(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como divulgar seu site no youtube

Por Marcio Eugênio | 16/10/2016
2201
|
0
Como divulgar seu site no youtube

Procurando dicas e informações de como divulgar seu site no Youtube? Saiba mais aqui.

Muitos ainda duvidam do potencial do Youtube, mas ele é um dos sites mais visitados em todo o mundo, incluindo nesta lista o Brasil. A quantidade de acessos que o site recebe o torna uma excelente vitrine para quem deseja fazer um bom marketing do seu site, seja ele voltado para produtos, serviços ou mesmo da sua empresa.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Como você deve imaginar, vídeos sempre tiveram grande apelo junto ao público, resultado de todo o dinamismo que esse tipo de mídia acaba proporcionando. Sendo dessa forma, porque você também não passa a considerar a possibilidade de colocar a sua empresa na maior comunidade de vídeos online do planeta?

Se você deseja fazer isso, mas não sabe como, continue lendo. Inicialmente, podemos afirmar que o Youtube fornece duas formas de você anunciar em vídeos. Uma é pelos “vídeos promovidos” e outra pelo “true view. Ok, agora iremos como funciona cada uma dessas duas plataformas:

Vídeos promovidos

Ese tipo de divulgação por vídeos da sua página acaba sendo atrelado às palavras chaves que são digitadas por usuários no Youtube. Aqui, a ideia é que você escolha um dos seus vídeos e crie uma promoção dentro dele, assim será possível escolher palavras-chaves que você julgue serem as mais relevantes dentro do contexto do anúncio que você está planejando. Nesse sistema, a lógica é simples: você deve escolher um dos seus vídeos e começar a criar um tipo de promoção dentro dele.

Assim, será possível escolher as palavras-chave pelas quais você julgue ser as mais relevantes dentro daquele contexto específico do seu anúncio. Assim, quando um outro usuário fizer qualquer tipo de busca utilizando as palavras-chave que você tiver escolhido, imediatamente o seu anúncio acabará sendo associado no mesmo momento e, por isso, também será exibido. Serão estas as campanhas que irão lhe amparar no sistema conhecido por Custo Por Visualização (CPV).

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Então, nessas campanhas CPV, a cobrança acaba sendo feita levando em conta a base nas visualizações que você tiver de um determinado vídeo e não apenas quando for clicar na miniatura do seu vídeo.

Nesse caso, mesmo que a pessoa não assista o vídeo integralmente, você será cobrado. Por sua vez, o Google AdWords torna possível que o anunciante escolha, a partir do momento em que você estiver montando os seus anúncios, um outro sistema de cobrança, que é conhecido como CPM. Neste tipo de cobrança, você só será cobrado quando tiver alcançado mil impressões.

Vídeos True View

Neste outro formato, será permitido que o usuário possa vir a escolher um tipo de mensagem específico que ele deseja que aparece, além de quando ele quer que ela apareça. Nesse caso, é evidente que os internautas irão escolher os anúncios que forem relacionados as suas áreas de interesse e isso, por sua vez, acabará possibilitando que os vídeos que forem exibidos apenas para quem já estiver interessado em sua mensagem.

Esse tipo de formato fará com que as cobranças sejam realizadas no momento em que os internautas optarem por assistirem o vídeo e nunca pelas impressões que eles tiverem. Neste modelo True View, há quatro tipos de anúncios: In-Display,

Com Opções, na Pesquisa e In-Stream. Confira como cada um deles funciona:

True View In-Strem:

este tipo de formato irá fazer com que o anúncio possa ser disponibilizado antes, durante ou depois da exibição do vídeo principal. Nesse caso, após o anúncio ser reproduzido durante cinco segundos, o visitante pode continuar assistindo ou ignorá-lo. Nesse caso, o anunciante só virá a ser cobrado caso os usuários tenham assistido, pelo menos, 30 segundo do seu anúncio ou até o fim deles, quando os anúncios tiverem menos tempo que isso.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

True View na pesquisa:

nesse tipo de pesquisa, tudo é baseado nas palavras de pesquisas dos usuários, que passam a vincular às palavras chaves dos seus anúncios. Nesse caso, os anúncios costumam ser exibidos do alto dos resultados de pesquisa dos vídeos que são promovidos. E assim, a cobrança só irá ocorrer quando os internautas resolverem assistir o anúncio.

True View In-Display:

este outro caso faz com que os anúncios sejam veiculados em toda a rede de Display do Google Adwords, o que o coloca em contato com uma rede ainda maior de usuários.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Assim, no YouTube, ele acaba sendo disponibilizado como um vídeo sugerido em destaque, já que é posicionado estrategicamente no topo dos demais anúncios. Esse tipo de atividade faz com que o internauta possa optar por assistir ou não ao vídeo.

True View com opções:

nesta opção, são oferecidos três tipos de anúncios diferentes para cada anunciante e cabe ao espectador a opção de escolher o que melhor deseja assistir. Este formato é destinado para vídeos de longa duração, com mais de dez minutos, por exemplo. Assim, os anúncios seriam exibidos como se você estivesse vendo um comercial de televisão, ou seja, durante o vídeo.

Além das opções citadas acima, há outras formas de anunciar no Youtube. Confira:

Brand Channel:

Esta é uma outra opção para anunciantes que desejam divulgar seus produtos, serviços e o seu site, já que é possível criar um canal específico dentro do YouTube. Nesse caso, o Bran Channel oferece uma oportunidade para que os anunciantes consigam criar seu conteúdo dentro da uma página de destino no Youtube, sendo que os anunciantes, com isso, poderão personalizar seus próprios canais e poderão manter o conteúdo especialmente voltado para suas empresas.

https://youtu.be/_OgXRFuWUjs

Página inicial:

uma outra possibilidade que é pouco considerado por muitos é anunciar na primeira página do Youtube. Se você não sabe, o site oferece esse oportunidade, de anunciantes terem por 24 horas, anúncios na sua página inicial. Essa é uma excelente forma de seu negócio ficar conhecido rapidamente, diante do volume de entradas que o site recebe diariamente.

 YouTube Insight:

Essa é outra ferramenta fundamental que o Youtube oferece para os seus parceiros. Pelo YouTube Insight, é possível criar campanhas que tornem possível disponibilizar vídeos dentro do site e acompanhar o desempenho das suas campanhas. Essa ferramenta fornece relatórios detalhados de divulgação de dados importantes para anunciantes, que ao estarem mundos destas informações, podem tornar decisões estratégicas de marketing que sejam mais segmentadas.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados