Mobile e-commerce: o que é, por que é importante e mais!

Mobile e-commerce: o que é, por que é importante e mais!

579
0

Já reparou como o mundo mudou? A tecnologia transformou as relações pessoais e as dinâmicas comerciais, especialmente após a expansão da internet residencial há cerca de duas décadas. Esse movimento trouxe uma grande novidade: o mobile e-commerce.

Comprar pela internet já não é novidade. Essa opção, que antes causava desconfiança, tem se popularizado e ramificado em escala global. Por isso, já transpusemos a compra pelo computador e hoje alguns poucos cliques no smartphone bastam para encontrar o produto ideal, realizar o pagamento e confirmar a compra.

Mas como isso impacta sua empresa? Reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre a tendência. Acompanhe!

O que é mobile e-commerce?

O mobile commerce ou m-commerce é um fenômeno recente que se destaca, especialmente, na Europa e Ásia — mas que já conquista grande popularidade no Brasil. Trata-se do comércio eletrônico realizado por dispositivos móveis, que podem ser celulares ou tablets.

Muitos consumidores ainda não se deram conta do poder que possuem em seus aparelhos. Com alguns cliques é possível ter acesso a qualquer informação desejada.

Utilizando a ferramenta, o consumidor pode encontrar o que deseja ao menor preço, solicitar o pedido e concluir o pagamento, tudo sem a necessidade de sair de casa. Depois, é só aguardar a entrega que, claro, também pode ser rastreada pelo dispositivo.

Por que é importante?

Com mais pessoas consumindo por meio dos smartphones, investir no mobile e-commerce pode trazer uma rentabilidade bem maior para sua loja. A atualização não é complicada, muito pelo contrário, investir em vendas mobile pode sair mais barato do que se manter apenas nos canais tradicionais.

Cada vez mais vale a pena investir nesse modelo de comércio, visto que as compras online já são populares entre consumidores de categorias A e B. Além desses setores, as classes C e D também estão se enveredando pelo e-commerce móvel, muitas vezes por ter o celular como único dispositivo de acesso à internet.

Apostar na ferramenta é importante para oferecer ao cliente um novo canal de contato com seus produtos, ofertando praticidade e portabilidade em sua loja virtual. As chances de vendas aumentam, bem como a relação afetiva entre o cliente e a marca.

Quais os desafios?

O comércio pela internet é democrático, já que permite a inserção de empresas de qualquer segmento. A alternativa custa menos para o caixa da organização, se comparada às lojas físicas tradicionais — o que a torna uma opção ainda mais interessante. O alcance também é significativo, levando a marca para consumidores que, sem a rede, não a conheceriam.

Os benefícios levam muitas empresas a investir no mobile e-commerce, deixando o ambiente bastante competitivo. Com a possibilidade de pesquisar preços, descobrir produtos e comparar concorrentes, o consumidor se torna cada vez mais criterioso. Além da competitividade, a exigência do cliente é outro desafio do mercado.

Agradar um cliente informado e ciente de sua demanda é um processo delicado. Caso haja qualquer frustração, a clientela sabe do seu poder de influência: basta ir aos canais de opinião e postar uma reclamação sobre a empresa. Isso pode causar graves prejuízos para a marca, tornando a prestação de um serviço de qualidade, mais do que nunca, urgente.

Como manter a qualidade?

Para manter seu mobile commerce interessante ao consumidor é preciso investir em experiência de usuário. Sem uma boa navegabilidade — o que inclui a disposição do texto, boas imagens, informações completas sobre produto e adaptação completa do site para celulares —, o cliente se enfada de navegar e abandona seu e-commerce.

Como foi visto neste post, é fundamental compreender a importância e os desafios do mobile e-commerce, já que essa tendência veio para ficar. Além disso, como supracitado, o cliente está mais criterioso e exigente a cada dia, sendo por isso imprescindível oferecer a ele a melhor qualidade nos serviços.

Para tornar seu mobile e-commerce ainda mais atrativo, é preciso investir em marketing, adaptado à linguagem do cliente. Aprenda tudo sobre marketing digital para e-commerce em um guia completo!