Marketing Multicanal: por que usar para divulgar o seu e-commerce?

Marketing Multicanal: por que usar para divulgar o seu e-commerce?

1175
0

O novo consumidor está inserido em uma era onde a tecnologia caminha a seu favor — além de receber informações com maior velocidade, ele também ganha acesso a diferentes organizações que oferecem produtos ou serviços semelhantes. Como consequência, seu poder de decisão de compra se torna ainda maior.

A fim de utilizar estratégias para ganhar destaque nesse ambiente competitivo moderno, o marketing multicanal vem sido bastante utilizado por seus inúmeros benefícios, principalmente no e-commerce. Trata-se da comunicação de uma companhia feita por meio de diferentes canais, sejam eles online ou offline.

Quer saber como o marketing multicanal pode fazer o seu negócio mais lucrativo? Continue lendo o artigo e saiba os motivos para usar esta estratégia.

Impacto na taxa de conversão

Ao se tornar multicanal e conseguir trazer a tecnologia como aliada, é possível fazer com que sua taxa de conversão aumente. Hoje, clientes não têm um local ideal para fazer compras: intervalo de uma consulta, trânsito caótico ou até mesmo sua cozinha são locais ideais.

O novo consumidor necessita de uma flexibilidade para não ter que obrigatoriamente ir até uma loja ou estar na frente de um desktop para adquirir algo. Além disso, a utilização das redes sociais, e-mails marketing e notificações podem antecipar compras por impulso, aumentando a conversão.

Aumento de autoridade

Quanto mais uma empresa comunica, mais seus clientes ouvirão sobre ela e sua autoridade nos assuntos abordados. Se sua empresa vende tênis, por exemplo, é uma estratégia falar sobre diferentes tipos de anatomia dos pés, solas convencionais e ortopédicas, tipos de molas, melhores calçados para cada tipo de pessoa etc. 

São maneiras de os consumidores perceberem que você não vende apenas tênis, mas que oferece diversos modelos para diversos perfis, por conhecer as particularidades da área que atende.

Conhecimento sobre seus clientes

Ao utilizar diferentes canais é possível obter maior quantidade de dados dos clientes e obter insights (soluções para possíveis problemas) a partir de relatórios e, até mesmo, utilização de ferramentas de CRM para uma melhor experiência do consumidor. Com isso, a possibilidade de sucesso em próximas campanhas e melhor planejamento na comunicação são maiores.

Visibilidade e presença da marca

Quando uma empresa se faz mais presente em diferentes canais, sua visibilidade e credibilidade aumentam. Criando assim, maiores chances de engajamento do público com a marca e, também, a possibilidade de que o cliente saiba que pode entrar em contato de forma rápida com a empresa, pelo leque de opções de canais que ela faz parte.

Maiores chances de fidelização

Canais de comunicação são importantes para vendas, mas também para a nutrição de consumidores já fiéis. Como o custo de aquisição de um novo consumidor é maior do que o custo para mantê-lo, utilizar os canais para garantir um bom atendimento, feedback e comunicação personalizada, é uma boa opção para conservá-los na carteira de clientes.

É importante saber que o novo consumidor já é omnichannel e exige adaptação das marcas aos seus novos costumes. E-commerces e marketplaces que seguem a tendência do marketing multicanal conseguem maior relevância frente a concorrência, uma vez que conhecem mais os seus clientes e conseguem oferecer a eles uma experiência mais completa e facilitada. Então, que tal começar a investir na estratégia?

Agora que você já sabe sobre o marketing multicanal, entenda mais sobre como criar uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais e aumente o seu poder de vendas.

Artigo anteriorComo começar um e-commerce focando na curva ABC
Próximo artigoComo montar uma distribuidora de bebidas on-line​?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA