(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Google Ads: 3 dicas para criar anúncios que convertem

Por Marcio Eugênio | 03/04/2020
1200
|
0
Google Ads: 3 dicas para criar anúncios que convertem

Se você tem uma loja virtual, sabe que precisa anunciar no Google Ads. Ele tem a maior plataforma de anúncios da Internet, com alta possibilidade de segmentação, e é responsável por mais da metade do tráfego de todos os sites brasileiros.

Mas, você também sabe que a concorrência é grande, que muita gente anuncia no Google, e que a qualidade do seu anúncio interfere na quantidade de vezes que ele é exibido e no custo da campanha. 

Você deve tentar criar seu anúncio da melhor maneira possível. Que seja atrativo e relevante para o seu público, respeitando as regras da plataforma. Se o Google entender que seu anúncio tem boa qualidade e é relevante, sua campanha não só será mais exibida, como terá mais chances de converter. 

Hoje nós vamos dar algumas dicas de como melhorar seus anúncios no Google Ads, e deixá-los mais atraentes tanto pra plataforma quanto pro seu cliente. 

1. Use palavras-chave específicas no Google Ads

Um erro comum entre lojistas é focar em palavras-chave genéricas, muito abrangentes, que são chamadas de “head tail”. Palavras como “tênis”, “bola”, “camiseta”, são alguns exemplos. 

Esse tipo de palavra tem bastante tráfego, um alto volume de pesquisa, mas tem um público muito variado e com interesses diferentes. Sua campanha acaba atraindo um público grande, mas pouco qualificado, que talvez não tenha interesse real no seu tipo produto, com poucas possibilidades de converter.

Busque usar palavras-chave mais específicas, focadas – que são chamadas de “long tail”. Essas palavras costumam ter menor concorrência, e portanto, costumam ser mais baratas. 

Em geral, termos de busca mais específicos (“long tail”), com um maior número de palavras, têm um volume de buscas menor, resultando em um público menor pro seu anúncio. Mas em compensação, o público desse tipo de palavra-chave é muito qualificado, pois estão buscando ativamente pelo seu produto ou por termos relacionados a ele. 

Se você tem uma loja que vende camisetas com estampas de filmes, séries e desenhos, uma pessoa que busca por “camiseta estampa desenho animado” tem maiores chances de conversão do que quem busca simplesmente “camiseta”. Nesse caso, escolher a palavra-chave mais específica, com mais termos, pode ter melhores resultados nas suas vendas. 

2. Use palavras-chave negativas

Reduzir o público que vê seus anúncios não é uma coisa ruim: se feito da maneira correta, garante com que só o público que tem interesse nos seus produtos seja atingido – o que melhora bastante a taxa de conversão.

Na verdade, tão importante quanto saber pra quem vender, é saber pra quem não vender. Se você vende camisetas com estampas de filmes e desenhos, como no exemplo acima, quem busca por “camisetas de bandas” tem poucas chances de comprar da sua loja, concorda?

Mas e como fazer pra não mostrar seu anúncio pra quem não tem interesse no seu produto? 

Uma forma nós falamos no primeiro item, que é utilizar palavras-chave específicas. Um outra forma é a utilização de palavras-chaves de correspondência negativa.

A Palavra-Chave de Correspondência Negativa, ou só Palavra-Chave Negativa, é um recurso do Google Ads que permite que você selecione termos de busca não irão exibir o seu anúncio quando pesquisadas, mesmo que junto com sua palavra-chave. 

Se você negativar o termo “bandas”, se uma pessoa pesquisa “camisetas de bandas” seu anúncio não irá aparecer, mesmo se “camiseta” for uma de suas palavras-chave.

Você pode selecionar esse termos logo quando cria o anúncio, ou adequar seu anúncio ao longo do tempo. Por exemplo, se você só vende camisetas básicas nas cores preto e branco, além de selecionar essas palavras como palavra-chave, pode “negativar” termos como “camiseta estampada” ou “camisetas com estampa…” logo ao criar o anúncio. 

Mas, digamos, ao acompanhar sua performance, você percebe que seus anúncios aparecem pra pessoas que pesquisam por termos como “camiseta básica colorida”, “camiseta básica azul”, “camiseta básica amarela”, etc. 

Nesse caso, você pode negativar as palavras relativas às cores que você não tem em estoque, evitando que seu produto seja visto por pessoas que não tem interesse inicial nele, garantindo maior qualificação do público atingido.

Por isso, é necessário que você acompanhe seu anúncio de tempos em tempos, pra corrigir possíveis problemas ou otimizá-lo. 

3. Utilize extensões nos seus anúncios do Google Ads

As Extensões de Anúncio são informações adicionais que complementam o texto padrão do seu anúncio. São usadas como formas simples de buscar aumentar as chances de cliques. 

Você pode incluir diversas informações extras, como telefone da sua empresa, link para WhatsApp, localização geográfica, link para download de aplicativo, links para categorias no seu site, comentários, etc.

Essas extensões aumentam o espaço que seu anúncio ocupa, fazendo que ele tenha um destaque maior na página de pesquisa. 

Mas não é só nisso que elas ajudam suas campanhas. Como dissemos, você pode adicionar botões de chamada, ou links para WhastApp, categorias do seu site, etc. Isso chama mais atenção do público, pois consegue ver essas informações de maneira clara e organizada, auxiliando na absorção do conteúdo.

As extensões também podem aumentar a taxa cliques do seu anúncio e até mesmo melhorar seu ROI

Use aquelas que façam sentido pro seu negócio e pra sua loja. Se costuma fazer vendas por WhatsApp, pode usar a extensão que manda para esse aplicativo. Ou pode destacar um botão para realizar chamadas, caso faça sentido pro seu público. Ou ainda destacar as categorias de seus produtos no anúncio.

O importante é usar todas as possibilidades que o Google oferece para melhorar seu anúncio. 

Essas foram nossas dicas para melhorar seus anúncios no Google Ads. Com essas dicas você conseguirá melhorar o desempenho de seus anúncios, melhorando os cliques e a conversão das suas campanhas. 

Continue acompanhando nosso blog e nosso canal no YouTube pra estar em dia com o melhor conteúdo sobre e commerce do Brasil.

Até a próxima, e partiu vender!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados