Digital influencer: o que é e como ele impacta o consumidor?

Digital influencer: o que é e como ele impacta o consumidor?

1647
0

Algumas pessoas dão o que falar e fazem acontecer na internet. É bem comum que vídeos e textos em blogs e mídias sociais assinados por elas estejam muito ligados a marcas e conceitos. Mas você sabe o que significa ser um digital influencer?

Muitas vezes ouvimos esse e outros termos e nem sabemos o que significam, não é mesmo? Mas o fato é que diversas empresas já enxergaram o potencial de construção de marca e divulgação de produtos dos influenciadores digitais.

No post de hoje, você confere o que significa ser um digital influencer — ou influenciador digital —, como e por que fazer parcerias com eles para a sua loja virtual. Continue a leitura para saber mais!

O que significa ser digital influencer?

São pessoas que se destacam pela produção de conteúdo para a internet. Eles geram um grande engajamento do público, exercendo certa influência em determinados segmentos.

Por sinal, se no início os influenciadores exerciam um poder massivo, hoje eles estão cada vez mais segmentados, um fator que contribuiu bastante para sua vinculação às marcas. Assim, o digital influencer tem um público cativo, altamente qualificado e que seria influenciado pelos conceitos e ideias transmitidas por ele.

Existem diversos tipos de influenciadores, como:

  • celebridades, inclusive fora do mundo virtual;
  • autoridades (pessoas que conhecem muito sobre determinado assunto);
  • ativistas ou militantes de alguma causa em particular;
  • analistas (estudam e opinam sobre determinados fatos, situações ou assuntos).

Por que contratar um influenciador?

A partir da própria concepção da palavra influência, já dá para entender as vantagens de se contratar um influenciador digital. Teoricamente, seria a capacidade de transformar ou transmitir opiniões para outras pessoas. Então, ele tem o papel de convencer seus seguidores a respeito de um produto, serviço ou marca.

No entanto, a grande tendência de cada vez mais utilizar digital influencers em campanhas de marketing se dá, sobretudo, à possibilidade de segmentação. Esse profissional fala diretamente com o público-alvo, sendo uma estratégia bem mais assertiva em relação à conversão.

Por exemplo, faz bem mais sentido que uma blogueira famosa por ensinar a fazer maquiagens divulgue produtos de beleza do que um youtuber sobre games, certo? Para uma loja virtual, isso pode ser muito interessante, uma vez que se utiliza a linguagem da internet para quem está habituado a comprar por meio dela.

Além disso, esse tipo de estratégia pode sair bem mais barato se comparado a outros meios tradicionais, como televisão e revistas. Inclusive, pode sair mais em conta e com maior efetividade em relação a outras formas de divulgação na própria internet.

Como criar uma estratégia para loja virtual?

A estratégia para a sua loja dependerá muito do seu modelo de negócio, seu público-alvo e seu tipo de produto. Também é fundamental que a identidade do influenciador digital combine com a sua marca. Nesse sentido, avalie:

  • a relevância: o quanto a pessoa é realmente famosa, tem credibilidade e uma boa aceitação entre seu público;
  • o alcance: o influenciador precisa atingir, de alguma forma, o público da sua loja virtual, mesmo que também chegue a outras pessoas;
  • o engajamento: o quanto ele realmente influencia o público que atinge, com curtidas, comentários e compartilhamentos, ou seja, um envolvimento.

Ficou interessado em contratar um digital influencer? Antes de decidir, pesquise bastante sobre quais seriam os influenciadores mais relevantes para a sua loja virtual. De qualquer forma, essa pode ser uma maneira muito interessante de promover o seu negócio.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como melhorar as ações de marketing do seu e-commerce? Então, veja também 3 dicas para fazer um e-mail marketing que funciona!