Melhores cursos de e-commerce: veja opções e como escolher!

Melhores cursos de e-commerce: veja opções e como escolher!

1323
0

A tecnologia está em constante aperfeiçoamento e, para não ficar atrás da concorrência, os empreendedores devem estar atentos às novidades do mercado virtual. Uma das melhores formas de fazer isso é realizar um curso de e-commerce. Por meio dele, é possível conhecer novas ferramentas e fugir da estagnação do comércio.

Muitos empreendedores compreendem disso, mas não sabem ao certo como escolher as aulas ideais. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos este post para ajudá-lo nessa missão. Continue lendo e descubra o que deve ser feito encontrar os melhores cursos de e-commerce!

É NECESSÁRIO FAZER CURSO PARA ABRIR UM E-COMMERCE?

Em primeiro lugar, vale saber que o curso para e-commerce não é obrigatório. Ou seja, é possível começar a trabalhar com comércio eletrônico sem ter participado deste tipo de ensino. No entanto, o ideal é, antes de começar a trabalhar com vendas online, buscar conhecimento sobre o setor.

Você tem a possibilidade de buscar conteúdos na internet de maneira autônoma ou de procurar pelos melhores cursos de e-commerce. Essa é uma ideia interessante, já que um bom curso reúne todos os conteúdos que são relevantes para estrear no mundo das vendas. 

O QUE O CURSO DE E-COMMERCE ENSINA?

Cada curso tem a sua curadoria de conteúdo, por isso os tópicos podem variar. No entanto, os melhores cursos de e-commerce falam de todos os tópicos que são cruciais para poder começar a trabalhar com vendas online com planejamento e segurança. Confira os principais conteúdos:

  • Como funciona o processo de compra 
  • O que é um nicho de mercado
  • Como analisar a concorrência
  • O que é a validação de produtos
  • Como escolher os fornecedores
  • Tipos de plataformas
  • Como analisar os resultados

Além desses tópicos gerais, muitos cursos online oferecem uma seção de consultoria, através da qual focam especificamente no comércio eletrônico que o gestor está criando. Assim, conseguem falar sobre os tópicos de forma prática, pensando nas melhores soluções para aquele caso. 

VALE A PENA INVESTIR EM CURSOS DE E-COMMERCE?

Sim, vale a pena investir em um bom curso de curso de e-commerce. Esse conhecimento é importante para que você possa construir um negócio com segurança e solidez. Muitas vezes, os gestores de loja virtual acreditam que não precisam estudar porque já têm experiência com vendas em lojas de rua.

No entanto, a lógica do comércio eletrônico é muito diferente da lógica do comércio tradicional, e isso pode induzir o gestor a alguns erros. Estudar sobre e-commerce faz com que cada decisão do negócio possa ser tomada conforme os canais de venda e a tendência de comportamento dos consumidores digitais.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER O CURSO DE E-COMMERCE?

Existem muitos cursos disponíveis na internet, mas isso não significa que eles são adequados para você. Isso porque é fundamental escolher um dos melhores cursos de e-commerce. Confira os pontos que deve considerar na hora de buscar esse tema na web:

OBSERVE O CONTEÚDO DO CURSO

Ao procurar por um curso para e-commerce, com certeza você vai encontrar inúmeras possibilidades. Apesar delas serem bem parecidas, é preciso ter cuidado! Muitas vezes, cursos com nomes semelhantes ensinam conteúdos totalmente distintos. 

Por isso, a dica é selecionar todos que despertaram interesse e fazer uma análise do que será ensinado em cada um. Para facilitar, você pode criar uma lista de tudo o que pretende aprender nas aulas, e ver qual deles preenche o maior número de requisitos.

AVALIE AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA PRÁTICA

Você decidiu fazer um curso de e-commerce para alavancar suas vendas e manter seu negócio em alta. Mas, será que a opção escolhida trará reflexos positivos e poderá mesmo ser aplicada na prática? Fazer essa pergunta a si mesmo é uma das formas de acertar na escolha do curso.

É importante ressaltar que não existe resposta certa para esse questionamento. Somente quem conhece a realidade do negócio pode avaliar o quanto o que será ensinado poderá ser revertido e utilizado no cotidiano da empresa.

VERIFIQUE SE O CURSO DE E-COMMERCE É RECONHECIDO

Uma boa forma de acertar na escolha é dar preferência para aqueles cursos que já são conhecidos no mercado. Se você nunca ouviu falar de nenhum deles, é necessário estar atento a detalhes simples.

Confira há quanto tempo aquele conteúdo é oferecido. Normalmente, essa informação está disponível no site. Além disso, procure observar se há opiniões a respeito das aulas. Tenha em mente que quanto mais fácil for encontrar informações sobre um curso, mais reconhecido ele é. 

CONFIRA A FORMA DE ACESSO

Devido à correria do cotidiano, muita gente tem optado por cursos online. Algumas empresas, entretanto, permitem assistir a vídeo-aula apenas uma vez, o que limita muito o aprendizado. Afinal, nem sempre é possível entender tudo de primeira, certo?

Por isso, esse é um dos pontos que precisam ser checados! Prefira sempre aqueles materiais que possam ser assistidos quantas vezes forem necessárias. Durante o planejamento de seu e-commerce, você precisará retomar alguns conteúdos. 

CONVERSE COM EX-ALUNOS

Converse com outras pessoas que já fizeram as aulas. Isso mesmo! Busque esses ex-alunos na internet, use e abuse das redes sociais, busque opiniões de amigos em comum ou encontros sobre o assunto e pergunte tudo o que deseja saber. Lembre-se que os clientes costumam ser fiéis às suas experiências.

Logo, as chances de uma pessoa mentir a respeito do que achou do conteúdo são pequenas e, assim, sua opinião pode e deve ser levada em consideração. Isso fará com que você não caia na furada de escolher um curso fraco achando que é um dos melhores cursos de e-commerce. 

QUAL É O MELHOR MELHOR CURSO DE MARKETING DIGITAL?

Existem muitas possibilidades de cursos sobre marketing digital, mas como saber se o curso em questão é um dos melhores da área? Para ajudá-lo a encontrar um bom conteúdo, vamos apresentar dois cursos que têm todo o potencial para auxiliar sua marca a fazer grandes conquistas. Veja só:

SEO ATÔMICO

Esse curso de marketing digital tem como objetivo ensinar todas as técnicas de SEO, auxiliando o comércio eletrônico a aparecer nos buscadores de forma orgânica e aumentando as possibilidades de vendas. Os principais conteúdos são: 

  • Ranqueamento do Google
  • Ferramentas de loja virtual
  • Criação de página na web
  • Links internos e externos

ADWORDS E-COMMERCE

Esse curso, por sua vez, ensina os empreendedores a usarem o Google Ads de maneira assertiva, reduzindo o investimento nessa ferramenta e potencializando os resultados. Confira os tópicos abordados:

  • Introdução ao Google Ads
  • Escolha do produto para fazer campanhas
  • Rede display do Google
  • Otimização de resultados

MELHORES CURSOS DE E-COMMERCE

Além dos cursos de marketing digital citados acima, os cursos focados em e-commerce podem contribuir muito para a criação de um comércio eletrônico bem estruturado e com boas possibilidades de sucesso. Para isso, selecionamos os melhores cursos de e-commerce. Veja aqui:

1- CURSO PARA APRENDER COMO MONTAR LOJA VIRTUAL

Montar uma loja virtual do zero não é uma tarefa fácil. Para que seja eficiente e tenha boas chances de crescimento, o empreendedor precisa fazer boas escolhas. O curso Como Montar uma Loja ensina o que deve ser feito para colocar uma loja virtual no ar em 24h. Esses são os principais temas abordados:

  • Introdução ao processo de compra em uma loja virtual
  • Como definir o nome da loja e o domínio na internet
  • O que é e como escolher a plataforma para loja virtual
  • Siga o passo a passo de como configurar a loja
  • Definições e explicações sobre pagamentos e como entregar os produtos
  • Quais os testes que precisa fazer na loja 
  • O que você precisa monitorar e como operar sua loja diariamente

2- CURSO DE VENDAS PARA E-COMMERCE

O treinamento Pessoas que Vendem tem como objetivo preparar o empreendedor para ser um bom vendedor. Para isso, ensina sobre anúncios em redes sociais e explica sobre as interações que podem impulsionar uma venda. Confira os conteúdos do curso:

  • Como encontrar os consumidores 
  • Como criar anúncios para redes sociais
  • Como escolher fotos para divulgação
  • Como usar o WhatsApp de maneira estratégia
  • Como medir o retorno sobre o investimento

3- CURSO COMPLETO SOBRE E-COMMERCE

O E-commerce de Elite é um curso que explica todas as possibilidades de um e-commerce, ensinando os empreendedores a aproveitar o máximo de suas lojas virtuais. O conteúdo é focado nas principais dúvidas de quem empreende na internet:

  • Direcionamento e ambientação
  • Nicho de mercado
  • Análise da concorrência
  • Validação de produtos
  • Fornecedores
  • Plataforma
  • Análise de resultados

4- CURSO DE FOTOGRAFIA PARA E-COMMERCE

O Curso de Fotografia para E-commerce ensina técnicas de fotografia para os gestores de loja virtual. Sem dúvidas, o bom uso das imagens para confiança e aumenta as chances de vendas de um e-commerce. Confira os principais tópicos do curso:

  • Fotografando produtos
  • Equipamentos
  • Edição de imagens

CURSO DE E-COMMERCE GRÁTIS, ONDE ENCONTRAR?

Em muitos casos, os gestores de lojas virtuais sabem sobre a importância de fazer um curso sobre e-commerce, mas não têm dinheiro para investir nesse conhecimento. Nesses casos, existem algumas possibilidades viáveis para aprender o conteúdo sem se matricular em um curso online. Veja aqui:

CURSOS GRATUITOS DO SEBRAE

O Sebrae oferece conteúdos que podem ser bem interessantes para quem trabalha ou quer trabalhar com vendas online. Para ver que o Sebrae oferece, você deve acessar o site e pesquisar os textos, vídeos e cursos disponíveis. 

MATERIAL GRATUITO NO YOUTUBE

Outra alternativa para aprender mais sobre e-commerce é recorrer a vídeos gratuitos disponíveis. O canal da D Loja no YouTube tem mais de mil vídeos sobre o tema. Sem dúvidas, esse conteúdo contribui muito para o entendimento sobre comércio eletrônico. 

Se você tem vontade de trabalhar com comércio eletrônico ou se já trabalha, mas sabe que pode potencializar os seus resultados, buscar um curso sobre o tema pode conduzi-lo a resultados realmente positivos. No entanto, aproveitar o máximo possível, lembre-se de procurar pelo melhor curso de marketing digital. 

Assim terá todo o conteúdo necessário na palma da sua mão e poderá trilhar um caminho de sucesso para o seu negócio! Se você quer aprender mais sobre e-commerce, confira esse texto sobre marketing de relacionamento. Ao estreitar a sua relação com o cliente, você consegue fortalecer a sua marca e ser sempre lembrado! 

Artigo anteriorMarketing multicanal: O que é, como funciona e como aplicar?
Próximo artigoComo vender garantia estendida na loja virtual e física? Veja!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA