5 Ferramentas para vender mais com Instagram

5 Ferramentas para vender mais com Instagram

2449
1

Instagram está crescendo cada vez mais no país e alcançando resultados significativos para negócios de diversos segmentos. Segundo a Folha, o Brasil é o segundo país que mais utilizada o Instagram, com 50 milhões de usuários. Não é à toa que muitas empresas, principalmente as que trabalham diretamente com vendas pela internet, estão apostando na rede social como um forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.

O aplicativo deixou de ser apenas entretenimento entre os jovens e passou a ser ferramenta de trabalho para muitos profissionais. Desde o segundo semestre de 2015, quando lançou sua plataforma para anúncios, já ultrapassou a marca de 200 mil anunciantes.

Mas antes de lhe mostrar como vender com Instagram por meio de algumas ferramentas, é importante conhecer um pouco mais a sua importância e como tirar proveito do aplicativo para o seu negócio. Confira: 

Influência

Com um público cada vez mais fiel e com a possibilidade de segmentá-lo, os pequenos empreendedores encontraram uma nova forma de fazer negócio sem sair da internet.

Entretanto, para que o Instagram funcione de maneira efetiva na sua estratégia de vendas, primeiramente é necessário estar atento a alguns detalhes simples, como por exemplo, manter o perfil atualizado, dar preferência para fotos produzidas pela sua marca e buscar meios de envolver a sua audiência na história que você deseja contar por meio das fotografias.

Além disso, antes de pensar em anunciar no Instagram ou simplesmente colocar esforços para que a sua marca tenha visibilidade no aplicativo, é importante entender a influência que o Instagram tem atualmente e se o comportamento dos usuários faz sentido para o que você está buscando. Por isso, veja abaixo algumas estatísticas importantes:

  • sete em cada dez hashtags no Instagram são de marcas​;
  • 70,7% das empresas usaram o Instagram em 2017;
  • 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram;
  • O Instagram Histórias tem mais de 250 milhões de usuários ativos diários;
  • 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos;
  • conteúdos gerados pelos usuários têm uma taxa de conversão 4,5% maior;
  • 59% das pessoas entre 18 e 29 anos usam o Instagram.

Conhecer sua influência é muito importante, mas para que você possa vender com Instagram e obter resultados satisfatórios, o mais importante é planejar como o aplicativo pode lhe ajudar com base nas informações obtidas.

Atualizações

Recentemente, o Instagram tem feito seguidas novas atualizações, deixando sua plataforma mais moderna e promovendo uma melhor experiência ao usuário. Abaixo selecionamentos algumas de suas mais novas mudanças:

  • alerta de captura de tela;
  • type;
  • status no direct;
  • comentários no feed;
  • vídeos ao vivo no direct;
  • superzoom;
  • lives com duas pessoas;
  • filtro para palavras ofensivas.

Essas são apenas algumas das mais novas atualizações e, com certeza, outras vão chegar em breve. Entender as novas funcionalidades da ferramenta é essencial para que você aproveite melhor os seus recursos e consiga vender mais com o Instagram.

Marketing

Diferente de simplesmente utilizar o Instagram é usá-lo como ferramenta de marketing, relacionamento e vendas. Dessa forma, a primeira coisa a ser feita é criar um plano de marketing, em que deve conter todas as suas estratégias em uma visão de longo prazo. São diversos os pontos que devem entrar no seu plano. Aqui, falaremos sobre três que não podem faltar:

Frequência

Estar presente no Instagram, como em qualquer outra rede social, não é suficiente. É necessário engajar os usuários com as suas publicações, caso contrário os seus seguidores não só podem perder o interesse, como também esquecer da sua marca. A frequência de postagens dependerá da sua meta, porém o recomendado é postar pelo menos uma vez por dia.

Portanto, a dica é criar um calendário com as postagens e se manter sempre atualizado com as tendências relacionadas a sua audiência e mercado, contribuindo para que suas fotos e conteúdos em geral sejam relevantes para o seu público-alvo.

Hashtags

Se você quer vender com Instagram por meio de táticas de marketing, é fundamental saber a respeito das hashtags. O principal motivo é que, na função de buscar no Instagram, os tópicos que estão em alta são mencionados por meio de hashtags. Assim, é preciso incentivar que o seu público mencione a sua marca. Uma maneira é criando e divulgando suas próprias hashtags por meio de campanhas da marca.

Além disso, quando você usa hashtags relacionadas a sua marca, você permite que a ferramenta categorize a sua empresa em um segmento específico. Portanto, ao criar seu plano de marketing para o Instagram, garanta que as hashtags sejam pensadas tanto para os posts quanto para as campanhas de marketing que for criar.

Anúncios

Os anúncios são essenciais para quem quer vender com o Instagram, já que devido a um algoritmo aparecem de maneira segmentada, ou seja, para aqueles que tem potencial de ser a sua audiência. Uma dica interessante é utilizar hiperlinks no anúncio para que o usuário acesse o seu site. 

Ferramentas

Agora que você já sabe tudo como utilizar o Instagram para vender mais, para turbinar a sua conta e ter resultados cada vez mais expressivos, separamos 5 ferramentas que alavancarão o seu negócio na internet e fortalecerão a sua imagem perante o seu público utilizando o aplicativo.

1. InstaRocket

O InstaRocket é um gerenciador de contas completo e de fácil utilização. Por meio dele é possível vender com Instagram de maneira indireta, como ao agendar publicações, conquistar até 5 mil seguidores qualificados por mês e interagir com eles, acompanhar e analisar o desempenho do seu perfil em um painel de controle e automatizar todas as suas ações por tempo integral.

Basta configurar a sua conta no InstaRocket e deixar que ele dê vida ao seu perfil. Além da facilidade em utilizar todos os recursos, não é necessário fazer nenhum tipo de download, sendo possível acessar a plataforma em smartphones, tablets ou pcs. Aproveite o teste grátis de 03 dias.

2. GrowSoci.al

Desenvolvida por empreendedores brasileiros, O GrowSoci.al é a ferramenta mais segura quando o seu objetivo é aumentar o número de seguidores no Instagram. Repleta de tutoriais de utilização em português, você ainda conta com um suporte rápido para tirar todas as dúvidas sobre a utilização da aplicação.

Além de ser excelente para ganhar mais seguidores, também possibilita que você gerencie as publicações, agendamentos e relatórios de resultados.

3. SocialBuy

O Instagram é um poderoso aliado para o e-commerce, porém possui alguns recursos limitados que podem dificultar a venda final. A principal função do SocialBuy é justamente converter vendas pelo Instagram. Com ele, é possível publicar seus produtos e apresentá-los para os seus seguidores com imagens clicáveis, fazendo de sua página uma galeria direcionada para a venda, sem que o seu cliente tenha que acessar o seu site e procurar pelo produto desejado novamente para realizar a compra.

A plataforma encurta o caminho entre a loja e o comprador, facilitando o processo de transformar o seguidor em cliente real. Pode ser acessada por qualquer dispositivo via login, sem a necessidade de download.

4. Quick

O aplicativo Quick oferece diversas possibilidades para inserir textos nas fotos e dar destaque aos produtos em questão. São diversas fontes e formatos para tornar as suas publicações mais atraentes para os seus seguidores. Também é possível fazer montagens, unindo mais de uma imagem em uma única publicação.

Dessa forma, você poderá explorar diversos ângulos do produto de uma única vez, fortalecendo ainda mais as características relevantes para fechar a venda. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.

5. Repost for Instagram

Para quem sente falta da função compartilhar no Instagram, o aplicativo Repost for Instagram poderá suprir essa ausência muito bem. Nesse app, é possível repostar publicações relevantes para o seu público, mas que foram feitas por outros perfis, sem deixar de dar os devidos créditos para a postagem original.

Ou também, compartilhar com a sua audiência o que outras pessoas estão falando da sua marca, intensificando ainda mais a percepção que você deseja causar em seus seguidores. Esse aplicativo também é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Com este post você conheceu muitas ferramentas para vender com Instagram! Então, que tal ficar antenado sobre o que o seu público está buscando na internet? Baixe o e-book sobre as 3 Ferramentas de Monitoração que você deve usar no seu e-commerce!