Face Ads: como criar anúncios que realmente vendem?

Face Ads: como criar anúncios que realmente vendem?

575
0

Todo mundo que resolve empreender na internet sempre fica em dúvida sobre como anunciar seus produtos e atrair clientes. E uma das formas mais simples, baratas e efetivas é por meio dos Facebook Ads, ou apenas, Face Ads, como ele ficou popularmente conhecido no país.

Muita gente ainda tem dúvida se ele funciona, mas a verdade é que não dá para ignorar os próprios números do Facebook. A rede social possui mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo, dos quais cerca de 900 milhões acessam a rede todos os dias.

De fato, o uso das redes sociais cresceu junto com os hábitos de consumo das pessoas na internet. Ou seja, é bem provável que seus clientes em potencial estejam entre os usuários do Facebook.

Mas se você ainda não sabe o que é e como fazer Face Ads, fique tranquilo! Neste post falaremos tudo sobre esse tipo de anúncio e mostraremos como eles podem ser realmente vendedores. Confira!

O que é Face Ads?

Para começar do zero, antes de tudo, é bom explicar o que é Face Ads. Ele nada mais é do que o sistema de mídia paga do Facebook. São os anúncios, que aparecem tanto na parte lateral da página quanto no feed dos usuários.

Esses anúncios aparecem para as pessoas de acordo com as preferências, curtidas, histórico de navegação entre outros fatores. Inclusive, o algoritmo do Face é tão complexo quanto o do Google, podendo segmentar bastante a base de pessoas.

Isso significa que esses anúncios são direcionados para um público bem específico. Assim, se você tem uma loja de sapatos infantis, por exemplo, apenas pais com filhos pequenos vão ver os seus produtos, ou ainda, pessoas que fizeram esse tipo de busca na internet.

No entanto, para que o seu público-alvo veja seus anúncios, é necessário que eles sejam adequados e bem-feitos. E se essa regra poderia valer para qualquer tipo de mídia, no Face Ads ela é ainda mais relevante, uma vez que as pessoas podem rejeitar, bloquear e até denunciar o seu anúncio, prejudicando a imagem e a reputação da sua loja virtual.

Quais são os tipos de anúncio?

Portanto, antes de se arriscar a fazer os Face Ads, é melhor saber quais são os tipos e quando eles são mais recomendados. Veja a seguir!

Na coluna direita

É o modelo de anúncio mais tradicional, o primeiro a ser usado no Facebook. Mas de tão usual, pode passar despercebido pelos usuários. Por isso, é muito importante que ele seja chamativo e informativo ao mesmo tempo para atrair a atenção e o interesse das pessoas.

No feed de notícias

Se você não usa muito o Face e não sabe o que é feed, saiba que se trata de todo aquele espaço de rolagem, onde aparecem notícias e atualizações da rede de perfis e páginas de um usuário. Os anúncios feitos nessa área, consequentemente, recebem mais atenção e tem uma conversão maior, pois ocupam a mesma posição de um post convencional.

Em vídeo

Faz pouco tempo que o Facebook permitiu o uso de vídeos em anúncios no feed. Mas eles já são um sucesso, pois é possível fazer uma campanha diferenciada e até aproveitar vídeos usados em outras plataformas, como o Youtube.

Com imagem

Você pode estar se perguntando: mas todos os anúncios não têm imagem? Sim, porém, nos referimos ao tipo de anúncio que tem uma foto de impacto no feed. Ela própria atrai o público, sem a necessidade de um grande texto explicando.

Linha de produtos

Também chamado de carrossel, é aquele anúncio que tem várias fotos e é possível rolar para o lado para visualizar outras postagens. É ótimo para ser usado na divulgação de produtos diferentes, como se cada um deles fosse um post separado.

Locais

Caso queira divulgar a sua loja física, também dá para usar o Face Ads. Basta criar um anúncio com uma localização e segmentá-lo apenas para pessoas próximas.

Promoção e ofertas

Por falar em promoção, esse tipo de anúncio converte muito bem, obviamente, pelo apelo promocional. O interessante é que ele vai aparecer para um público que, de fato, queira comprar seu produto.

Eventos

Se você vai fazer uma grande ponta de estoque, na loja virtual ou física, pode criar um evento e promovê-lo. Sempre que uma pessoa confirma presença, isso aparece no feed dela, aumentando de maneira orgânica o alcance da sua publicação.

Como criar anúncios realmente vendedores?

Antes de começar a traçar a sua estratégia de Face Ads, é bom saber que nem sempre um anúncio pode ter o resultado esperado. Assim, para aumentar as suas chances de ser bem-sucedido, veja algumas boas práticas:

  • crie títulos chamativos;
  • adote personas para a segmentação dos seus públicos, de acordo com diferentes perfis que visitam seu site;
  • faça sempre um call to action claro e objetivo;
  • escolha imagens que chamem a atenção, que sejam informativas e com boa resolução;
  • teste seus anúncios, utilizando orçamentos menores, antes de expandir para todo o público;
  • segmente as campanhas também por dispositivos, como mobile e desktop;
  • impulsione suas publicações orgânicas, para que elas atinjam mais pessoas e gerem lembrança de marca;
  • utilize o Facebook Insights, ferramenta interna do Facebook para avaliar suas campanhas;
  • acompanhe as campanhas dos seus concorrentes e aprenda o que tem dado certo;
  • tenha uma boa landing page para conversão;
  • use um gerenciador de anúncios para otimizar a sua rotina, como o Power Editor;
  • instale o pixel do Face Ads, uma ferramenta que permite potencializar as suas campanhas;
  • preocupe-se mais em criar uma base de leads qualificados do que ter muitas curtidas na página;
  • não crie falsas expectativas nos clientes.

Agora que você já sabe como anunciar no Face Ads, talvez esteja pronto para começar a usar a ferramenta. No entanto, precisamos destacar que nem sempre a sua estratégia pode dar certo no início. Por isso mesmo ela precisa ser ajustada constantemente. Da mesma forma, é importante contar com profissionais capacitados para fazer o gerenciamento desses anúncios e do seu marketing como um todo.

E por falar em Face Ads, que tal conhecer a nossa página? Nela você encontra outros posts e dicas de e-commerce e marketing digital. Siga-nos no Facebook e não perca nenhuma de nossas novidades!