Saiba o que é newsletter e qual a importância para o seu...

Saiba o que é newsletter e qual a importância para o seu e-commerce

518
0

Você provavelmente já ouviu falar sobre o assunto, porém, realmente sabe o que é newsletter e qual a sua funcionalidade? Hoje, no e-commerce, a alta competitividade faz com que lojas online busquem novos meios de se diferenciar, chamar a atenção do consumidor e estar presente em seu dia a dia.

No entanto, esse novo consumidor já não quer mais receber ofertas — ele quer informações relevantes. Desse modo, separamos algumas dicas de como ser mais eficiente e o que não fazer ao criar a newsletter do seu negócio. Vamos lá?

Conheça a newsletter

O boletim informativo, traduzido para o português, é um uma forma de enviar informações recorrentes por meio de e-mails. Nele, não é inserido nenhum tipo de oferta ou ação promocional específica, e sim assuntos diferentes para melhorar o relacionamento com o cliente e potenciais clientes de uma forma mais descontraída.

Lojas virtuais que fazem o disparo de newsletter conseguem ser mais assertivas por se tratar de uma metodologia que exige planejamento. Ao direcionar o conteúdo certo para determinado perfil, consequentemente vai resultar em melhores taxas de abertura e clique dos e-mails.

Confira a seguir como implementar essa estratégia de maneira eficiente.

Produza conteúdo relevante

Para produzir um conteúdo relevante não basta escrever somente sobre o que quer. É preciso compreender a persona que deseja atingir com a newsletter para, então, saber o melhor conteúdo para disponibilizar a ela.

Por exemplo, se a sua persona é jovem, a comunicação será diferente de uma persona com mais idade e, consequentemente, seus interesses também. Por isso, não deixe de saber seus objetivos, onde encontrá-la e como solucionar seus problemas!

Evite usar apenas uma imagem

Quando um e-mail é feito em apenas uma imagem, ela pode demorar para carregar, uma vez que a maior parte dos serviços de e-mail bloqueia a exibição. Isso faz com que o consumidor tenha que clicar em um botão de autorizar para ver o conteúdo do e-mail. Além disso, tais serviços também podem bloquear a imagem pela alta quantidade de tráfego, criando mais uma barreira. 

Desse modo, opte por recortar a imagem em algumas partes para fazer com que o carregamento se torne mais rápido ou, ao utilizar imagens do HTML, atribua corretamente o ALT (palavras exibidas quando uma imagem não aparece).

Não deixe de acompanhar os KPI’s

Acompanhar os resultados por meio das métricas é uma ótima forma de saber o que está bom e o que pode ser melhorado. Algumas ferramentas de e-mail marketing contêm relatórios com dados relevantes como taxa de abertura, clicks, descadastro, reenvio etc. Com tais informações, será possível ter mais assertividade, como:

  • taxa de abertura: auxilia na identificação dos melhores horários de disparo;

  • taxa de clicks: mostra quais assuntos são interessantes e que possam ser de uso em seu dia a dia;

  • descadastro: ajuda a saber o tipo de conteúdo ou até mesmo a frequência que não seja do agrado do consumidor.

Aprendeu o que é newsletter e suas funcionalidades? Com alguns cuidados é possível deixá-la ainda mais fácil de ser vista, interessante e com insights para os próximos planejamentos. Comece produzindo um conteúdo que seja relevante para o leitor, não faça o e-mail em apenas uma imagem e utilize das métricas para melhorar os próximos disparos!

Se você gostou deste artigo, não deixe de curtir nossa página no Facebook e estar sempre atualizado sobre o mundo do marketing digital!