4 tendências de marketing digital para não perder em 2018

4 tendências de marketing digital para não perder em 2018

1285
0

Ficar de olho nas tendências de marketing digital é fundamental para quem quer estar um passo à frente da concorrência. Ainda mais se você tiver um negócio digital, como um e-commerce, que é um nicho de mercado que continua tendo o melhor desempenho do varejo brasileiro.

Olhe para os últimos anos e perceba o quanto a forma das empresas se comunicarem mudou. No universo digital, a inovação é uma constante. Assim como em diversos segmentos de mercado, observar as tendências pode ajudar a ter melhores resultados para sua empresa.

Para que seu negócio se mantenha competitivo e rentável, você deve acompanhar algumas tendências de marketing, que se traduzem em ferramentas, técnicas e práticas. Estar na frente e inovar, portanto, garante vantagem competitiva perante a concorrência.

Continue a leitura e confira quatro tendências de marketing digital:

1. Chatbots e assistentes digitais

Disponibilizar um respaldo em tempo real ao seu cliente, tendo como base a inteligência artificial, também é uma tendência que começa a ser vista em sites e aplicativos.

É o chamado chatbot, por meio do qual um atendente virtual se comunica com o consumidor, pode perguntar a ele sobre preferências e indicar produtos. É uma ferramenta que agiliza a vida do cliente e o processo de compra como um todo.

2. Realidade virtual e aumentada

Essa é uma das principais tendências de marketing digital comentada pelos especialistas. A realidade virtual ou a realidade aumentada podem ser utilizadas para auxiliar na decisão de compra da persona da sua empresa, permitindo que um produto ou serviço seja melhor visualizado pelo possível cliente.

Dessa forma, seria possível, por exemplo, simular como um móvel ficará presente em um quarto antes de fazer a compra.

3. Influenciadores digitais

O número de bloqueadores de anúncios continua crescendo e isso representa um certo obstáculo para empresas que querem anunciar seus produtos ou serviços.

Uma das alternativas é investir em influenciadores digitais, os influencers. Nesse contexto, os influenciadores digitais são grandes aliados na missão de encontrar seu público e gerar tráfego para sua loja virtual.

Porém, escolher o influenciador certo para sua campanha ou anúncio não é tarefa simples. É necessário analisar, dentre os tantos disponíveis, qual é o que melhor conversa com sua marca e com seu público.

4. Big Data Analytics

O Big Data já apareceu como tendência em outros anos, mas era utilizado principalmente por grandes empresas. Com o aumento da acessibilidade, graças ao machine learning e ao AI, essa tendência começa a chegar para os donos e diretores de pequenos e médios negócios.

De nada adianta ter relatórios se você não sabe o que fazer com as informações apresentadas. A análise dos dados é uma excelente aliada para tomar decisões.

Por isso, seu negócio precisa de ferramentas de análise aprimoradas para verificar dados de acesso, compras e comportamento dos usuários em sua loja virtual.

Quem trabalha na área deve sempre se manter atualizado e incorporar as novidades dentro das suas possibilidades de investimento. Utilizar as tendências de marketing e os padrões de mercado pode não ser uma tarefa tão fácil, mas certamente garantirá uma melhor experiência para os visitantes do seu e-commerce.

Esperamos que as informações apresentadas neste post sejam úteis para o seu negócio. Você conhece ou ouviu falar de outra tendência de marketing que não compartilhamos aqui? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente!