(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Long tail (cauda longa) para loja virtual

Por Marcio Eugênio | 05/01/2017
2093
|
0
Long tail (cauda longa) para loja virtual

Leia nesse artigo o que são e por que investir em palavras-chave long tail.

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar do termo cauda longa. É isso o que significa long tail. O termo, introduzido por Chris Anderson em um livro da década passada, serve justamente para designar um certo nicho de mercado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja 
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Esse nome acaba remetendo ao gráfico que ele gera, no qual os produtos que são mais populares acabam alcançando o topo, mas que não irão ocupar um espaço amplo no mercado, deixando assim pequenos e infinitos espaços para outros nichos.

Além de long tail, um outro termo que é presente nessa literatura se chama link building e assim como o long tail é um termo relativo às palavras chaves que costumam ser mais específicas e, também, menos competitivas.

Um exemplo é de que se você estiver buscando otimizar uma página do blog da sua empresa ou sua loja virtual, utilizando uma palavra de cauda longa, o ideal seria que essa palavra-chave que fosse escolhida conseguisse traduzir de uma forma adequada a postagem ou produto que você está pensando.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Diante de tudo isso que foi apresentado, qual é a razão que você deve utilizar palavras de cauda longa?O que sua empresa irá ganhar com isso? Quais serão os resultados alcançados? Alguma dessas dúvidas podem ser conferidas abaixo. Veja:

Por que usar as long tails?

A abordagem de cauda longa gera inúmeras vantagens, principalmente quando comparada com palavras-chave mais genéricas, podendo, principalmente:

1. Aumentar a taxa de conversão: a probabilidade de usuários que chegam até a sua página por meio de uma busca por uma palavra chave trabalhada como cauda longa vir a realizar uma compra ou de contratar um serviço é bem maior do que em relação aos outros tipos de usuários que vão visitar o seu site de um modo mais genérico. O motivo disso é o que o primeiro tipo de cliente sabe bem melhor o que está procurando, enquanto o outro não.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce2. Um investimento bem menor: para os sites que se acostumaram a trabalhar com links patrocinados, o investimento costuma ser bem menor, já que o custo de cada palavra-chave costuma estar relacionado a demanda existente.

BAIXE NOSSO 

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

3. As buscas no seu site tendem a aumentar: quando as buscas costumam ser ampliadas não só em quantidade, mas também na qualidade das palavras, já que a taxa de rejeição irá diminuir com frequência na mesma proporção que as palavras-chaves passarem a ser mais específicas.

4. Os resultados são mais rápidos: isso ajudará diretamente o seu cliente, já que como existe uma menor competitividade no setor, se torna mais fácil para que seja possível alcançar os seus objetivos previstos.

Como se pode ver, as palavras de cauda longa farão com que você atraia um volume bem menor de usuários, mas isso não será negativo, já que você irá registrar um aumento considerável no número de conversões de acordo com o tempo de permanência na página da sua loja online ou no momento da aquisição do seu produto.Então, as palavras genéricas até podem conseguir atrair um número cada vez maior de usuários, mas isso não quer dizer que irá gerar boas taxas de conversão para o seu site.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Agora, é fundamental saber que para trabalhar de forma adequada como uma long tail, ou seja, uma palavra de cauda longa, é necessário que você saiba não somente escolher os termos mais específicos possíveis que tenham algum tipo de relação com os produtos que você vende ou com a imagem que sua loja online passa para os clientes.

Além disso, é fundamental que você consiga, antes, fazer uma boa análise de cada alguns dos aspectos da página que tiver trabalhando, vendo termos possíveis, quais são os volumes de busca e a competitividade gerada por cada um. Nesse ponto, o primeiro ponto fundamental para conseguir com long tail é saber como definir do melhor modo possível os objetivos de cada página da sua loja virtual.

Desse modo, você precisará começar a pensar em tipos de palavras que você iria digitar para poder encontrar no seu próprio site e, também, saber como procurar e encontrar o seu cliente. Ou seja, precisará saber como seus potenciais clientes se comportar quando estão buscando por uma informação referente a um produto que você vende.

Ferramentas fundamentais para desenvolver o seu trabalho

Ok, agora que você definiu os seus objetivos, qual é o próximo passo? De que modo você deve escolher as palavras-chave da sua cauda longa? Bem, para facilitar a sua vida, saiba que o próprio Google te dá várias ferramentas gratuitas que podem ser bem úteis para que você possa vir a fazer isso. Confira:

Adwords:

Essa ferramenta irá sugerir inúmeros sinônimos para qualquer tipo de palavra, com qualquer nível de concorrência, estabelecendo inclusive a média de pesquisas globais e locais. Tudo feito mensalmente.

Analytics:

Essa ferramenta é responsável por fazer a análise de inúmeros aspectos do seu site, incluindo nisso as palavras-chave que costumam ser mais utilizadas por todos os tipos de usuários que visitaram a sua loja virtual. Desse modo, essa ferramenta acaba apresentando uma técnica que em si, é muito útil para que se possa vir a encontrar as long tails.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Além disso tudo, o Analytics também é responsável por fornecer inúmeros filtros para que você possa vir a eliminar as long tails de baixa qualidade das suas buscas, deixando apenas aquelas que apresentam os melhores resultados. Desse modo, você pode vir a utilizar vários critérios, como, por exemplo, os índices de rejeição e de conversão que cada usuário apresenta, além do tempo de permanência na página que cada um apresenta. Ou seja, é indispensável.

Insights:

A grande sacada do Google Insights é a possibilidade de se conseguir localizar as palavras-chave que estão sendo mais utilizadas no momento que você pesquisa. Isso é uma excelente opção para aqueles que buscam encontrar palavras que venham a se tornar cada vez mais competitivas.

Conteúdo é sempre conteúdo

Com todas essas informações, tenho certeza que você agora irá desejar trabalhar com a long tail (cauda longa). Para isso, se lembre das regras primordiais: conteúdo único, simples de entender e com texto bem escrito.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados