sites na internet, que tal entender a melhor maneira de divulgar a sua marca nas redes sociais? Seguindo essas dicas de marketing, você conseguirá criar um ótimo relacionamento com seus clientes!

Artigo anteriorEstatísticas do Instagram: 4 métricas + 6 ferramentas
Próximo artigoICMS no e-commerce: entenda como funciona e como calcular
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA