Como avaliar a qualidade do meu site?

Como avaliar a qualidade do meu site?

1417
0

mundo digital chegou para ficar na vida dos empreendedores. Junto com as facilidades que ele traz, há também as obrigações, e controlar a qualidade do site é uma delas. De nada adianta criar uma página online da empresa se ela não for funcional e atender à demanda dos clientes

Sendo assim, ter um bom site e avaliá-lo de tempos em tempos é fundamental para fortalecer a empresa virtualmente, divulgar o negócio e ter uma marca forte.

Mas, afinal, você sabe como essa avaliação pode ser feita? Continue lendo e descubra como controlar a qualidade do site! 

Avalie a audiência e o SEO

Avaliar o desempenho do site através da audiência e do SEO é uma excelente forma de analisar se a página está indo pelo caminho certo.

Bons índices de audiência significam que a promoção de conteúdo está sendo bem-feita. Assim como os resultados positivos  em SEO mostram que a otimização para que o site seja encontrado em páginas de busca, como o Google, está dando certo. 

Esses dois marcadores são muito importantes para observar o sucesso do seu site, portanto, não deixe de utilizá-los e avaliá-los periodicamente. 

Use aplicativos e sites específicos

Como vimos no tópico anterior, estar em alta nas pesquisas do Google é essencial para perceber a qualidade do seu site. Agora, você pode estar se perguntando: como fazer isso? 

Para ajudar nessa tarefa, o mais indicado é contar com o auxílio de programas e aplicativos que fazem boa parte do trabalho. Através dessas ferramentas é possível concentrar os esforços naquilo que o Google considera importante, economizando tempo e dando o tiro certeiro. 

Anote os principais aplicativos para auxiliá-lo nessa missão: 

  • Google Webmaster Tools;

  • Check My Links;

  • SEO Report Card;

  • Website Grader do HubSpot;

  • SEO Overview Tool da Varvy.

Tenha um conteúdo relevante

Devido ao bom trabalho em SEO, o cliente encontrou o seu site com facilidade. A próxima etapa é fazer com que permaneça nele! Para tanto, é preciso ter um conteúdo que o mantenha atraído. Por isso, pense em assuntos relevantes e que sejam interessantes para o seu público-alvo.

Além disso, cuide para que o site tenha uma boa aparência, seja de fácil navegação e contenha todas as informações sobre a empresa como endereço, contato, horário de atendimento, etc.

Invista em uma navegação rápida

Um detalhe que pode influenciar na qualidade do site é a velocidade de navegação. Para que ele não fique pesado e nem poluído evite os recursos irrelevantes como os banners em excesso.

Prefira imagens otimizadas às pesadas, e não se esqueça de garantir que o site funcione em diferentes dispositivos e browsers.

Contrate uma consultoria especializada

A última dica para que você consiga avaliar a qualidade do site é contar com uma consultoria especializada. Muitas vezes, os empreendedores deixam de focar naquilo que realmente são bons, como a venda de produtos ou contato com fornecedores, para dar atenção a outras áreas da empresa, as tarefas que poderiam delegar.

Se você investir em uma consultoria especializada, a probabilidade de que o seu conteúdo seja mais relevante para o cliente e gere resultados positivos para a sua empresa é muito maior. Sendo assim, foque no que você é e ofereça mais oportunidades para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que deve fazer para avaliar a qualidade do site, assine a nossa newsletter e receba mais informações para ter sucesso no seu empreendimento. 

Artigo anteriorComo criar uma estratégia de marketing digital para loja virtual?
Próximo artigoMarketing Multicanal: por que usar para divulgar o seu e-commerce?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA