Campanha Google Adwords: o que você precisa saber?

Campanha Google Adwords: o que você precisa saber?

213
0

O mundo digital vem ganhado cada vez mais espaço e, até mesmo, substituindo o marketing tradicional. Para conseguir maior visibilidade, presença e conhecimento do público no ambiente online, algumas estratégias são essenciais, como a campanha Google Adwords.

Essa ferramenta é uma ótima forma de conseguir colocar a sua loja entre as primeiras que aparecem no motor de busca do Google a partir de anúncios com uma série de detalhes e valores. Tais questões, no entanto, podem ser motivo de dúvidas, já que é necessário estar atento a conceitos e táticas específicas.

Reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre campanha Google Adwords e como começar a fazê-la para que sua empresa melhore já os resultados. Para não perder nenhum detalhe, continue a leitura!

Conceitos gerais que você precisa saber

Algumas nomenclaturas são usadas no Google Adwords. Para que você saiba todas elas a fim de criar os melhores anúncios, explicaremos cada uma delas a seguir, de forma simples e prática. 

CTR

O CTR é a Taxa de Cliques que, em suma, é o número total de cliques obtidos no seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido. Desse modo, por meio do CTR é possível medir a efetividade da campanha e das palavras-chave utilizadas.

CPC

O CPC é o Custo Por Clique que você está disposto a pagar pelo anúncio. Ele pode ser dividido em três frentes:

  • CPC máximo: valor máximo que você está disposto a pagar;
  • CPC real: valor real a ser pago no anúncio por cada clique;
  • CPC médio: soma do valor médio de custos totais do anúncio.

Impressões

A taxa de impressão diz respeito à frequência com que seu anúncio foi exposto em uma página de resultados do Google ou outro site que esteja em sua rede. Desse modo, é de extrema relevância estar atento à quantidade de impressões para saber se ela está impactando bastante o público ou não.

Leilão do Google

A partir do momento em que os anúncios estão prontos para serem exibidos no Google Ads, faz-se um leilão que determina se ele realmente será exibido e a posição dele na página do Google a partir do valor do lance, qualidade do anúncio, impacto etc. Ou seja, para o resultado final você deve considerar também o valor a ser gasto, pois ele influenciará diretamente na posição da divulgação.

Redes de pesquisa

A rede de pesquisa é um compilado de lugares em que seu anúncio pode aparecer, desde a página de busca do Google (seja no começo ou no rodapé) até outros sites do próprio Google, como o Maps, Google Shopping e parceiros de pesquisa. Um grande exemplo é quando você traça uma rota no Maps e ele mostra a opção a pé, transporte público, carro ou táxi.

Dicas para começar a sua campanha Google Adwords

Algumas dicas são essenciais para que você comece a estratégia com o pé direito. Veja a seguir.

Defina bem os seus objetivos

O primeiro passo é definir bem qual é o objetivo de sua campanha, pois, assim, além de nortear o plano de ação, você saberá bem quais são os principais KPIs e como medi-los para entender a eficácia do projeto.

É importante que ele esteja alinhado com o objetivo da empresa, pois os resultados gerais contribuirão para a melhoria da organização como um todo.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é feita, geralmente, de maneira geral na empresa para saber exatamente quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Você também pode realizá-la de forma específica para a campanha, a fim de refinar ainda mais o que deve ser feito ou evitado para que ela tenha a melhor performance possível.

Por exemplo, se sua principal fortaleza for preço, invista em campanhas que mostrem ao cliente sua vantagem competitiva. No entanto, caso ela tenha como diferencial a qualidade, aposte nisso como uma força. As fraquezas e ameaças também devem ser levadas em consideração, principalmente na hora de avaliar a concorrência, uma vez que ela também pode estar anunciando na mesma plataforma.

Tenha um plano de ação

Após ter traçados os objetivos e feito uma boa análise interna e externa, é hora de elaborar o seu plano de ação. Veja qual formato de anúncio faz mais sentido para a sua estratégia e por quanto tempo ela ficará ativa.

Defina o seu orçamento

Essa parte é uma das mais essenciais para que sua campanha obtenha sucesso. Na hora de definir o budget da sua campanha, é preciso saber qual tipo de cobrança será utilizada (CPC, CPI…), quanto tempo ficará ativa e qual meta você espera alcançar. A partir daí você poderá criar um projeto bem estruturado e com melhores resultados.

Escreva o seu anúncio

Lembre-se de ser 100% original e criativo. Hoje, é muito comum ter problemas autorais caso você utilize frases que se pareçam com as de outras empresas. Além disso, clientes precisam de anúncios que sejam totalmente direcionados para os seus problemas e necessidades, por isso, estude bem as personas a fim de escrever conteúdos mais assertivos.

Acompanhe os resultados

É muito importante acompanhar os resultados para que você meça a efetividade da campanha e para que possa, no futuro, saber exatamente os principais erros, acertos e o ROI. Por isso, não deixe de documentar todo o processo.

A lista do que deve ser feito contém vários detalhes, não é mesmo? Muitas vezes, podemos sentir certa insegurança para realizá-la se não houver um bom preparo. Por isso, lembre-se de que existem cursos que facilitam a compreensão dessa ferramenta e ajudam a conseguir uma performance melhor.

Agora que você sabe tudo sobre campanha Google Adwords, que tal dar o primeiro passo? Para isso, entenda bem os principais conceitos da ferramenta. Em seguida, não esqueça de definir bem seus objetivos, fazer uma análise SWOT, ter um bom plano de ação, definir seu orçamento, escrever seu anúncio e acompanhá-lo.

Precisa de ajuda para criar a sua estratégia de campanha no Google Adwords? Então, entre em contato conosco! Podemos ajudar a turbinar os seus anúncios e garantir maior presença online.