Principais ferramentas do Google para ter uma loja virtual de sucesso

Principais ferramentas do Google para ter uma loja virtual de sucesso

831
0
Quanto tempo uma loja leva para dar lucro
Quanto tempo uma loja leva para dar lucro

Atualmente as lojas virtuais precisam estar preparadas para o mundo digital, é necessário analisar alguns aspectos do seu negócio online, desde seu produto, serviço, sem esquecer do mais importante, seu cliente. Devemos entender o modo como o cliente pensa, age e deseja, no momento em que ele está fazendo uma pesquisa no Google, procurando o produto/serviço desejado até o momento da decisão final onde ele encontra o produto, entrando na loja virtual para fazer seu pedido para adquiri-lo. Para conseguir criar essas estratégia de marketing digital tão eficaz para o e-commerce, existem ferramentas que podem auxiliar nessa tomada de decisão. Atualmente o Google dispõe de algumas ferramentas gratuitas e outras pagas, que podem auxiliar todos os tipos de loja virtual.

Por que usar as ferramentas do Google?

As ferramentas do Google, podem auxiliar um comércio eletrônico a entender seu consumidor utilizando Google Analytics com relatórios estatísticos, com o Webmasters Tools para entender como seu cliente está lhe encontrando na busca do Google ou talvez auxiliar o lojista que queria criar estratégias de    marketing mais adequadas para atrair seus consumidores. Utilizando o Google Ads, poderá apresentar seus produtos aos seus clientes, conhecidos também como e-consumidores, no momento que eles estão fazendo uma pesquisa no Google ou quando eles estiverem navegando em portais de notícias, pois atualmente o Google tem parceria com 97% dos sites da internet.

Nesse momento você deve estar se perguntando quais são as ferramentas que o Google tem e que podem ajudar a minha loja virtual a ter sucesso. Além do Google Analytics e Google Adds, abaixo vou citar mais algumas ferramentas que acreditamos serem muito eficazes para seu comércio eletrônico.

Quais são essas ferramentas do Google?

Vamos apresentar inicialmente as ferramentas gratuitas, que o google oferece para sua loja virtual. Elas são utilizadas para análise ou criação de ações de marketing e todas são produzidas para facilitar/auxiliar o lojista com o seu e-commerce .

Ferramentas Gratuitas do Google para uma loja virtual de sucesso

Google My Business ou Google Meu Negócio

Essa ferramenta oferecida pelo Google, auxilia o lojista que tem loja virtual e loja física a ser encontrado pelo seu consumidor, no momento em que ele estiver fazendo uma pesquisa de um produto no Google search / pesquisa ou no google maps. Uma excelente ferramenta para estratégias de marketing local, como cidade, bairro ou região que a loja consegue ser mais competitivas no envio. Pode usar o Google Ads, para fazer anúncios de texto dentro do Google maps.

Google Analytics

Utilizando o sistema estatístico disponibilizado pela Google, podemos conseguir analisar diversos parâmetros em sua loja virtual, como; Local de acesso de onde seu cliente está encontrando o e-commerce, de quais cidades, estados e países são os consumidores, para então criar funis de vendas, teste A/B, ativar o modo avançado do comércio eletrônico, onde o lojista consegue verificar quais são os produtos, categorias, ticket médio e mensurar o faturamento de sua loja virtual. Essa ferramenta possui diversas funcionalidades que podem ser usadas para analisar corretamente o seu comércio eletrônico, blog ou sites de conteúdo.

Google Webmasters

Atualmente o Google oferece Webmasters Tools, para as empresas que querem analisar como está sendo a encontrabilidade de sua loja virtual através da busca orgânica do buscador Google, quais são as palavras chaves digitadas pelos usuários? Quais encontram a loja virtual? Essas perguntas o Google Webmasters Tools, responde através de relatórios.

Google Tag Manager

Utilizando o Google tag Manager, pode inserir tags Google Analytics, do Google Adds, do Floodlight, do Firebase Analytics, entre outras tags, sem precisar editar o código fonte, com isso reduzindo a possibilidade de ocorrer erros no código de sua loja virtual. O painel é intuitivo para usuário utilizando técnicas de UX (Experiência do Usuário).

Ferramentas pagas do Google para uma loja virtual de sucesso

Google Adds

Com o Google Ads o lojista que tem um comércio eletrônico, consegue apresentar seu produtos para seus clientes, através dos seguintes tipos de campanhas:  pesquisa no Google ou parceiros, Rede de Display, Vídeo, universal para apps.

Pesquisa Google ou parceiros: Seus anúncios vão aparecer na pesquisa do Google, quando seu cliente fizer uma pesquisa no Google (buscador).

Rede de Display: Seus anúncios vão ser ofertados para internautas em sites de conteúdo, blogs de sua escolha, no momento que eles tiverem acessando esses portais.

Vídeo: Para algumas contas do Google Ads, está disponível, campanhas através de anúncios TrueView In-stream, bumper de vídeos que são apresentados no YouTube.

Google Merchant / Google Shopping

Ótima ferramenta disponibilizada pelo Google para uma loja virtual, apresentar o inventário de seus produtos que estão disponibilizado com estoque em um comércio eletrônico, onde poderá ser criado estratégias de marketing para apresentar os produtos no Google Shopping para os consumidores.

Google Analytics 360 Suite

Atualmente o Google tem disponível um conjunto de ferramenta chamada Google Analytics 360 suíte, que são ferramentas para auxiliar as lojas virtuais aumentarem seu ROI Retorno sobre o investimento ou return on investment em inglês. Através desse conjunto de aplicativos a Google consegue combinar diversos pontos importantes como; visualização de dados, etiquetagem, otimização de sites, corporativa, pesquisa de mercado, atribuição e gerenciamento de público.

Google Analytics 360

ma ferramenta estatístico para lojas virtuais que tem grande volume de tráfego onde queira integrar com outras plataformas do Google, Ads, Double Click, Adsense, AdMob

O Analytics 360, consegue analisar todos os pontos da jornada do cliente, até o momento em que ele fecha um pedido na loja virtual. Poderosa ferramenta de análise que ajuda as empresas online como e-commerce a obter melhores resultados no marketing.

Google Tag Manager 360

o tag Manager o Tag Manager 360 auxilia os comércios eletrônicos a inserir tag do Google Analytics 360, do Google Ads, do Floodlight,do Firebase Analytics, entre outras tags, sem a necessidade de  precisar editar o código fonte da loja virtual. Porém a Tag manager 360 tem contrato de nível de serviço que disponibiliza acesso a suporte dedicados com especialistas, veiculação de contêineres, disponibilidade da interface de configuração, espaços de trabalho para projetos de definição simultâneos ilimitados, entre outras vantagens, sendo totalmente amigável para usuário.

Google Optimize 360

Excelente ferramenta disponibilizada pelo Google, que o lojista consegue analisar através de teste A/B, o Google optimize 360 consegui trabalhar em conjunto com outras ferramentas do Google como Double Click Audience Center 360 e Ads para conseguir auxiliar o setor de marketing analisar quais campanhas e páginas estão tendo maior resultado na empresa de comércio eletrônico.

Google Attribution 360

O Attribution 360, vai fazer a união do Online com o Offline para as equipes de marketing conseguirem ter uma percepção mais avançada de suas campanhas de marketing de cross-channel. Essa ferramenta analisa orçamento e locais de investimento em marketing das empresas, analisando os locais de investimentos que estão dando o maior retorno para a loja virtual.

Google Audience Center 360

Imagina sua empresa digital conseguir analisar vários dados de audiência simultaneamente, pois isso é possível sim. A Google apresentou recentemente a ferramenta Audience Center 360, pois ela consegue auxiliar as empresas digitais a analisar com fontes de tráfego de vários lugares, melhor que o próprio Google Analytics, pois essa ferramenta tem a opção de importar dados para ela e com isso entender mais sobre os clientes.

Google Data Studio 360

O Data Studio 360, auxilia as empresas poderem criar relatórios personalizados, utilizando várias fontes de dados, pois conecta facilmente com outras ferramentas do Google como Analytics 360.

Foram apresentado neste artigo diversas ferramentas que o Google oferece gratuitas como; Google Meu Negócio, Google Analytics, Google Webmasters, Google Tag Manager e ferramenta pagas como; Google Ads e Google Analytics 360 suite que podem auxiliar no marketing de um e-commerce, de todos os nichos de mercado, porte, visitas mensais e faturamento. Através da utilização correta dessas funcionalidades, poderá aumentar seus acessos, pedidos e receita, com isso, auxiliando os lojistas terem uma loja virtual de sucesso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA