Canais de Marketing: qual o melhor para seu e commerce?

Canais de Marketing: qual o melhor para seu e commerce?

855
0
Ilustração com canais de marketing para análise.
Voce conhece os canais de marketing para sua loja virtual? Aprenda quais são na D Loja Virtual.

Quando você tem uma loja virtual, você quer vender. Mas pra vender, você precisa fazer com que o cliente veja seu produto, para isso, precisa de Canais de Marketing. 

Existem diversas maneiras e diversos meios com os quais você pode fazer que o público se conecte com sua oferta. Esses diferentes meios pra fazer com que sua oferta chegue até seu cliente são chamados de canais de marketing, e são os maiores responsáveis pelo tráfego de um negócio digital.

Acompanhe o texto de hoje pra saber mais sobre os principais canais de marketing pra e commerce, e como fazer pra escolher o melhor Canais de Marketing  pra sua loja. 

Canais de Marketing Digital

Como já falamos, os Canais de Marketing são as principais fontes de tráfego pra sua loja virtual, e você tem que conhecer bem cada um deles pra saber em qual (ou em quais) você vai investir. 

Então vamos falar sobre os principais e mais usados online, pra você conhecer um pouco sobre o que são, como funcionam, e quais as principais utilizações de cada um deles.

1. Redes sociais

As redes sociais são uma grande fonte de tráfego pra diversos negócios, online ou físicos. Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, é bem provável que o seu público-alvo esteja presente no Facebook, por exemplo, ou em alguma outra rede. 

Você pode fazer conteúdo que será visualizado organicamente por seus seguidores, ou fazer anúncios nas plataformas. E é possível segmentar o público que vai ser impactado por seus anúncios, pra atingir exatamente o tipo de público que tem mais chances de comprar de você.

É um Canais de Marketing muito eficiente em construir audiência para sua marca, e fazer com que pessoas com perfis similares ao dos seus clientes conheçam sua loja.

2. e-mail Marketing

Uma das primeiras ferramentas de comunicação digital, o email tem sua importância bem estabelecida até hoje. Continua um dos canais mais usados pelas empresas pra manter contato com os direto clientes. 

Você atinge um público muito qualificado, que se dispôs a se comunicar contigo, aceitou receber teus conteúdos. Você pode compartilhar conteúdos relevantes e promoções.

O e-mail marketing apresenta um dos melhores ROI entre todas as estratégias de marketing, pois permite entregar ofertas personalizadas, com maior chance de serem relevantes aos clientes. 

É um canal com alto potencial de segmentação e que você pode fazer muitos testes. É um contato direto, qualificado e com baixo custo.

3. Tráfego orgânico

Quando uma pessoa realiza uma busca em um buscador, ela já tem interesse prévio no assunto, principalmente quando busca por um produto. Esse é um canal de baixo custo de manutenção, e que se bem trabalhado, pode gerar um bom tráfego. 

Com um bom trabalho de SEO, você pode impactar um público muito qualificado, que tem interesse pelo seu produto e com um custo muito baixo, além de aumentar a credibilidade da sua loja ao ranquear nas primeiras posições.

4. Tráfego direto

Quando alguém entra diretamente no seu site, sem pesquisar em algum buscador e sem ter vindo por alguma rede social ou anúncio. 

Geralmente é alguém que já conhece sua marca, talvez já tenha visitado seu site ou até mesmo comprado de ti. É um sinal positivo, pois mostra que as informações ou produtos que ele viu no site chamaram a atenção e o interessaram.

5. Tráfego de referências

É quando alguém entra no seu site através de um link de referência presente em outro site, blog ou vídeo. 

Isso pode acontecer por estratégias de marketing, como quando você paga um influenciador pra fazer propaganda, co-marketing, guest post, ou simplesmente porque aquele site ou página gosta do seu site ou produto e indica aos seguidores. 

Essa referência empresta a credibilidade do site que lhe indica, o que pode fazer a diferença pro público daquele site. Ter seu site referenciado também melhora o seu SEO, ajudando a melhorar seu ranqueamento no Google.

6. Mídia paga

Você pode pagar pra exibir seu conteúdo ou oferta. Esse costuma ser o caminho mais rápido, mas você precisa saber bem pra quem vai mostrar seu anúncio, e claro, você precisa investir dinheiro. 

Embora a busca e as redes sociais sejam ótimas pra sua marca, seu alcance orgânico é limitado. A mídia paga é um canal muito eficaz e com alta possibilidade de segmentação do público, podendo atingir exatamente aquelas pessoas que têm mais chances de converter.  

As formas mais comuns de anúncios online são: Anúncios em redes sociais, na qual você anuncia nas próprias plataformas como Facebook e Instagram; busca paga, anunciando no Google ou em outros buscadores, que vão exibir seu anúncios; e display, links patrocinados em espaços comprados em outros sites.

Como escolher o melhor canal de marketing pra sua loja virtual

Não existe um canal que vai ser o melhor em todas as situações. Cada empresa, cada produto, cada nicho e cada momento vão ter canais mais adequados. Você deve buscar o canal que melhor se encaixa nos seus objetivos nesse momento. 

Vamos dar algumas orientações sobre como encontrar o canal mais adequado pra sua empresa.

Conheça as principais características do seu produto 

Você precisa conhecer bem o seu produto: as principais características, os diferenciais, os benefícios, etc. Assim você pode identificar as melhores maneiras de promovê-lo (produtos com apelo estético são melhor apresentados em anúncios com imagens, por exemplo; produtos de necessidade encontram melhor desempenho nas campanhas de pesquisa).

Conheça sua Persona/Público-Alvo

Você precisa conhecer seu público-alvo e sua Persona. Saber quais preferências, comportamentos, hábitos, e os principais canais nos quais estão presentes. Isso facilita pra decidir onde e como agir. 

Saiba seu Objetivo

Se seu objetivo for vender de forma rápida, você pode anunciar na rede de pesquisa pra produtos de compra por necessidade, ou em redes sociais, ou pra compra por impulso. Mas se sua intenção é, além de vender, construir uma audiência pra sua marca e fortalecer a imagem da sua marca, uma boa presença nas redes sociais é essencial. 

Saiba o que já foi feito

Analise sua concorrência. Tente descobrir quais canais elas usam pra atrair clientes, como usam, quais são mais usados e quais eles não usam. Se seu concorrente está usando esses canais e está tendo bons resultados, pode ser um indicativo do caminho até seus clientes.

Saiba seu orçamento e tempo

Se você quer fazer uma conexão rapidamente, vai ter que investir mais dinheiro, de preferência em anúncios em busca ou redes sociais. Se está disposto a esperar um tempo maior, você pode trabalhar canais com custos menores, como blogs, mídia orgânica e construir uma boa estratégia de link building para referências.

Invista em mais de um canal

Você não vai escolher um único canal de marketing pra investir. O ideal é que você atue em mais de um, pra aumentar as chances de impactar seu público e de criar uma conexão com ele.

Tenha um perfil nas redes sociais, um blog, faça anúncios na rede de pesquisa, trabalhe com influenciadores e sites parceiros, etc. Quanto mais contato você tiver com seu público, mais forte será sua conexão, e as chances de vender aumentam.

Identifique esses pontos claramente. Saiba seu público, seus objetivos, seu orçamento e o tempo em que você pretende ter retorno. 

Com essas informações, você pode optar pelos canais mais adequados e que terão mais chances de trazer os resultados planejados. 

Não deixe de acompanhar nosso blog e nosso canal no YouTube pra ficar por dentro do melhor conteúdo sobre e commerce do Brasil.

Até a próxima, e partiu vender!

Artigo anterioriFood: Passo a passo para planejar o seu delivery
Próximo artigoMix de Produtos para Loja Virtual: variedade ou quantidade?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.