Dicas para fazer parcerias com influenciadores digitais sem cair em furadas

Dicas para fazer parcerias com influenciadores digitais sem cair em furadas

182
0

Cada vez mais, os influenciadores digitais fazem parte da rotina da Internet e, inclusive, viram assunto no mundo offline, não é mesmo? Quem acompanha blogs e redes sociais sabe do potencial que essas pessoas têm em engajar o público e em promover produtos e marcas. No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados antes de combinar sobre a colaboração.

O influenciador é do seu nicho?

Essa pergunta deve ser respondida com muita honestidade. Isso porque existem muitos influenciadores que fazem sucesso e que reúnem milhares ou milhões de seguidores, mas de nada adiantará a parceria se esses seguidores não tiverem interesse no nicho da sua marca. Você gastará dinheiro ou produtos na parceria e não atrairá o resultado que espera simplesmente porque essas pessoas têm interesses diferentes. Por isso, busque firmar parcerias com alguém que tem tudo a ver com o seu negócio!

O número de seguidores é importante?

Sim, é claro que o número de seguidores importa. Mas isso não quer dizer que você deve procurar os influenciadores mais famosos das redes sociais. Se o seu negócio é pequeno, talvez seja mais interessante fazer parceria com influenciadores menores, mas que tenham um propósito semelhante ao seu. E lembre-se: mais importante do que o número de seguidores é o engajamento que os influenciadores têm em seus posts.

Quando você estiver analisando uma conta do Instagram, compare o número de seguidores com o número de curtidas e comentários em cada post. Você verá que, muitas vezes, contas com muitos seguidores têm a mesma quantidade de likes e de comentários do que contas com menos seguidores. Infelizmente, no mundo da Internet nem todo mundo é honesto e muita gente compra seguidores. Por isso não se baseie só por esse número!  

Acompanhe o influenciador

Antes de entrar em contato com um influenciador para propor parcerias, acompanhe as publicações dele e veja se você se agrada da forma como ele se comunica e dos assuntos que ele aborda. Isso evitará que você invista em parcerias com pessoas que não estão alinhadas com o seu propósito.

Cupons de desconto

Uma prática muito comum no mundo das redes sociais é que as marcas ofereçam cupons de desconto para os seguidores dos influenciadores digitais com quem firmam parcerias. Pode ser um desconto em algum determinado produto, no valor final do carrinho ou até mesmo frete-grátis. Essa é uma boa ideia para incentivar que as pessoas conheçam a sua marca e se sintam beneficiadas com a parceria!

Esteja disponível para dialogar com o público

Vamos imaginar que você já passou por todas as etapas acima e fez uma parceria de sucesso. Conversou com o influenciador, enviou seus produtos para ele conhecer e ele inclusive já divulgou nas redes. É muito provável que nos próximos dias você receba mensagens de pessoas interessadas nos artigos que vende. Podem querer saber preço, prazo de entrega e outras informações específicas. Esteja atento e disponível nas suas redes para responder com rapidez! E lembre-se de sempre dialogar de forma cordial para atrair e cativar futuros clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA