Conhecer o conceito de público-alvo e de persona pode trazer um grande benefício para uma loja virtual. Como os nomes são parecidos, muita gente acha que são sinônimos ou conceitos muito próximos, o que não é verdade. Descubra aqui qual é a diferença entre público-alvo e persona e aprenda como aplicá-los no seu comércio virtual.
Público-alvo
O conceito de público-alvo se refere a um grupo de consumidores com perfil alinhado ao da sua marca. Para isso, é necessário definir itens como a idade, o gênero, a localização, a escolaridade e a profissão das pessoas com maior probabilidade de comprar de você. Isso não significa que, se seu público-alvo é composto por homens, as mulheres não poderão ser clientes do seu e-commerce.
Significa que a sua marca estará voltada para o gênero masculino, mas que todas as pessoas que tiverem interesse em seu produto poderão comprar de você. Conhecer o público-alvo é fundamental para traçar estratégias de comunicação e de atendimento. Você concorda que é muito diferente falar com jovens de 18 anos e com adultos na faixa dos 45 anos, né?
Persona
Já a persona surge somente após o empreendedor conhecer o público a quem seus produtos são destinados. Sabendo disso, será possível criar uma personagem que reflita tudo aquilo que o público-alvo é. Ou seja, a persona é a criação de um cliente ideal.
Imagine que o público-alvo de uma loja virtual de meias sociais são empresários do gênero masculino entre 35 e 50 anos, com formação universitária e que residem principalmente em São Paulo e no Paraná.
A persona poderá ser o João, que tem 43 anos, é formado em Administração de Empresas, é diretor de uma empresa de peças para automóveis e mora com a família em um condomínio de casas na cidade de São Paulo. Imaginando essa personagem será mais fácil definir a linguagem e criar conteúdos para as redes sociais e para o blog do comércio eletrônico de meias.
Por que a linguagem de uma marca é tão importante?
A linguagem é a base da comunicação de uma empresa. Ao conhecer seu público-alvo, o e-commerce pode definir, por exemplo, se adotará uma fala mais séria ou mais descontraída. No caso de uma marca de meias sociais, a loja virtual deverá se comunicar de uma forma séria e que passe confiança.
Você concorda que seria muito estranho usar muitos emojis para falar com empresários, não é mesmo? Se você quiser se aprofundar no assunto e descobrir qual é a importância de falar a língua do cliente, leia esse texto.
Como criar a persona?
Para criar uma persona com características completas e que possam de fato ajudar o seu e-commerce a se posicionar no mercado, pense nesses itens:
Se sua loja virtual ainda não tem público-alvo e persona definidos, que tal aproveitar este conteúdo para criar? Você verá o resultado nas suas interações e nas suas vendas.
Receba conteúdos exclusivos que vão ajudar A VENDER MAIS, entre na nossa Lista Vip! Já são +130 mil Empreendedores...