SEO On Page e Off Page: saiba o que são e quais...

SEO On Page e Off Page: saiba o que são e quais as diferenças?

555
0

Com o alto desenvolvimento do e-commerce no Brasil, a concorrência tem ficado cada vez mais acirrada. De acordo com estudo da Ebit, o comércio eletrônico deve crescer até 12% neste ano, o que confere a necessidade do empreendedor de investir em novas técnicas de marketing. O SEO On page e Off page são ótimas formas de melhorar o posicionamento da loja virtual nos mecanismos de buscas e captar novos clientes.

O Google, Yahoo, Bing e tantos outros buscadores são ferramentas que ajudam consumidores a encontrarem o que buscam através de palavras-chave. No entanto, com tantas opções parecidas, estar entre os primeiros listados é de extrema importância.

Desse modo, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre SEO On page e SEO Off page e como usá-los para melhorar a posição do seu negócio online! Para saber mais, continue a leitura abaixo. Vamos lá?

SEO On page

O SEO on page se refere aos itens relacionados com a otimização do conteúdo do site em questão e estrutura, englobando pontos como títulos, subtítulos, palavras-chave, meta descrição, URL amigáveis, conteúdos visuais e design responsivo. Veja abaixo como deixar tais pontos da melhor forma para subir nos rankings dos buscadores:

  • títulos: utilize títulos claros e não esqueça de usar a palavra-chave;

  • subtítulos: devem seguir a hierarquia do H1, H2, H3 e assim por diante.

  • meta-descrição: ela é um resumo da sua página e deve possuir em torno de 160 caracteres. Você pode utilizar um pequeno texto instigante, que faça o usuário ter vontade de acessar a página;

  • url amigáveis: você pode editar suas URLs para evitar que estejam cheias de números e símbolos, afinal, isso não é muito atraente.

  • conteúdos visuais: além de informativo, conteúdos com um bom visual podem ajudar com que o usuário permaneça por mais tempo em sua página reduzindo o seu bounce rate.

  • design responsivo: é importante que sua equipe esteja atenta para que o site esteja bem visualizado em desktop e versão mobile.

SEO Off page

O SEO Off page se resume aos links que são inseridos dentro do seu site e direcionam o usuário a um novo local na internet. Tal prática é muito importante para que mais pessoas conheçam o seu negócio e posicionamento nos melhores buscadores. Portanto, para que sua estratégia seja infalível, veja as seguintes dicas:

  • tenha parceiros: utilize blogs e sites parceiros que linkem o seu site sempre que possível para atrair novo tráfego;

  • receba comentários: deixe um espaço para que clientes possam comentar em posts, produtos ou outros conteúdos, pois isso ajuda a criar interação;

  • compartilhe link das redes sociais: compartilhar as redes sociais como Facebook e Instagram é uma ótima forma de aumentar o seu tráfego através de plataformas que só vem crescido com o número de usuários!

Ao utilizar uma boa estratégia de SEO, comércios online conseguem gerar mais visitas orgânicas e tráfego qualificado, melhorando a credibilidade no mercado. 

E agora, viu como é possível captar ainda mais clientes para o seu negócio de forma qualificada e orgânica ao investir corretamente em SEO On Page e SEO Off page? Estruturando bem o seu site, desde o conteúdo com títulos, descrições, palavras-chave, links e outros, seu negócio terá mais chances de estar à frente dos concorrentes e, consequentemente, receber novos usuários!

Agora que você já sabe como fazer, que tal dar o primeiro passo? Assine nossa newsletter o receba nosso conteúdo exclusivo!

Artigo anteriorConheça os 3 tipos de garantias para o consumidor existentes
Próximo artigoAprenda como medir e otimizar o ROI do seu e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.