Prospecção de clientes para sua loja virtual

Prospecção de clientes para sua loja virtual

1549
0
Prospecção de clientes para sua loja virtual
Prospecção de clientes para sua loja virtual

Veja quais são as maneiras diversas de como realizar prospecção de clientes para sua loja virtual e vender mais

Quando se tem um negócio próprio, é bem possível que com alguma frequência você esbarre no termo prospecção de clientes, não é mesmo? Mas você sabe o que significa esse termo e quais são as estratégias mais eficientes para tanto? Prospectar tem como um de seus sinônimos a palavra procurar e quando se fala em prospecção de vendas é um ótimo exemplo.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Ou seja, prospectar clientes ou também como se costuma falar prospectar vendas é procurar por clientes para vender mais. Basicamente, todas as empresas possuem esse objetivo, o de vender um produto ou serviço e, embora possa ter como missão uma série de outras metas a alcançar, o que vai tornar um negócio lucrativo e, por consequência, viável é a constante prospecção.

Não se contente em vender para os mesmos clientes

Isso significa que as empresas não se podem contentar em vender para os mesmos clientes sempre, é preciso aumentar o número de clientes, o que se faz procurando por consumidores em potencial interessados em adquirir o seu produto ou serviço. Isso vai aumentar a lucratividade do empreendimento e as chances dele se manter no segmento no qual atua.

Não se pode esquecer que em algumas áreas do mercado a concorrência cresce a cada dia e com isso pode-se perder clientes para outras empresas. É preciso, portanto, buscar formas de mantê-los fiéis a sua empresa, mas também buscar novos clientes, ou seja, prospectar vendas e, por consequência, vender mais.

Como montar estratégia de prospecção de clientes para e-commerce

Cada segmento de mercado conta com as suas peculiaridades na hora de prospectar clientes, sendo que se você já conta com um plano de marketing da sua loja virtual é meio caminho andado. É possível dizer que para procurar mais clientes é possível usar a mesma estratégia de marketing existente, levando em conta alguns diferenciais.

Para tanto, o primeiro ponto é entender que prospectar não é vender no momento em que se faz a prospecção, mas sim, aumentar as chances para que em um futuro breve a venda seja efetivada. Se você realizar uma reunião de prospecção de clientes em potencial, por exemplo, não pode ter a ideia de que vai sair dela com a venda efetivada.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Não saber diferenciar ambos os momentos pode prejudicar o seu negócio. Por exemplo, se a sua loja virtual vende cursos online e você agendou uma reunião com uma empresa, para mostrar o seu produto e firmar uma parceria, ou seja, uma reunião de prospecção, não pode esperar que seja fechado o negócio no fim da mesma.

Focando nas qualidades dos produtos

Nesse momento, você vai mostrar o produto, quais as vantagens, como funciona e tentar convencer o consumidor em potencial de que os seus cursos online são da mais alta qualidade para capacitar os seus colaboradores. Ao final da reunião, se a empresa tiver o mínimo de interesse no seu produto é bem provável que diga que entrará em contato para dar uma posição.

Em um segundo momento, é possível que haja uma nova reunião para firmar a parceria e aí sim fechar negócio e efetivar a venda. Esse é só um exemplo, sendo que existem outros momentos nos quais pode haver confusão entre prospectar e vender. Além de reuniões, aliás, existem muitas outras formas de prospectar e para saber quais são as melhores é preciso conhecer o seu público alvo e saber onde ele está.

Dicas para realizar prospecção de clientes para sua loja virtual

Para um e-commerce, hoje em dia, uma forma muito eficiente de prospectar clientes é usando as mídias sociais, como as redes sociais, sites relacionados ao seu segmento, mas também investir em suas próprias mídias sociais, como ao criar um blog. Ao ter um site ou blog associado a sua marca, você vai fazer o chamado marketing de conteúdo.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtua

Use as redes sociais para prospecção de clientes

Nas redes sociais também é possível fazer isso, com uma fanpage, por exemplo, no Facebook. Assim, marketing de conteúdo consiste em postar conteúdo na internet, mas não falando diretamente de um produto, como expondo a sua imagem e o seu preço. Nesse tipo de marketing, se você tem um e-commerce de calçados, por exemplo, você vai postar um artigo com dicas para combinar determinado calçado com o look.

Embora o conteúdo que você poste nas mídias seja lido também pelos seus clientes, ele deve ser lido por quem ainda não compra na sua loja virtual, mas está inserido no seu público alvo.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Por isso, é preciso fazer com que mais pessoas tenham acesso a ele. E-mail marketing e anúncios virtuais (Youtube, sites especializados, etc) são formas de chegar a pessoas que não conhecem o seu produto.

Outras dicas para prospectar clientes é participar de feiras e eventos onde o seu público alvo esteja, já que não é porque a sua loja é virtual que você não precisa ter o contato pessoal com os seus possíveis futuros clientes. Se o seu e-commerce ainda atende a uma região mais restrita e está no início é mais do que importante a presença ao vivo.

Como criar uma campanha de prospecção de clientes

De qualquer forma, você não pode criar uma campanha de prospecção de clientes por mala direta virtual e encaminhá-la a quem já é o seu cliente. Porém, você pode com eles conseguir novos clientes, pedindo indicações, o que pode ser feito por meio da troca de nomes por bônus, descontos e brindes.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Além disso, é preciso ter em mente que não adianta fazer inúmeras campanhas de prospecção e não avaliar as informações obtidas, nem levantamentos. É preciso ainda estar atento a quando é preciso mudar o foco. Conforme o produto que você vende pode ser preciso fazer mudanças com o passar do tempo, para que você ainda atenda o mesmo público alvo.

Controle as informações para mudanças de seu público alvo

Ou o seu público alvo pode mudar e, por isso, é necessário ter o controle de todas as informações, como saber a faixa etária, sexo, local da residência e demais dados sobre as pessoas que estão comprando de você. Com isso em mãos, é mais fácil identificar quais são os seus consumidores em potencial e, assim, prospectar clientes de forma mais assertiva.

Artigo anteriorComo ser um bom vendedor online
Próximo artigoO que é Marketing
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA