5 erros de empreendedores que você deve evitar

5 erros de empreendedores que você deve evitar

5553
0

Todo brasileiro sonha em empreender e ter seu próprio negócio para alcançar uma vida mais tranquila. Mas é muito difícil acertar tudo logo na primeira tentativa, não é mesmo? Fazer pesquisas, estudar e se informar antes de tomar qualquer decisão, por menor que seja, já é um bom começo para evitar os erros de empreendedores iniciantes logo de cara.

Para que seu sonho dê certo, não basta apenas ter dedicação — dedicar-se é importante, é claro, mas planejamento e persistência é a base de tudo. Além disso, a Internet está repleta de informações de boa qualidade e, por isso, é preciso correr atrás e se manter atualizado para começar o seu negócio com o pé direito.

Não sabe por qual parte começar? Não negue ajuda profissional. Em qualquer setor, seja no financeiro ou no design de um logotipo, por exemplo, existe um especialista na área que pode sempre facilitar a sua vida.

Procure escolher a plataforma ideal para os seus negócios e busque auxílio de quem entende. A ajuda de quem sabe é fundamental para auxiliar na hora de escolher qual o formato mais indicado para oferecer produtos ou serviços.

Ficou confuso, mas deseja empreender e trabalhar com e-commerce? Quer fugir dos erros de empreendedores iniciantes? Em caso afirmativo, continue a leitura do texto que vamos te dar dicas essenciais para que seu negócio saia do papel e decole de uma vez por todas.

1. Falta de planejamento

Talvez um dos piores erros de empreendedores iniciantes é querer começar um novo negócio sem fazer planejamento. Tudo bem que seu empreendimento pode ter diversos tamanhos e configurações, mas, definitivamente, ele não tem como dar certo sem planejamento nenhum. Planejar é construir os alicerces do seu negócio, é definir cada passo e tentar prever como as coisas vão se desenvolver.

Veja, a seguir, algumas vertentes fundamentais durante um planejamento:

Sócios

Uma escolha muito difícil no início de um empreendimento é sobre quem vai trabalhar com você. Ninguém precisa, necessariamente, de um sócio para começar, mas se for o caso, saiba escolher muito bem quem vai estar ao seu lado nessa caminhada. Tenha certeza de que as ideias são compatíveis ainda durante essa fase inicial.

Além disso, é indispensável buscar inspiração em outras pessoas e empresas, mas não ao ponto de ficar obcecado ou desesperado para copiar tudo o que vê. Pense como cliente e tente absorver apenas o que pode ser um ponto forte na sua estratégia.

Logística

O planejamento logístico é primordial na hora de expandir seus negócios. Consegue aumentar a capacidade de produção? Quer entregar seus produtos para todo o Brasil? Planeje. Não é porque seu negócio está indo bem em escala menor que basta aumentar as proporções. Cresça apenas quando estiver se sentindo seguro, principalmente no setor financeiro.

Finanças

O gerenciamento financeiro de um negócio é outro ponto que merece muita atenção. Especialmente na separação do dinheiro pessoal com aquele destinado ao empreendimento. Esse ponto deve estar bem claro desde o início.

Vale lembrar que os regimes tributários engolem uma parte das suas finanças, nunca se esqueça deles. Má gestão financeira pode lentamente acabar com seus sonhos. Empreendedores precisam saber gastar com inteligência.

2. Sonhar com sucesso imediato

Quantos casos sobre pessoas que começaram sem nada e deram a volta por cima você já ouviu? Conhecendo essas histórias, muita gente acredita que é só iniciar um empreendimento que o sucesso será imediato. Mas lembre-se: pode ser que seu lucro apareça somente depois de meses ou até anos.

Não se esqueça de incluir o capital de giro no seu planejamento inicial. O capital de giro é aquele dinheiro que você vai movimentar até que seu negócio comece a trazer lucro. Não se descuide do fluxo do caixa em nenhum momento. Prepare-se para trabalhar bastante e pense a longo prazo, assim o sucesso com certeza vai bater à sua porta.

3. Não ter uma estratégia de Marketing

Depois da falta de planejamento, não ter uma estratégia de Marketing é um dos principais erros de empreendedores. E o Marketing é fundamental! Sem ele, como alguém vai conhecer seus produtos ou serviços? Saiba divulgar-se a curto e longo prazo e tome decisões somente depois de analisar todas as possibilidades de negócio.

Você precisa conhecer o mercado em que está entrando e qual é seu público. Sem saber o que as pessoas desejam e precisam, ficará difícil criar uma conexão que as agrade e seu produto ou serviço não terá vínculo com ninguém. Outro erro comum é querer agradar todo mundo: quem tentar atrair qualquer público acaba não atraindo ninguém.

Mantenha-se atualizado sobre as novas práticas de Marketing. Saiba como e onde as pessoas estão procurando e escolhendo o que querem adquirir. Não espere que o cliente chegue sozinho até você, ele precisa ser atraído. Saiba chamar a atenção do seu público e faça com que todos conheçam seu negócio. Mais uma vez: seja consciente e não deixe de contar com ajuda profissional.

4. Fazer mais do mesmo

Para que o seu empreendimento se destaque no mercado atualmente é necessário oferecer algum diferencial. Não importa em qual ramo de atividade, cada vez mais as pessoas buscam por produtos e serviços exclusivos, personalizados e fora do comum. Por isso, antes de começar seu negócio, pare e pense quais diferenciais você pode oferecer, tanto para clientes quanto para investidores.

Seu produto não é uma grande novidade no comércio? Não tem problema. Inove na abordagem, na apresentação ou no atendimento ao cliente. Reflita qual resultado você pode entregar que a concorrência não entrega. Mas lembre-se: é importante conhecer o mercado em que você está entrando. Estude seu público e defina pontos fortes e fracos desse ambiente em questão.

5. Desistir no primeiro obstáculo

Por fim, um dos erros de empreendedores é jogar a toalha quando o primeiro desafio aparece. Ninguém disse que seria fácil, e não é! Quando os primeiros problemas chegarem, pare e reflita: isso já era previsto? Onde eu errei? E, mais importante, como posso resolver essa situação? A desistência não deve ser uma opção para quem está começando a empreender e busca o sucesso.

Muitas pessoas que estão começando a empreender agora têm um sonho, mas não fazem ideia de como dar início a essa jornada. Não basta ter um plano mirabolante e sair fazendo tudo de uma vez. O mais indicado é parar para pensar, respirar fundo e registrar todas as suas ideias e aprendizados. A partir disso, você vai ter segurança para decidir os próximos passos.

Portanto, sabendo planejar, tendo dedicação e humildade, fica mais fácil evitar erros de empreendedores e construir um negócio de sucesso. Ouvir segundas opiniões também é algo positivo. Uma consultoria completa, por exemplo, pode te ajudar a tirar seus planos do papel de forma segura.

O que achou das dicas e informações que trouxemos para você neste texto? Caso esteja pensando em começar a empreender e ter o seu próprio e-commerce, não perca a leitura do nosso artigo sobre como montar uma loja virtual.

Artigo anteriorPara que serve o plano de negócios? Descubra aqui!
Próximo artigoComo tirar fotos de bijuterias para loja virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA