Por que seu e-commerce precisa criar uma persona?

Por que seu e-commerce precisa criar uma persona?

910
0

Para que se possa melhor compreender quem é o seu cliente e o que ele precisa, é necessário criar uma persona para o seu e-commerce. Sua definição passa diretamente pelo contato com o seu público-alvo; porém, é importante deixar claro que, embora exista uma relação, estamos nos referindo a conceitos distintos.

Baseada em dados reais sobre características pessoais e profissionais dos potenciais compradores, uma persona (também chamada de buyer persona), nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal.

Neste artigo, mostraremos por que a sua loja precisa criar uma persona. Continue a leitura e confira! 

Persona e público-alvo: quais são as diferenças? 

Em primeiro lugar, é interessante que você saiba quais as diferenças entre persona e público-alvo. Veja:

Persona

  • definição específica;
  • detalhes sobre trabalho, lazer, hábitos e comportamentos;
  • personagem singularizado;
  • cliente ideal.

Público-alvo

  • definição ampla;
  • não diz nada sobre hábitos, comportamentos, lazer e trabalho;
  • se refere a uma parcela maior da população, não apontando para ninguém em específico;
  • abrange um conjunto ou classe de pessoas com base nos seus dados demográficos e características gerais.

Para que não fique nenhuma dúvida, veja a seguir os exemplos de persona e público-alvo, nessa ordem:

  • Pedro Paulo tem 28 anos, é graduado em administração e trabalha como gestor comercial em uma grande empresa. Está pensando em fazer um MBA em gestão estratégica porque entende ser importante para a sua evolução profissional. É casado, pai de uma menina e apaixonado por futebol;
  • homens de 28 a 40 anos de idade, graduados, casados e com filhos. Moram em grandes centros e têm uma renda entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. 

Como você pôde perceber, as diferenças são evidentes. 

Por que criar uma persona? 

Criar um persona para o seu e-commerce é um passo fundamental no que corresponde à sua estratégia de marketing digital. Tenha em mente que ela deve ser criada para que você consiga enviar a mensagem adequada para as pessoas certas e, desse modo, ter maiores chances de sucesso

Sem tê-la bem definida, você, em alguns casos, falará em português para quem só entende russo. Em outras palavras, a criação de uma persona evitará que você promova receitas com carnes para quem é vegano, por exemplo. Sendo assim, criá-la é importante porque isso ajuda você a:

  • definir o tipo, tom e estilo de conteúdo que você precisa para atingir os seus objetivos, como linguagem, formatos e tópicos sobre os quais você deve abordar;
  • desenhar suas estratégias de marketing digital permitirá com que você desenvolva campanhas mais eficientes, focadas em quem realmente pode se interessar pelos seus produtos;
  • melhor entender os interesses dos clientes, já que tratá uma compreensão mais exata acerca do que eles precisam e desejam do seu negócio.

​Para concluir, não poderíamos deixar de dizer que, ao criar uma persona, não podemos nos basear no “achismo”. O indicado é fazer pesquisas inteligentes e fazer com que seus clientes interajam a fim de conhecê-los da melhor forma possível. 

O que achou deste artigo? Gostou? Então assine a nossa newsletter agora mesmo! 

 

 ​

Artigo anteriorComo escolher um curso para fotografar produtos?
Próximo artigoComo a consultoria da D Loja Virtual ajudou a alavancar as vendas da Hachi8?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA