As Lições de marketing de Kotler

As Lições de marketing de Kotler

1491
0
As Lições de marketing de Kotler
As Lições de marketing de Kotler

Se você ainda não ouviu falar nele, está na hora de conhecer o autor norte-americano Philip Kotler. Kotler é um dos nomes mais conhecidos do marketing contemporâneo. Segundo o jornal Financial Times, ele é considerado o quarto nome mais relevante do setor. Na frente dele, só estão Bill Gates, Peter Drucker e Jack Welch.

As lições de marketing de Kotler podem contribuir muito para o seu negócio. Para você que quer compreender um pouco do que prega o autor, acompanhe alguma das dicas do especialista logo abaixo. Elas podem servir para que você consiga aprimorar o seu marketing de negócio.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME

Então vamos a elas:

1. Tenha mais que um departamento: segundo Philip Kotler, o marketing precisa possuir uma relação clara de interdependência com todos os departamentos das outras empresas. A dica é bem simples, na verdade: o marketing não pode e nem deve ser visto apenas como um setor. Ao contrário, este setor precisa funcionar como uma força que tenha um papel decisivo e relevante para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Isso é o que defende Kotler.

2. Siga o funil de vendas: Para o marketeiro americano, o processo para que uma venda ocorra pode vir a ser dividido em seis etapas distintas:

1) prospectar clientes;
2) entender as necessidades do público-alvo;
3) desenvolver soluções adequadas para os seus problemas;
4) fazer a proposta clara ao que deseja;
5) negociar contratos de forma eficiente;
6) saber como fechar a venda no momento correto.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Além deste funil de vendas, existem outras diferenças fundamentais entre o setor de vendas e o setor de marketing. Para Kotler, o marketing costuma ser o responsável pela criatividade da empresa e, também, pelas estratégias que são apropriadas para que se possa chegar ao cliente, isso enquanto houver a execução que ficará com o pessoal de vendas.

3. Saiba valorizar o ócio:

Aqui uma dica voltada as atribuições de um profissional do marketing. Segundo Philip Kotler, é necessário ressaltar com clareza qual é o planejamento estratégico como um fator relevante, mas ele não pode e nem deve de forma alguma sobrepor o processo criativo. Por sua vez, o marketing precisa de muito tempo para que seja possível pensar e conceber melhor as ideias.

4. Saiba representar o consumidor:

É fundamental que em uma empresa grande, grande o suficiente para ter um profissional de marketing, se faz necessário saber o papel do responsável, principalmente pela área se constituir como um porta-voz dos clientes.

Segundo o autor americano, os clientes precisam saber valorizar a verdadeira estratégia do marketing de negócios. Para tanto, Kotler cita o exemplo da Apple, empresa de tecnologia americana, que costumava deixar uma cadeira vazia nas reuniões dos diretores. A ideia dessa cadeira é que ela representasse, simbolicitamente, o consumidor. Isso é essencial para Kotler.

5. Saiba trabalhar com constância na construção da sua marca

Acredito que você saiba e tenha em mente que as relações comerciais são baseadas em uma relação bem simples e fácil de entender: as empresas vendem o que os consumidores precisam e desejam adquirir. Segundo a explicação de Kotler, existem companhias que vendem muito, por um preço muito alto, objetos ou serviços que podem vir a ser encontrados em qualquer outro lugar.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

E mesmo assim, se dão bem e lucram muito. Para deixar claro, Kotler trás o exemplo da gigante da venda de café Starbucks. Acredito que todos conheçam a gigante que vende café e que mesmo em um país como o Brasil costumam ser muito bem sucedido. Isso, mesmo em um país que tem uma das maiores produções mundiais do grão. Segundo Kotler, o motivo que faz isso ocorrer é a construção bem sucedida de uma marca.

6. Saiba ser um pouco jornalista

Você deve saber que a construção de uma marca está ligada diretamente e de forma íntima com a storytelling, que é a capacidade de contar boas histórias. Então, a dica é que você saiba mostrar a trajetória da sua empresa da melhor forma possível. É isso que pensa Kotler. Segundo o pensador, é recomendado que todo marketeiro seja, também, um pouco jornalista.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O autor defende que o pessoal da imprensa acaba se ater a todos os detalhes, buscando saber o melhor momento de selecionar o que é mais importante, tanto na construção de uma notícia, quanto na melhor forma de se expressar. Para Kotler, estas são características que são essenciais para aqueles que desejam trabalhar com marketing.

7. Saiba ser socialmente responsável

Todos sabem que o principal e mais fundamental objetivo de um empreendedor é o lucro. Mas, mesmo assim, a busca incessante pelo dinheiro não pode ser constituída como a única meta de uma empresa. Para Kotler, é necessário que exista de forma clara uma consciência ambiental, uma ética e um respeito que não podem vir a ser deixados de lado para que você construa uma marca duradoura e relevante no negócio. Então, é algo que não pode ser deixado de lado.

8. Busque almoçar quando for possível com o pessoal do financeiro

Pode parecer algo corriqueiro, uma besteira para alguns, mas para Kotler é necessário que o pessoal do marketing saiba se integrar a todos os departamentos da empresa, mesmo aqueles que parecem mais distantes da área do marketing. Isso serve, segundo o autor, tanto para entender o que os outros setores fazem em detalhes assim como para que os outros setores entendam com mais clareza o que é feito no seu setor.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Segundo Kotler, em relação ao pessoal do financeiro, isso pode fazer com que aquele profissional responsável por fazer os cortes e projetar o orçamento para o próximo ano entenda como as estratégias e os gastos que provém do marketing não são mero desperdício.

Então, a dica é bem simples, segundo o pensador: seja amigo de todos, almoce com o pessoal do financeiro, já que será ele que tomara conta do dinheiro e precisa saber com clareza o que faz e não ter nenhuma ressalva com isso. Então, como diz Kotler, explique suas atividades e mostre com contundência qual é a sua importância.

Artigo anteriorComo vender roupas pela internet e ter sucesso
Próximo artigoFidelização de clientes no e-commerce.Por que pensar?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA