Conheça as 3 principais ferramentas de palavra-chave

Conheça as 3 principais ferramentas de palavra-chave

864
0

O universo do e-commerce e do marketing digital chegou para ficar. Com o avanço das tecnologias as empresas têm buscado cada vez mais soluções virtuais para serem conhecidas, apresentar e vender seus produtos de forma online, e a ferramenta de palavra-chave é um desses recursos.

Sabemos que, normalmente, as pessoas não passam da primeira página do Google em uma pesquisa. Portanto, quem deseja ser encontrado virtualmente precisa estar bem ranqueado. Usar de maneira correta a ferramenta de palavra-chave pode garantir esse bom posicionamento à empresa, e principalmente alcançar o cliente. 

Existem planejadores que auxiliam a encontrar a palavra-chave ideal para otimizar o site. Quer saber quais são elas? Então continue lendo e descubra as 3 principais ferramentas que podem ajudá-lo.

1. Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta grátis do Google AdWords e uma das favoritas dos anunciantes. Por meio dele é possível obter estatísticas do volume de busca e do desempenho da palavra-chave. 

Além disso, o Keyword Planner sugere termos relacionados de acordo com a pesquisa dos usuários. Essa é uma das grandes vantagens da ferramenta, já que o Google é uma fonte superconfiável e provavelmente também é a página que o consumidor prefere para as suas buscas. 

Para utilizar a ferramenta é simples: basta colocar a palavra-chave no espaço para pesquisa. A partir disso, algumas sugestões de termos para serem utilizados serão exibidas. Além disso, o Keyword Planner mostra informações sobre a média mensal de buscas, concorrência e o valor indicado de lance. 

2. SEMrush

O SEMrush oferece planos pagos e gratuitos. Além das funcionalidades oferecidas pela ferramenta do Google, ele também consegue fornecer informações precisas sobre os concorrentes. 

Por meio do SEMrush é possível saber os termos pagos no Google AdWords por outras empresas, além do valor investido e do volume de tráfego que os anúncios geram. Conhecer como o concorrente se comporta traz a possibilidade de fazer melhor e principalmente de fazer diferente. 

O principal ponto negativo do SEMrush é o custo. Apesar de oferecer uma versão gratuita, ela limita a quantidade de pesquisa do usuário e o número de palavras-chave. O ideal é adquirir a versão paga, contudo, o valor pode ser um pouco alto para quem está iniciando nos negócios.

Para usar o SEMrush é preciso criar uma conta no site, mas depois disso o processo é simples. Na página inicial há um espaço para digitar a palavra-chave — também é permitido escolher o idioma do termo. 

Ao carregar a página o site mostrará diversas informações sobre a palavra como o número de sites ranqueados para aquele termo e o volume de pesquisa mensal. Para tornar a busca mais completa, há sugestões de variáveis para o que foi buscado.

3. Übersuggest

O Übersuggest é uma excelente ferramenta para a busca de palavra-chave, principalmente para palavras de cauda longa (com três ou mais palavras). Além de ser totalmente gratuito, ele facilita a pesquisa exibindo as palavras em ordem alfabética e ainda permite que o usuário faça download de uma planilha com os dados da busca

Para utilizar a ferramenta é fácil, basta acessar o site, colocar uma palavra-chave no espaço indicado e clicar em Look Up. Depois disso, uma página de resultados para o termo buscado será carregada e, no final dela, haverá um botão para exportar tudo para uma planilha. Isso mesmo! Não é necessário fazer login ou fornecer qualquer tipo de dado para usar a ferramenta.

Existem muitas opções de programas que ajudam na busca da palavra-chave e você não precisa utilizar todos eles. O indicado é observar o que cada um oferece e conferir qual é mais completo de acordo com o que a empresa necessita. 

O mesmo vale se você criar um site ou blog para algum cliente: veja qual atende a mais necessidades. E não se esqueça de que não é preciso utilizar apenas uma ferramenta de palavra-chave. Sempre é possível combinar duas ou mais opções — mas atenção, pois, para conseguir aproveitar ao máximo cada uma delas indicamos escolher no máximo quatro.

O que achou das nossas indicações de ferramenta de palavra-chave? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência para compartilhar? Então deixe um comentário abaixo!

Artigo anteriorSaiba o que mais vende na internet!
Próximo artigoComo a Boutique do Patchwork aumentou suas vendas com a D Loja Virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA