(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como atrair clientes para loja virtual: 10 passos INFALÍVEIS

Por Marcio Eugênio | 08/03/2020
4895
|
0
Como atrair clientes para loja virtual: 10 passos INFALÍVEIS

Quem trabalha com comércio sabe que atrair os clientes é um dos pontos que mais precisa de atenção. Afinal, uma loja não tem como progredir se não tiver consumidores que comprem e gostem dos seus produtos. Embora essa questão seja importante para todos os tipos de comércio, no caso de lojas virtuais se torna ainda mais relevante.

Isso porque a estrutura de atração de clientes no mundo físico e digital muda bastante. Enquanto uma loja de rua pode contar com as pessoas que passam na frente do ponto de venda, uma loja virtual precisa investir em anúncios assertivos. Caso contrário, ficará sem vender absolutamente nada.

Se você quer começar a trabalhar com comércio eletrônico, deve se dedicar a entender como atrair clientes para loja virtual. Esse conhecimento será fundamental para que você possa construir um negócio sólido e com boas chances de crescimento. Falaremos disso por aqui! 

IMPORTÂNCIA DE TER UMA LOJA VIRTUAL

Não há dúvidas que uma loja virtual oferece boas oportunidades de sucesso. Esse tipo de comércio é muito atrativo porque exige um investimento inicial relativamente baixo, uma vez que os custos se referem apenas ao estoque de produtos e aos gastos com plataforma de e-commerce. 

Ou seja, não é preciso arcar com o aluguel do ponto de venda físico e nem com o pagamento da equipe. É claro que isso se reflete no preço dos produtos, que costumam ser mais baixos. Além disso, a loja virtual é muito atrativa para os consumidores, que podem comprar no horário que for mais conveniente para eles, inclusive durante a madrugada. 

Além disso, esse tipo de comércio tem uma área de abrangência ampla, o que é uma ótima vantagem em comparação com as lojas físicas, que costumam vender somente a consumidores daquele bairro ou cidade. Por essa razão, com algumas técnicas de marketing, a loja virtual tem condições de crescer muito.

COMO PREPARAR SUA LOJA PARA VENDER MAIS?

Agora que você já viu a importância de ter uma loja virtual, deve estar se perguntando se todos os comércios eletrônicos alcançam o sucesso que a rede possibilita. A resposta é não. Apesar de a internet ter excelentes possibilidades para a consolidação e para o crescimento desse tipo de negócio, o gestor da empresa precisa estudar antes de investir.

Isso significa que deve conhecer o mercado, o produto e o público-alvo a quem se dirige, de modo que desenvolva uma marca que atenda uma necessidade ou um desejo ainda não atendido. Sem dúvidas, o segredo para vender mais é oferecer um produto ou serviço que as empresas concorrentes ainda não ofereçam. 

A aplicação de uma estratégia de marketing para atrair clientes qualificados é outro ponto importante para vender na web. Já falamos que o mercado digital precisa investir em anúncios para conduzir consumidores para a loja virtual e, se esse tipo de divulgação não for assertiva, simplesmente não vai se transformar em resultado.

Por essa razão, é fundamental atrair clientes usando o marketing digital e, mais do que isso, saber que tipo de pessoas você quer levar para a sua loja. Nesse ponto, atender um nicho pode ser muito mais rentável do que dialogar com um segmento amplo, onde a competição é acirrada. 

10 DICAS DE COMO ATRAIR CLIENTES PARA LOJA VIRTUAL

Agora que falamos bastante sobre a teoria sobre como atrair clientes para loja virtual, que tal ir para a parte prática? A seguir, apresentamos 10 dicas para você dialogar com o seu público-alvo e conduzi-lo até a loja virtual. Com a aplicação adequada dessas técnicas de marketing digital, você poderá usufruir de um ótimo resultado! 

1. ESTRUTURE SUA VENDA

Atrair clientes para loja virtual é uma questão de vender com dignidade, bom senso e muito estudo! Entenda as dores de seu público e estruture o que você pensa em falar nas linhas de seu blog, canal ou rede social. Conquiste novos clientes com inteligência emocional, não com métodos forçados que vendem rápido e decepcionam mais rápido ainda. 

2. ESTIMULE UM SENSO SAUDÁVEL DE COMPETIÇÃO

Use algum mecanismo automatizado para que seu público-alvo ganhe algo caso atraia seus amigos. Por exemplo: crie uma promoção no Instagram em que os participantes precisam mencionar dois ou três amigos. Produzir uma competição direcionada e relevante potencializa sua marca e seu nicho de forma surpreendente!

3. PRESENTEIE COM GENEROSIDADE

Se estiver limitado financeiramente, sorteie amostras grátis a um grupo aleatório de assinantes de sua loja virtual. Para fazer isso de maneira adequada e sem desperdiçar recursos, pesquise blogs e redes sociais de blogueiros influentes para ver que tipo de presentes eles dão para seus curtidores ou assinantes.

4. PARCERIAS VALIOSAS

Ganhe a fidelidade de seus clientes direcionando-os para outras marcas de qualidade que eles gostariam de conhecer! Conquiste uma exposição virtual cada vez maior por ser visível e ativo entre os parceiros do mesmo nicho. Algo que pode ser feito é postar publicações similares de outros que trabalham paralelamente com você.

5. PRODUZA CONTEÚDO DE QUALIDADE NO SEU BLOG COM FREQUÊNCIA

Pratique cada vez mais o blogging. Ele melhora o seu SEO, trazendo mais clientes por meio da pesquisa orgânica feita no Google ou em outros buscadores da internet. Essa estratégia dará a seus visitantes a oportunidade de compartilhar e de promover seu conteúdo através da internet. Só assim ele irá mais longe

6. OFEREÇA PRODUTOS OU SERVIÇOS NOVOS NO MERCADO

A novidade é uma maneira infalível de ganhar atenção. O que é novo precisa sempre ser usado como meio de atrair clientes em sua loja virtual. Por isso, busque sempre inovar e, quando fizer, use o Instagram, o Facebook e o banner principal do seu comércio eletrônico para divulgar a novidade. 

7. ANUNCIE! ANUNCIE! ANUNCIE!

Experimente diferentes palavras-chave em anúncios do Google para refinar sua segmentação e aumentar suas conversões. Use páginas de destino exclusivas e relevantes que incluam as palavras-chave que mais atraem o seu público-alvo. Assim sua loja virtual crescerá no meio de tantos outros que se perdem em suas escolhas.

8. ‘RESPIRE’ MÍDIAS SOCIAIS

Vá para onde seu público-alvo está: nas redes sociais mais diversas! Ouça seus comentários, contribua com conteúdo de valor e seja útil no seu posicionamento! Crie posts virais que façam valer a pena o tempo para seu público compartilhar com outros e dedique-se a divulgar informações valiosas. Ou seja: conteúdo de verdade. 

9. INCENTIVE A PRIMEIRA COMPRA

Planeje oferecer um pequeno desconto para as primeiras compras em sua loja virtual. Isso atrai os mais desconfiados e gera um relacionamento de fidelização que o tempo não vai enfraquecer. Além disso, deixe claro os motivos que farão o cliente comprar seu produto ou serviço!

10. INCENTIVE SEU PÚBLICO A DIVULGAR SUA LOJA VIRTUAL

Crie um sistema de incentivo duplo: recompense tanto os defensores da sua marca quanto os amigos que chegam à loja por indicação. Escreva e-mails de conteúdo breve com chamadas para a ação. Tente fazer com que pelo menos seu leitor compartilhe o que você faz. A maneira mais rápida de ir ao coração do cliente é pela indicação de um bom amigo. 

TÉCNICAS DE MARKETING PARA ATRAIR CLIENTES

Mas, afinal, como conseguir clientes pela internet? Em um primeiro momento, pode parecer estranho conquistar consumidores fiéis sem o contato olho no olho. No entanto, existem técnicas de marketing digital muito eficientes para isso. A seguir, apresentamos oito conceitos que podem impulsionar seu negócio digital. 

1. CRIE UM BLOG PARA AJUDAR O SEU CLIENTE E NÃO PARA VENDER

Um blog possui um imenso poder para atrair clientes que poderão se tornar consumidores fiéis da sua marca. Apesar disso, muitas empresas não usam esse potencial de forma correta. O blog deve ser um canal para ajudar o público que frequenta sua loja virtual. Então, ele deve ajudar em situações como:

  • Auxiliar na escolha do cliente diante de diferentes produtos;
  • Tirar as dúvidas do cliente para que ele possa comprar de modo seguro;
  • Ensinar qual é a melhor forma de usar os produtos;
  • Fortalecer o relacionamento com o cliente a partir de conteúdo com valor agregado.

2. CRIE GUIAS PRÁTICOS

Todo mundo gosta de ter acesso a um guia prático que ensine a fazer alguma coisa passo a passo. E, cá entre nós, você deve ter bastante conhecimento sobre o seu segmento. Que tal transformar isso em conteúdo? Criar guias práticos é uma ótima estratégia para atrair novos clientes mostrando como resolver determinada situação.

3. CUIDE DOS VISITANTES

O diálogo com os consumidores permite que você auxilie o seu público, respondendo a possíveis dúvidas sobre seus produtos. Isso pode acontecer de forma instantânea, a partir de chats, ou numa seção de perguntas frequentes no e-commerce. Esse contato faz com que o seu negócio esteja cada vez mais alinhado ao mercado. 

4. SAIBA O QUE O SEU PÚBLICO QUER

Saber o que o cliente quer é fundamental para que o marketing digital possa fidelizá-lo. Aliás, o uso de palavras-chave é excelente para isso. Existem boas ferramentas que podem ajudar o processo, como SEMrush e Ubbersuggest. Além disso, esteja sempre atento para responder no menor tempo possível. Somente assim conseguirá torná-los fiéis. 

5. CRIE FORMAS ATRAENTES DE SE COMUNICAR COM O SEU CLIENTE

O título de uma página ou de um texto é essencial para fazer um visitante entrar na sua página. Para aumentar as possibilidades de acesso, dedique-se a criar um bom texto, com quantidade de informações adequada com a proposta do canal. Avalie se esse conteúdo pode ser encontrado facilmente: caso contrário, sua dedicação não será recompensada. 

6. SEJA CONSISTENTE E COERENTE

Seu marketing digital não pode ser repetitivo e, ao mesmo tempo, também não pode ter um conteúdo raso. Para seu comércio eletrônico decolar, é necessário criar um bom conteúdo, estar atento aos detalhes e inovar. Não fique repetindo os mesmos passos e nem tente fazer marketing digital só por fazer. Isso pode acabar se voltando contra você.

7. NÃO TENTE FAZER SUA LOJA PARECER ALGO QUE ELA NÃO É

Se o seu comércio eletrônico foca em um nicho específico, não tente oferecer produtos de outros segmentos. Isso deixará os seus clientes desorientados, afastando-os. Faça marketing digital em cima do que você é e do que você conhece. Somente seguindo o que sua loja sempre foi é que você poderá fidelizar um bom número de clientes.

8. DEIXE QUE SUA LOJA VIRTUAL SEJA ELA MESMA

Cuide para manter a mesma linguagem em todos os pontos de contato com o seu consumidor. Se a sua loja tem uma abordagem mais descolada nas redes sociais, seja assim no site e no e-mail marketing. Isso faz com que toda a experiência do consumidor tenha unidade. 

Agora que você já sabe como atrair clientes para loja virtual, que tal se aprofundar no tema? Confira aqui algumas dicas para oferecer um excelente atendimento pós-vendas. Sem dúvidas, esse conhecimento o ajudará a deixar os clientes satisfeitos com o seu e-commerce. Boa leitura e boas vendas! 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados