Marketing para e-commerce: confira 5 que você precisa tentar

Marketing para e-commerce: confira 5 que você precisa tentar

534
0

Você tem um negócio online e não sabe quais estratégias adotar para realizar boas vendas? A gente conta o segredo: é preciso apostar no marketing para e-commerce!

Afinal, não é mistério para ninguém que a internet está dominando as transações comerciais. Seja pela diversidade dos produtos ou pela praticidade em comprar com apenas um clique, cada vez mais os internautas confiam em consumir pela web.

Um negócio online funciona de maneira bem semelhante a um negócio físico: o empreendedor precisa marca presença, separar estoque, oferecer atendimento de qualidade, entender e se relacionar positivamente com o seu público e, principalmente, traçar estratégias para vender mais.

É quando pode surgir a dúvida: o que é preciso fazer para ter um e-commerce de sucesso? Para ajudar, nosso post fala da importância do marketing digital e como aplicá-lo a sua loja virtual. Acompanhe!

Por que adotar o marketing digital?

Cada vez mais, a internet ganha espaço como uma ferramenta que influencia diretamente na jornada de compra do consumidor. A rede consegue empoderar o cliente quando facilita sua pesquisa de preços, o descobrimento de novas lojas, a facilidade nas negociações e a partilha de opiniões sobre cada vendedor.

Além das vantagens para o consumidor, a rede também é receptiva aos mais variados modelos de negócios. Se por um lado isso significa uma oferta vasta para o internauta, por outro ocasiona forte concorrência para as empresas. Se ficou mais fácil para o cliente acessar, buscar informações e consumir, a internet também facilitou para que todos tenham a oportunidade de empreender nesse ramo.

Manter um e-commerce de sucesso exige uma dedicação especial por parte do gestor, que deve traçar estratégias de marketing de qualidade, as quais são bem diferentes daquelas adotadas por negócios offline, mas com o mesmo objetivo: angariar leads e transformá-los em clientes fiéis.

Quais as melhores estratégias de marketing para e-commerce?

1. Traçar o planejamento

É muito comum que alguns negócios fechem prematuramente por conta da falta de planejamento estratégico. O baixar das portas poderia ser evitado caso o gestor tivesse apostado em um plano de negócios.

O plano de negócios é o guia absoluto para as ações estratégicas do seu e-commerce. Sua finalidade é direcionar as ações de toda a equipe em prol dos objetivos e das metas da empresa.

No e-commerce, é essencial definir ações para chamar a atenção da sua persona, além de planejar um calendário para divulgação de promoções que serão realizadas para atrair o cliente potencial.

2. Apostar em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um grande aliado nas ações de marketing para e-commerce. É possível aplicá-lo de duas formas:

  • a primeira é na descrição dos produtos do seu e-commerce, onde o gestor pode aplicar estratégias de SEO para que o Google possa rankear a loja e otimizar a busca orgânica;
  • a segunda é investir na produção de conteúdos originais e divulgá-lo em um blog, mostrando que a empresa tem domínio sobre os produtos e conceitos que vende ao consumidor.

3. Usar e-mail marketing

O e-mail é uma das ferramentas mais poderosas para potencializar as ações de marketing para e-commerce. Contatar sua carteira de leads e clientes com uma periodicidade ajuda a mantê-los conectados com seu negócio.

Vale enviar ofertas, promoções e produtos que tenham a ver com o gosto do consumidor. Mas atenção para não ser invasivo, enviando volumes absurdos de e-mails por mês, o que pode surtir efeito contrário e afastar o consumidor.

4. Adotar estratégias mobile

Um fato que o gestor não pode deixar de lado é a popularidade dos smartphones. Por isso, ter um site responsivo e com um layout amigável para celulares e tablets é uma necessidade.

Também vale apostar em ações focadas nos dispositivos móveis, como um aplicativo da sua loja e divulgação por meio de sms ou mensagens instantâneas.

5. Contar com mídia paga

Na hora de aumentar a abrangência na rede, investir em mídia paga tende a trazer resultados relevantes. O gestor pode apostar em banners ou até anúncios dentro das principais redes sociais. Estude a melhor opção para o seu negócio considerando a segmentação da persona!

Gostou das nossas dicas de marketing para e-commerce? Então aproveite para partilhá-las com seus amigos. Compartilhe este post nas suas redes sociais!