Transformação digital: saiba o que é e como afeta o seu negócio

Transformação digital: saiba o que é e como afeta o seu negócio

1136
0

Você já ouviu falar em transformação digital? Isso quer dizer que as realidades estão se tornando cada vez mais permeadas pela tecnologia, de modo que o mundo digital e o real se entrelaçam. Isso impacta os relacionamentos, o trabalho e, consequentemente o consumo.

Os negócios de sucesso já consideram a transformação digital e estão aproveitando as oportunidades oferecidas pelo ambiente virtual. Sabemos que quem não acompanha as tendências acaba ficando pra trás e, por isso, a hora de conhecer mais sobre essas mudanças é agora!

Neste post, vamos explicar os motivos para você aderir à transformação digital e fazer com que ela seja benéfica ao seu negócio. Confira!

Quais as mudanças causadas pela transformação digital?

A transformação digital causa profundas modificações na sociedade em geral. A necessidade de obter respostas rápidas é um dos impactos mais visíveis dessa tendência. Você se lembra da dificuldade para fazer uma pesquisa escolar há apenas alguns anos? Agora, bastam alguns segundos e já temos as respostas prontas.

Essa ideia de retornos rápidos tem se aplicado a outras esferas, como a do consumo, sendo que as principais mudanças se referem ao comportamento do cliente. O consumidor tem buscado soluções on-line, por serem rápidas e práticas.

É possível comprar, encomendar, contratar, marcar consultas, pedir comida, tudo em apenas alguns cliques e sem sair do lugar. Depois de conhecer essas vantagens, já dá para entender a necessidade de abrir uma loja virtual, não é mesmo? Isso será abordado no próximo tópico.

Por que devo abrir uma loja virtual?

A resposta é simples: para aproveitar essa grande oportunidade de mercado. A sua loja física tem alcance local ou regional, não é mesmo? No mercado virtual, não importa o tamanho do seu negócio e não existem barreiras: você pode ter clientes em qualquer lugar.

Além disso, os clássicos meios de comunicação têm sido substituídos pelos meios digitais. Assim, fica mais fácil anunciar seus produtos nas redes sociais ou em sites e plataformas, investindo muito menos.

Outro motivo é que um cliente satisfeito em sua loja física conta para mais um ou dois clientes. Na internet, essa abrangência é infinitamente maior. Basta um cliente compartilhar uma experiência boa com sua marca e isso resulta em milhares de visitas em sua loja virtual. Sem falar na vantagem de que, no mercado digital, esse alcance pode ser medido.

Como a migração deve ser feita?

O primeiro passo para fazer a migração para o ambiente virtual deve ser conhecer as peculiaridades desse ambiente. O relacionamento com o cliente não será mais pessoal, então você deve investir no design da sua plataforma, para que fique agradável ao seu público-alvo.

Além disso, você deve planejar e definir as políticas de vendas, trocas, entregas e parcelamentos. Tudo isso deve estar muito claro para o cliente.

É preciso, também, estar atento a algumas inovações e recursos que têm sido utilizados pelas lojas virtuais para melhorar o relacionamento com o cliente, como a gamificação e os chatbots.

Se você quer abrir sua loja virtual, mas está receoso, acredite: existem formas de conseguir fazer isso de maneira mais segura e eficiente. Você pode contar com empresas especializadas em prestar treinamentos e consultorias para te ajudar a vender nesse mercado. Além disso, existem conteúdos gratuitos disponíveis  como e-books.

Agora que você já sabe como aproveitar as melhores oportunidades da transformação digital, não perca mais tempo! Coloque nossas dicas em prática e tenha sucesso no mundo virtual.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receba todas as atualizações em sua caixa de entrada! Até a próxima!

Artigo anteriorQual deve ser o perfil de um empreendedor para abrir uma franquia?
Próximo artigoComo abrir uma loja virtual de roupas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA